Efeitos da instrução explícita de pronúncia na inteligibilidade local : um estudo sobre a identificação, por ouvintes brasileiros, de vogais médias anteriores produzidas por um aprendiz argentino de português brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/221202 |
Resumo: | Partindo-se de uma concepção de ensino de pronúncia com foco na inteligibilidade da fala (LEVIS, 2005, 2018), verificamos os efeitos da instrução explícita na identificação, por ouvintes brasileiros, das vogais médias anteriores do PB produzidas por um aprendiz argentino. O instrumento de percepção contou com dados obtidos de um pré-teste, um pós-teste imediato e um de retenção (18 semanas após a instrução). Os resultados evidenciam uma melhora significativa nos índices de identificação da categoria /ɛ/ no pós-teste imediato. A análise acústica dos estímulos, associada à verificação dos dados de identificação, mostra que os ouvintes brasileiros tomam F1 como pista prioritária para a distinção entre as categorias fonológicas de /e/ e /ɛ/ nas produções em L2 do aprendiz. |
id |
UFRGS-2_308e3c99a36655e096b37b0dbfa8d6ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221202 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Alves, Ubiratã KickhöfelAquino, Carla deBuske, Ana Carolina SignorSilva, Israel Fraga da2021-05-18T04:36:30Z20201415-2533http://hdl.handle.net/10183/221202001125338Partindo-se de uma concepção de ensino de pronúncia com foco na inteligibilidade da fala (LEVIS, 2005, 2018), verificamos os efeitos da instrução explícita na identificação, por ouvintes brasileiros, das vogais médias anteriores do PB produzidas por um aprendiz argentino. O instrumento de percepção contou com dados obtidos de um pré-teste, um pós-teste imediato e um de retenção (18 semanas após a instrução). Os resultados evidenciam uma melhora significativa nos índices de identificação da categoria /ɛ/ no pós-teste imediato. A análise acústica dos estímulos, associada à verificação dos dados de identificação, mostra que os ouvintes brasileiros tomam F1 como pista prioritária para a distinção entre as categorias fonológicas de /e/ e /ɛ/ nas produções em L2 do aprendiz.Departing from a conception of pronunciation teaching based on the Intelligibility Principle (LEVIS, 2005, 2018), in this paper we verify the effects of explicit instruction on the identification, by Brazilian listeners, of the front mid vowels produced by an Argentinian learner of Brazilian Portuguese. The perceptual experiment included data obtained from a pre-test, an immediate post-test and a retention test (18 weeks after instruction). The results show a significant improvement in the identification rates of /ɛ/ in the immediate post-test. The acoustic analysis of stimuli and the verification of the identification data show that Brazilian listeners take F1 as a main cue in the distinction between the phonological categories of /e/ and /ɛ/ in the learner’s L2 productions.application/pdfporVeredas : revista de estudos lingüísticos. Juiz de Fora, MG. Vol. 24, n. 3 (2020), p. [219]-247Língua portuguesaPronúnciaInstrução explícitaVogalLinguagem e línguasExplicit instructionL2 pronunciationCue weightingSpeech intelligibilityEfeitos da instrução explícita de pronúncia na inteligibilidade local : um estudo sobre a identificação, por ouvintes brasileiros, de vogais médias anteriores produzidas por um aprendiz argentino de português brasileiroEffects of explicit pronunciation instruction on local intelligibility : a study on the identification, by Brazilian listeners, of the mid front vowels produced by an Argentinean learner of Brazilian Portugueseinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125338.pdf.txt001125338.pdf.txtExtracted Texttext/plain79850http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221202/2/001125338.pdf.txtc9a9619c7d5c040e455c858074ad264fMD52ORIGINAL001125338.pdfTexto completoapplication/pdf755793http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221202/1/001125338.pdf9adc6c33391b09ab3d60aa45604629a0MD5110183/2212022023-08-18 03:40:17.746144oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221202Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-18T06:40:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Efeitos da instrução explícita de pronúncia na inteligibilidade local : um estudo sobre a identificação, por ouvintes brasileiros, de vogais médias anteriores produzidas por um aprendiz argentino de português brasileiro |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Effects of explicit pronunciation instruction on local intelligibility : a study on the identification, by Brazilian listeners, of the mid front vowels produced by an Argentinean learner of Brazilian Portuguese |
title |
Efeitos da instrução explícita de pronúncia na inteligibilidade local : um estudo sobre a identificação, por ouvintes brasileiros, de vogais médias anteriores produzidas por um aprendiz argentino de português brasileiro |
spellingShingle |
Efeitos da instrução explícita de pronúncia na inteligibilidade local : um estudo sobre a identificação, por ouvintes brasileiros, de vogais médias anteriores produzidas por um aprendiz argentino de português brasileiro Alves, Ubiratã Kickhöfel Língua portuguesa Pronúncia Instrução explícita Vogal Linguagem e línguas Explicit instruction L2 pronunciation Cue weighting Speech intelligibility |
title_short |
Efeitos da instrução explícita de pronúncia na inteligibilidade local : um estudo sobre a identificação, por ouvintes brasileiros, de vogais médias anteriores produzidas por um aprendiz argentino de português brasileiro |
title_full |
Efeitos da instrução explícita de pronúncia na inteligibilidade local : um estudo sobre a identificação, por ouvintes brasileiros, de vogais médias anteriores produzidas por um aprendiz argentino de português brasileiro |
title_fullStr |
Efeitos da instrução explícita de pronúncia na inteligibilidade local : um estudo sobre a identificação, por ouvintes brasileiros, de vogais médias anteriores produzidas por um aprendiz argentino de português brasileiro |
title_full_unstemmed |
Efeitos da instrução explícita de pronúncia na inteligibilidade local : um estudo sobre a identificação, por ouvintes brasileiros, de vogais médias anteriores produzidas por um aprendiz argentino de português brasileiro |
title_sort |
Efeitos da instrução explícita de pronúncia na inteligibilidade local : um estudo sobre a identificação, por ouvintes brasileiros, de vogais médias anteriores produzidas por um aprendiz argentino de português brasileiro |
author |
Alves, Ubiratã Kickhöfel |
author_facet |
Alves, Ubiratã Kickhöfel Aquino, Carla de Buske, Ana Carolina Signor Silva, Israel Fraga da |
author_role |
author |
author2 |
Aquino, Carla de Buske, Ana Carolina Signor Silva, Israel Fraga da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Ubiratã Kickhöfel Aquino, Carla de Buske, Ana Carolina Signor Silva, Israel Fraga da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa Pronúncia Instrução explícita Vogal Linguagem e línguas |
topic |
Língua portuguesa Pronúncia Instrução explícita Vogal Linguagem e línguas Explicit instruction L2 pronunciation Cue weighting Speech intelligibility |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Explicit instruction L2 pronunciation Cue weighting Speech intelligibility |
description |
Partindo-se de uma concepção de ensino de pronúncia com foco na inteligibilidade da fala (LEVIS, 2005, 2018), verificamos os efeitos da instrução explícita na identificação, por ouvintes brasileiros, das vogais médias anteriores do PB produzidas por um aprendiz argentino. O instrumento de percepção contou com dados obtidos de um pré-teste, um pós-teste imediato e um de retenção (18 semanas após a instrução). Os resultados evidenciam uma melhora significativa nos índices de identificação da categoria /ɛ/ no pós-teste imediato. A análise acústica dos estímulos, associada à verificação dos dados de identificação, mostra que os ouvintes brasileiros tomam F1 como pista prioritária para a distinção entre as categorias fonológicas de /e/ e /ɛ/ nas produções em L2 do aprendiz. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-18T04:36:30Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/221202 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-2533 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001125338 |
identifier_str_mv |
1415-2533 001125338 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/221202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Veredas : revista de estudos lingüísticos. Juiz de Fora, MG. Vol. 24, n. 3 (2020), p. [219]-247 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221202/2/001125338.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221202/1/001125338.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c9a9619c7d5c040e455c858074ad264f 9adc6c33391b09ab3d60aa45604629a0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225018084950016 |