Estratégias de comunicação no Instagram do jogo eletrônico Free Fire para estimular a venda de bens virtuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Jean Carlo Vargas de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253635
Resumo: Tendo em vista que a sociedade contemporânea vem consumindo cada vez mais jogos eletrônicos através de seus smartphones, observa-se que os jogos free-to-play (gratuitos para jogar) têm crescido mundialmente no mercado gamer, tanto no número de jogadores como em publicidade. E muitas vezes, sua maior fonte de renda é através da venda de bens virtuais disponíveis dentro do jogo, por meio de microtransações em dinheiro real para aquisição de moedas virtuais. Neste sentido, essa pesquisa investiga como o jogo Free Fire utiliza seu perfil na rede social on-line Instagram para estimular as vendas de bens virtuais dentro do aplicativo do game, a fim de compreender aspectos fundamentais da sua comunicação. Para tal, realiza-se uma pesquisa exploratória e descritiva, de caráter qualitativo, via estudo de caso com o perfil brasileiro da marca Free Fire no Instagram. Dessa forma, além de identificar as publicações que estimulem a monetização de bens virtuais relacionados ao jogo, a pesquisa também analisa o conteúdo das postagens através de recursos visuais, argumentos textuais e elementos icônicos e classifica as mesmas de acordo com as estratégias de comunicação identificadas. Além de serem delimitadas pela funcionalidade da publicação (comunicação de estímulos e aquisição de bens virtuais), as peças que integram a amostra desta pesquisa foram delimitadas pelo número de curtidas e por um período temporal, entre os meses de maio e junho de 2022, gerando um recorte de dez publicações. Os resultados indicam que, através do seu perfil no Instagram, o jogo utiliza estratégias de comunicação para o lançamento de personagens com representação de celebridades, divulga bens virtuais que estão à venda dentro do jogo e difunde eventos que acontecem dentro do próprio cenário do game. Além disso, verifica-se que o jogo se utiliza da apropriação cultural geográfica para sua publicidade e estética das skins expostas nas publicações, além de outras estratégias no campo da imagem e legenda das publicações que buscam humanização e induzem o desejo de obter os itens. Neste sentido, foi possível identificar padrões das publicações dentro da amostra coletada e compreender suas estratégias individuais dentro de cada contexto de forma empírica.
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Dessa forma, além de identificar as publicações que estimulem a monetização de bens virtuais relacionados ao jogo, a pesquisa também analisa o conteúdo das postagens através de recursos visuais, argumentos textuais e elementos icônicos e classifica as mesmas de acordo com as estratégias de comunicação identificadas. Além de serem delimitadas pela funcionalidade da publicação (comunicação de estímulos e aquisição de bens virtuais), as peças que integram a amostra desta pesquisa foram delimitadas pelo número de curtidas e por um período temporal, entre os meses de maio e junho de 2022, gerando um recorte de dez publicações. Os resultados indicam que, através do seu perfil no Instagram, o jogo utiliza estratégias de comunicação para o lançamento de personagens com representação de celebridades, divulga bens virtuais que estão à venda dentro do jogo e difunde eventos que acontecem dentro do próprio cenário do game. Além disso, verifica-se que o jogo se utiliza da apropriação cultural geográfica para sua publicidade e estética das skins expostas nas publicações, além de outras estratégias no campo da imagem e legenda das publicações que buscam humanização e induzem o desejo de obter os itens. Neste sentido, foi possível identificar padrões das publicações dentro da amostra coletada e compreender suas estratégias individuais dentro de cada contexto de forma empírica.Considering that electronic games have been increasingly consumed by contemporary society, the free-to-play modality is observed to be growing worldwide in the gamer market, both in the number of players and in advertising. Often, their major source of income is from the sales of virtual goods available within the game, through microtransactions in real money for the acquisition of virtual currencies. In this sense, the present paper investigates how the game Free Fire uses its profile on the online social media Instagram to stimulate sales of virtual goods within the game's app, aiming to understand key aspects of its communication. To this end, an exploratory and descriptive qualitative research was conducted, via case study of the Brazilian page of the Free Fire brand on Instagram. Thus, in addition to identifying the publications that encourage the monetization of virtual goods related to the game, the present paper also analyzes the content of the posts (visual resources, textual arguments, and iconic elements) and classifies them according to the communication strategies identified. Besides being delimited by the functionality of the publication (stimuli communication and acquisition of virtual goods), the analyzed samples were delimited by the number of likes and a time period, between the months of May and June 2022, which resulted in a total of ten posts considered for the analysis. The results indicate that the game uses communication strategies on Instagram to launch characters with celebrity representation, advertise virtual goods for sale in the game, and broadcast events that take place within the game setting itself. Furthermore, it was observed that the game uses geographical cultural appropriation for its advertising and skins aesthetics in publications, in addition to other image and caption strategies in order to seek humanization and induce the desire to obtain the items. From this perspective, the present paper was able to identify publication patterns in the analyzed samples and empirically understand their individual strategies within each context.application/pdfporEstratégia de comunicaçãoJogos eletrônicosInstagram (Site)Brand communicationBrands on InstagramAdvertisingVirtual goodsEstratégias de comunicação no Instagram do jogo eletrônico Free Fire para estimular a venda de bens virtuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001157081.pdf.txt001157081.pdf.txtExtracted Texttext/plain169072http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253635/2/001157081.pdf.txt79a7e5ebe9a4469f1c8ad9c1963bcec2MD52ORIGINAL001157081.pdfTexto completoapplication/pdf1479075http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253635/1/001157081.pdf90f0db82934b87ebb2a5e30b38fd6958MD5110183/2536352023-01-14 06:11:32.424616oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253635Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-14T08:11:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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