A influência do marketing de relacionamento no processo de fidelização de clientes na marca Ondas do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schuch, Pietro de Carvalho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255856
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso busca identificar se o marketing de relacionamento tem influência no processo de fidelização de clientes na empresa Ondas do Sul. O objetivo central do trabalho é abordar e analisar sobre o tema do marketing de relacionamento, bem como a influência desse tipo de marketing na fidelização de clientes, na empresa estudada. Propõe-se, assim, descrever a importância do marketing de relacionamento e fidelização de clientes, quais são as práticas dos assuntos na Ondas do Sul e como eles se relacionam. Para alcançar tais objetivos, foi necessária a realização de um estudo exploratório de cunho qualitativo. Esse estudo contou, inicialmente, com uma pesquisa documental dos assuntos teóricos introduzidos e, após, uma pesquisa exploratória descritiva, tendo as informações e dados obtidos através de uma entrevista virtual com o gestor da empresa. O resultado da pesquisa básica de cunho qualitativo, desenvolvida, foi apresentado por meio de texto descritivo. A análise dos resultados, identificou que o marketing de relacionamento tem influência positiva na fidelização de clientes, no que diz respeito à aproximação dos clientes à marca, percepção de valor, experiência de compra e autoridade da marca, resultando em clientes fiéis e possíveis stakeholders. Tendo em vista os benefícios identificados, conclui-se que os objetivos propostos no estudo foram atingidos, produzindo conhecimento científico e sugerindo novas possibilidades de estudo.
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