Implicações das experiências pessoais na constituição da identidade profissional docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Filho, Vicente Henrique de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Gilberto Tavares dos, Abar, Celina A. A. P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/165398
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi compreender as implicações das experiências pessoais na constituição da identidade profissional de um grupo de docentes do ensino fundamental brasileiro. Para coletar os dados foram utilizados questionários, entrevistas e memoriais elaborados pelos participantes. Para analisar os dados, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD), em quatro etapas: organização do corpus, unitarização dos elementos de significado, definição das categorias e produção de metatexto. Os resultados evidenciaram que as experiências dos docentes vão se sucedendo, permitindo reflexão e revisão de posturas, e consequente fortalecimento da identidade profissional no decorrer do tempo.
id UFRGS-2_3534f946a92bfb48ba6b6fca4b7ed884
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165398
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira Filho, Vicente Henrique deSantos, Gilberto Tavares dosAbar, Celina A. A. P.2017-08-16T02:37:53Z20171815-0640http://hdl.handle.net/10183/165398001045238Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi compreender as implicações das experiências pessoais na constituição da identidade profissional de um grupo de docentes do ensino fundamental brasileiro. Para coletar os dados foram utilizados questionários, entrevistas e memoriais elaborados pelos participantes. Para analisar os dados, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD), em quatro etapas: organização do corpus, unitarização dos elementos de significado, definição das categorias e produção de metatexto. Os resultados evidenciaram que as experiências dos docentes vão se sucedendo, permitindo reflexão e revisão de posturas, e consequente fortalecimento da identidade profissional no decorrer do tempo.This paper presents results of a qualitative research whose objective was to understand the implications of personal experiences to the constitution of professional identity in a group of Brazilian elementary school teachers. To collect data, it was used questionnaires, interviews and descriptive memorials prepared by the participants. To analyze data, we used the Discursive Textual Analysis (ATD), in four steps: organization of the corpus, unitization of the elements with meaning, definition of categories and production of metatext. The results showed that the teachers' experiences have come succeeding uninterruptedly, allowing reflection and revision of postures, and consequent strengthening of professional identity over time.Este artículo presenta los resultados de una investigación cualitativa cuyo objetivo era comprender las implicaciones de las experiencias personales en la formación de la identidad profesional de un grupo de professores de la escuela primaria de Brasil. Para recoger los datos se utilizaron cuestionarios, entrevistas semiestructuradas y paneles descriptivos. Para el análisis de datos se utilizó a ATD (Análisis Textual Discursiva), em cuatro etapas: organización del corpus, unitarización de los elementos de significado, definición de las categorías y producción de metatexto. Los resultados mostraron que las experiências de los profesores se suceden, permitiendo una reflexión y revisión de posiciones, y el consiguiente refuerzo de la identidad profesional a través del tiempo.application/pdfspaUnión. Unión. Revista iberoamericana de educación matemática. n. 48 (dec. 2016), p. 126-142ReflexãoIdentidade profissionalExperiências de vidaPersonal experiencesReflectionProfesional identityExperiencias personalesRefléxionIdentidad profesionalImplicações das experiências pessoais na constituição da identidade profissional docenteEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001045238.pdf001045238.pdfTexto completoapplication/pdf293684http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165398/1/001045238.pdfc818ba87941bde7682ce77a651a0c17fMD51TEXT001045238.pdf.txt001045238.pdf.txtExtracted Texttext/plain40706http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165398/2/001045238.pdf.txt1c8c9e3457b46b733852457cbc336ef2MD52THUMBNAIL001045238.pdf.jpg001045238.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1829http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165398/3/001045238.pdf.jpgee7ba5310ecb9e89d5686ffbd6115289MD5310183/1653982020-03-19 04:14:45.013764oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165398Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-03-19T07:14:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Implicações das experiências pessoais na constituição da identidade profissional docente
title Implicações das experiências pessoais na constituição da identidade profissional docente
spellingShingle Implicações das experiências pessoais na constituição da identidade profissional docente
Oliveira Filho, Vicente Henrique de
Reflexão
Identidade profissional
Experiências de vida
Personal experiences
Reflection
Profesional identity
Experiencias personales
Refléxion
Identidad profesional
title_short Implicações das experiências pessoais na constituição da identidade profissional docente
title_full Implicações das experiências pessoais na constituição da identidade profissional docente
title_fullStr Implicações das experiências pessoais na constituição da identidade profissional docente
title_full_unstemmed Implicações das experiências pessoais na constituição da identidade profissional docente
title_sort Implicações das experiências pessoais na constituição da identidade profissional docente
author Oliveira Filho, Vicente Henrique de
author_facet Oliveira Filho, Vicente Henrique de
Santos, Gilberto Tavares dos
Abar, Celina A. A. P.
author_role author
author2 Santos, Gilberto Tavares dos
Abar, Celina A. A. P.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Filho, Vicente Henrique de
Santos, Gilberto Tavares dos
Abar, Celina A. A. P.
dc.subject.por.fl_str_mv Reflexão
Identidade profissional
Experiências de vida
topic Reflexão
Identidade profissional
Experiências de vida
Personal experiences
Reflection
Profesional identity
Experiencias personales
Refléxion
Identidad profesional
dc.subject.eng.fl_str_mv Personal experiences
Reflection
Profesional identity
dc.subject.spa.fl_str_mv Experiencias personales
Refléxion
Identidad profesional
description Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi compreender as implicações das experiências pessoais na constituição da identidade profissional de um grupo de docentes do ensino fundamental brasileiro. Para coletar os dados foram utilizados questionários, entrevistas e memoriais elaborados pelos participantes. Para analisar os dados, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD), em quatro etapas: organização do corpus, unitarização dos elementos de significado, definição das categorias e produção de metatexto. Os resultados evidenciaram que as experiências dos docentes vão se sucedendo, permitindo reflexão e revisão de posturas, e consequente fortalecimento da identidade profissional no decorrer do tempo.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-16T02:37:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/165398
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1815-0640
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001045238
identifier_str_mv 1815-0640
001045238
url http://hdl.handle.net/10183/165398
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Unión. Unión. Revista iberoamericana de educación matemática. n. 48 (dec. 2016), p. 126-142
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165398/1/001045238.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165398/2/001045238.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165398/3/001045238.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c818ba87941bde7682ce77a651a0c17f
1c8c9e3457b46b733852457cbc336ef2
ee7ba5310ecb9e89d5686ffbd6115289
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447641995083776