Implicações das experiências pessoais na constituição da identidade profissional docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/165398 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi compreender as implicações das experiências pessoais na constituição da identidade profissional de um grupo de docentes do ensino fundamental brasileiro. Para coletar os dados foram utilizados questionários, entrevistas e memoriais elaborados pelos participantes. Para analisar os dados, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD), em quatro etapas: organização do corpus, unitarização dos elementos de significado, definição das categorias e produção de metatexto. Os resultados evidenciaram que as experiências dos docentes vão se sucedendo, permitindo reflexão e revisão de posturas, e consequente fortalecimento da identidade profissional no decorrer do tempo. |
id |
UFRGS-2_3534f946a92bfb48ba6b6fca4b7ed884 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165398 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira Filho, Vicente Henrique deSantos, Gilberto Tavares dosAbar, Celina A. A. P.2017-08-16T02:37:53Z20171815-0640http://hdl.handle.net/10183/165398001045238Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi compreender as implicações das experiências pessoais na constituição da identidade profissional de um grupo de docentes do ensino fundamental brasileiro. Para coletar os dados foram utilizados questionários, entrevistas e memoriais elaborados pelos participantes. Para analisar os dados, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD), em quatro etapas: organização do corpus, unitarização dos elementos de significado, definição das categorias e produção de metatexto. Os resultados evidenciaram que as experiências dos docentes vão se sucedendo, permitindo reflexão e revisão de posturas, e consequente fortalecimento da identidade profissional no decorrer do tempo.This paper presents results of a qualitative research whose objective was to understand the implications of personal experiences to the constitution of professional identity in a group of Brazilian elementary school teachers. To collect data, it was used questionnaires, interviews and descriptive memorials prepared by the participants. To analyze data, we used the Discursive Textual Analysis (ATD), in four steps: organization of the corpus, unitization of the elements with meaning, definition of categories and production of metatext. The results showed that the teachers' experiences have come succeeding uninterruptedly, allowing reflection and revision of postures, and consequent strengthening of professional identity over time.Este artículo presenta los resultados de una investigación cualitativa cuyo objetivo era comprender las implicaciones de las experiencias personales en la formación de la identidad profesional de un grupo de professores de la escuela primaria de Brasil. Para recoger los datos se utilizaron cuestionarios, entrevistas semiestructuradas y paneles descriptivos. Para el análisis de datos se utilizó a ATD (Análisis Textual Discursiva), em cuatro etapas: organización del corpus, unitarización de los elementos de significado, definición de las categorías y producción de metatexto. Los resultados mostraron que las experiências de los profesores se suceden, permitiendo una reflexión y revisión de posiciones, y el consiguiente refuerzo de la identidad profesional a través del tiempo.application/pdfspaUnión. Unión. Revista iberoamericana de educación matemática. n. 48 (dec. 2016), p. 126-142ReflexãoIdentidade profissionalExperiências de vidaPersonal experiencesReflectionProfesional identityExperiencias personalesRefléxionIdentidad profesionalImplicações das experiências pessoais na constituição da identidade profissional docenteEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001045238.pdf001045238.pdfTexto completoapplication/pdf293684http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165398/1/001045238.pdfc818ba87941bde7682ce77a651a0c17fMD51TEXT001045238.pdf.txt001045238.pdf.txtExtracted Texttext/plain40706http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165398/2/001045238.pdf.txt1c8c9e3457b46b733852457cbc336ef2MD52THUMBNAIL001045238.pdf.jpg001045238.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1829http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165398/3/001045238.pdf.jpgee7ba5310ecb9e89d5686ffbd6115289MD5310183/1653982020-03-19 04:14:45.013764oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165398Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-03-19T07:14:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Implicações das experiências pessoais na constituição da identidade profissional docente |
title |
Implicações das experiências pessoais na constituição da identidade profissional docente |
spellingShingle |
Implicações das experiências pessoais na constituição da identidade profissional docente Oliveira Filho, Vicente Henrique de Reflexão Identidade profissional Experiências de vida Personal experiences Reflection Profesional identity Experiencias personales Refléxion Identidad profesional |
title_short |
Implicações das experiências pessoais na constituição da identidade profissional docente |
title_full |
Implicações das experiências pessoais na constituição da identidade profissional docente |
title_fullStr |
Implicações das experiências pessoais na constituição da identidade profissional docente |
title_full_unstemmed |
Implicações das experiências pessoais na constituição da identidade profissional docente |
title_sort |
Implicações das experiências pessoais na constituição da identidade profissional docente |
author |
Oliveira Filho, Vicente Henrique de |
author_facet |
Oliveira Filho, Vicente Henrique de Santos, Gilberto Tavares dos Abar, Celina A. A. P. |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Gilberto Tavares dos Abar, Celina A. A. P. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Filho, Vicente Henrique de Santos, Gilberto Tavares dos Abar, Celina A. A. P. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reflexão Identidade profissional Experiências de vida |
topic |
Reflexão Identidade profissional Experiências de vida Personal experiences Reflection Profesional identity Experiencias personales Refléxion Identidad profesional |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Personal experiences Reflection Profesional identity |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Experiencias personales Refléxion Identidad profesional |
description |
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi compreender as implicações das experiências pessoais na constituição da identidade profissional de um grupo de docentes do ensino fundamental brasileiro. Para coletar os dados foram utilizados questionários, entrevistas e memoriais elaborados pelos participantes. Para analisar os dados, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD), em quatro etapas: organização do corpus, unitarização dos elementos de significado, definição das categorias e produção de metatexto. Os resultados evidenciaram que as experiências dos docentes vão se sucedendo, permitindo reflexão e revisão de posturas, e consequente fortalecimento da identidade profissional no decorrer do tempo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-08-16T02:37:53Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/165398 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1815-0640 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001045238 |
identifier_str_mv |
1815-0640 001045238 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/165398 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Unión. Unión. Revista iberoamericana de educación matemática. n. 48 (dec. 2016), p. 126-142 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165398/1/001045238.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165398/2/001045238.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165398/3/001045238.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c818ba87941bde7682ce77a651a0c17f 1c8c9e3457b46b733852457cbc336ef2 ee7ba5310ecb9e89d5686ffbd6115289 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447641995083776 |