Diretrizes curriculares nacionais : percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/23643 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi conhecer as percepções de acadêmicos de enfermagem acerca de sua formação considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais. Trata-se de um estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados em março de 2007 por meio de entrevista semi-estruturada junto a dez alunos formandos do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo todos os participantes do estudo assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram o entendimento dos acadêmicos em relação a sua formação considerando a educação superior, as diretrizes curriculares nacionais para a enfermagem, o projeto pedagógico do curso, o perfil do egresso e o currículo. Conclui-se dando ênfase ao currículo e ao projeto pedagógico do curso como relevantes para uma formação sólida, integrada e sintonizada com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Enfermagem. |
id |
UFRGS-2_35cf7c20b20907b0b39986b934f327c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23643 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Kaiser, Dagmar ElaineSerbim, Andreivna Kharenine2010-06-08T04:18:33Z20090102-6933http://hdl.handle.net/10183/23643000739685O objetivo do estudo foi conhecer as percepções de acadêmicos de enfermagem acerca de sua formação considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais. Trata-se de um estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados em março de 2007 por meio de entrevista semi-estruturada junto a dez alunos formandos do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo todos os participantes do estudo assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram o entendimento dos acadêmicos em relação a sua formação considerando a educação superior, as diretrizes curriculares nacionais para a enfermagem, o projeto pedagógico do curso, o perfil do egresso e o currículo. Conclui-se dando ênfase ao currículo e ao projeto pedagógico do curso como relevantes para uma formação sólida, integrada e sintonizada com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Enfermagem.The objective was to study the perceptions of nursing students about their education considering the National Curriculum Guidelines. This is an exploratory study with a qualitative approach, data were collected in March 2007 through semistructured interviews with ten senior students of the undergraduate course at the Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil, and all study participants signed an Informed Consent. The data were analyzed using content analysis. The results showed an understanding of the students for their training and their close relationship as study participants with higher education, national curriculum guidelines for nursing, teaching project of the course, the profile of the egress and the curriculum. We conclude with an emphasis on curriculum and pedagogical project of the course as relevant to proper training, integrated and harmonized with the National Curricular Guidelines for Nursing.El objetivo fue estudiar las percepciones de los estudiantes de enfermería sobre su educación teniendo en cuenta las directrices del currículo. Este es un estudio exploratorio con aproximación cualitativa, se recogieron datos en marzo de 2007 a través de entrevistas semi-estructuradas con diez alumnos del último año de graduación en la Universidad Federal del Rio Grande do Sul, Brasil, y todos los participantes del estudio firmaron un consentimiento informado. Los datos fueron analizados utilizando el análisis de contenido. Los resultados mostraron una comprensión de los estudiantes para su formación y su estrecha relación, como participantes en el estudio de la enseñanza superior, orientaciones curriculares nacionales para la enfermería, la enseñanza por proyectos del curso, el perfil de egreso y el plan de estudios. Concluimos con un énfasis en los planes de estudio y proyecto pedagógico del curso que sean pertinentes para el entrenamiento adecuado, integrado y armonizado con las Directrices Curriculares Nacionales para la Enfermería.application/pdfporRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 30, n.4 (dez. 2009), p. 633-640Estudantes de enfermagemEducação em enfermagemEnfermagem : CurrículoStudents nursingEducation nursingCurriculumEstudiantes de enfermeríaEducación en enfermeríaCurriculumDiretrizes curriculares nacionais : percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagemPlan nacional de directrices: percepciones de los académicos acerca de su formación en enfermería National curriculum guidelines: perceptions of academics about their training in nursing info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000739685.pdf.txt000739685.pdf.txtExtracted Texttext/plain35624http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23643/2/000739685.pdf.txt40d7b8cbeceab937141dd4d43a819121MD52ORIGINAL000739685.pdf000739685.pdfTexto completoapplication/pdf52672http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23643/1/000739685.pdfcb6f2df824b957b19c447c6fa3cb8988MD51THUMBNAIL000739685.pdf.jpg000739685.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1722http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23643/3/000739685.pdf.jpg7b5080ed3f22d5faa1e93a83d5156f01MD5310183/236432018-10-09 08:05:03.287oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23643Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:05:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Diretrizes curriculares nacionais : percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Plan nacional de directrices: percepciones de los académicos acerca de su formación en enfermería |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
National curriculum guidelines: perceptions of academics about their training in nursing |
title |
Diretrizes curriculares nacionais : percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem |
spellingShingle |
Diretrizes curriculares nacionais : percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem Kaiser, Dagmar Elaine Estudantes de enfermagem Educação em enfermagem Enfermagem : Currículo Students nursing Education nursing Curriculum Estudiantes de enfermería Educación en enfermería Curriculum |
title_short |
Diretrizes curriculares nacionais : percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem |
title_full |
Diretrizes curriculares nacionais : percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem |
title_fullStr |
Diretrizes curriculares nacionais : percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem |
title_full_unstemmed |
Diretrizes curriculares nacionais : percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem |
title_sort |
Diretrizes curriculares nacionais : percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem |
author |
Kaiser, Dagmar Elaine |
author_facet |
Kaiser, Dagmar Elaine Serbim, Andreivna Kharenine |
author_role |
author |
author2 |
Serbim, Andreivna Kharenine |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kaiser, Dagmar Elaine Serbim, Andreivna Kharenine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes de enfermagem Educação em enfermagem Enfermagem : Currículo |
topic |
Estudantes de enfermagem Educação em enfermagem Enfermagem : Currículo Students nursing Education nursing Curriculum Estudiantes de enfermería Educación en enfermería Curriculum |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Students nursing Education nursing Curriculum |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Estudiantes de enfermería Educación en enfermería Curriculum |
description |
O objetivo do estudo foi conhecer as percepções de acadêmicos de enfermagem acerca de sua formação considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais. Trata-se de um estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados em março de 2007 por meio de entrevista semi-estruturada junto a dez alunos formandos do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo todos os participantes do estudo assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram o entendimento dos acadêmicos em relação a sua formação considerando a educação superior, as diretrizes curriculares nacionais para a enfermagem, o projeto pedagógico do curso, o perfil do egresso e o currículo. Conclui-se dando ênfase ao currículo e ao projeto pedagógico do curso como relevantes para uma formação sólida, integrada e sintonizada com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Enfermagem. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-06-08T04:18:33Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/23643 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-6933 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000739685 |
identifier_str_mv |
0102-6933 000739685 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/23643 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 30, n.4 (dez. 2009), p. 633-640 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23643/2/000739685.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23643/1/000739685.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23643/3/000739685.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
40d7b8cbeceab937141dd4d43a819121 cb6f2df824b957b19c447c6fa3cb8988 7b5080ed3f22d5faa1e93a83d5156f01 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447417237012480 |