Uso das tecnologias da informação e comunicação como ferramentas pedagógicas facilitadoras no processo de leitura e escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/193339 |
Resumo: | O presente estudo de caso é uma pesquisa de caráter qualitativo, que teve como objetivo principal verificar o processo de desenvolvimento e aprendizagem de um aluno do terceiro ano do ensino fundamental da rede pública estadual da cidade de Porto Alegre, com dificuldade em leitura e escrita. A partir dos resultados, foi proposta uma intervenção psicopedagógica que utilizou como recurso jogos digitais e através desse instrumento, buscou-se investigar o papel das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no âmbito escolar como ferramenta pedagógica na promoção do desenvolvimento de leitura e escrita, bem como identificar o papel do professor para o melhor aproveitamento das novas tecnologias em seu processo de ensino |
id |
UFRGS-2_36605c0ca198d73a37718bba3bf4834e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193339 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rocha, Amanda AlvesCorbellini, Silvana2019-04-24T02:34:12Z2017http://hdl.handle.net/10183/193339001092066O presente estudo de caso é uma pesquisa de caráter qualitativo, que teve como objetivo principal verificar o processo de desenvolvimento e aprendizagem de um aluno do terceiro ano do ensino fundamental da rede pública estadual da cidade de Porto Alegre, com dificuldade em leitura e escrita. A partir dos resultados, foi proposta uma intervenção psicopedagógica que utilizou como recurso jogos digitais e através desse instrumento, buscou-se investigar o papel das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no âmbito escolar como ferramenta pedagógica na promoção do desenvolvimento de leitura e escrita, bem como identificar o papel do professor para o melhor aproveitamento das novas tecnologias em seu processo de ensinoapplication/pdfporLeituraEscritaAprendizagemTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Jogos digitaisUso das tecnologias da informação e comunicação como ferramentas pedagógicas facilitadoras no processo de leitura e escritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017especializaçãoCurso de Especialização em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação na modalidade à distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092066.pdf.txt001092066.pdf.txtExtracted Texttext/plain30069http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193339/2/001092066.pdf.txt8ebeb6e50c941673b8f3ecbdfde34dd7MD52ORIGINAL001092066.pdfTexto completoapplication/pdf318195http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193339/1/001092066.pdfeb3f50a8b0c5d3c8486a3b5830ee67feMD5110183/1933392019-04-25 02:36:52.679526oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193339Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-25T05:36:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uso das tecnologias da informação e comunicação como ferramentas pedagógicas facilitadoras no processo de leitura e escrita |
title |
Uso das tecnologias da informação e comunicação como ferramentas pedagógicas facilitadoras no processo de leitura e escrita |
spellingShingle |
Uso das tecnologias da informação e comunicação como ferramentas pedagógicas facilitadoras no processo de leitura e escrita Rocha, Amanda Alves Leitura Escrita Aprendizagem Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Jogos digitais |
title_short |
Uso das tecnologias da informação e comunicação como ferramentas pedagógicas facilitadoras no processo de leitura e escrita |
title_full |
Uso das tecnologias da informação e comunicação como ferramentas pedagógicas facilitadoras no processo de leitura e escrita |
title_fullStr |
Uso das tecnologias da informação e comunicação como ferramentas pedagógicas facilitadoras no processo de leitura e escrita |
title_full_unstemmed |
Uso das tecnologias da informação e comunicação como ferramentas pedagógicas facilitadoras no processo de leitura e escrita |
title_sort |
Uso das tecnologias da informação e comunicação como ferramentas pedagógicas facilitadoras no processo de leitura e escrita |
author |
Rocha, Amanda Alves |
author_facet |
Rocha, Amanda Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Amanda Alves |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Corbellini, Silvana |
contributor_str_mv |
Corbellini, Silvana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Escrita Aprendizagem Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Jogos digitais |
topic |
Leitura Escrita Aprendizagem Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Jogos digitais |
description |
O presente estudo de caso é uma pesquisa de caráter qualitativo, que teve como objetivo principal verificar o processo de desenvolvimento e aprendizagem de um aluno do terceiro ano do ensino fundamental da rede pública estadual da cidade de Porto Alegre, com dificuldade em leitura e escrita. A partir dos resultados, foi proposta uma intervenção psicopedagógica que utilizou como recurso jogos digitais e através desse instrumento, buscou-se investigar o papel das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no âmbito escolar como ferramenta pedagógica na promoção do desenvolvimento de leitura e escrita, bem como identificar o papel do professor para o melhor aproveitamento das novas tecnologias em seu processo de ensino |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-04-24T02:34:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/193339 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001092066 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/193339 |
identifier_str_mv |
001092066 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193339/2/001092066.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193339/1/001092066.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8ebeb6e50c941673b8f3ecbdfde34dd7 eb3f50a8b0c5d3c8486a3b5830ee67fe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447240825634816 |