Práticas criativas na formação de professores : compondo conversações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/230043 |
Resumo: | Ao tematizar as práticas criativas na for-mação de professores, o artigo destaca um aspecto emergente na investigação Educação musical na formação de pro-fessores dos cursos de Graduação em Pedagogia gaúchos: escuta e criação na experiência de barulhar (LINO, 2020a). As análises quantitativa e qualitativa da pes-quisa de campo constatam o reduzido es-paço do ensino de música como disciplina curricular nas instituições de ensino su-perior gaúchas e a diminuta presença de práticas criativas nos modos do fazer mu-sical docente. O fortalecimento do cená-rio educativo compreende que o processo de formação de professores em educação musical não se limita apenas ao caráter mandatário de diretrizes curriculares, mas também exige conceber que a música é potência ordinária da vida cotidiana, ofe-recida e ampliada no exercício coletivo de compor conversações (CAGE, 2015). Ao viver os processos de escuta e criação mu-sical, desde a ludicidade, a experiência de barulhar (LINO, 2008) habita a pedagogia como gesto poético de linguagem para sublinhar a composição da docência. As práticas criativas irrompem na formação de professores para inaugurar sentidos, dar-se a ver o lúdico, o sensível, o singular e a intransponível dimensionalidade hu-mana da música como partição e partilha. |
id |
UFRGS-2_3682271c863b0a54575646e11422446d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230043 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lino, Dulcimarta LemosCardoso, Bianca de Oliveira2021-09-22T04:23:57Z20212525-5304http://hdl.handle.net/10183/230043001131705Ao tematizar as práticas criativas na for-mação de professores, o artigo destaca um aspecto emergente na investigação Educação musical na formação de pro-fessores dos cursos de Graduação em Pedagogia gaúchos: escuta e criação na experiência de barulhar (LINO, 2020a). As análises quantitativa e qualitativa da pes-quisa de campo constatam o reduzido es-paço do ensino de música como disciplina curricular nas instituições de ensino su-perior gaúchas e a diminuta presença de práticas criativas nos modos do fazer mu-sical docente. O fortalecimento do cená-rio educativo compreende que o processo de formação de professores em educação musical não se limita apenas ao caráter mandatário de diretrizes curriculares, mas também exige conceber que a música é potência ordinária da vida cotidiana, ofe-recida e ampliada no exercício coletivo de compor conversações (CAGE, 2015). Ao viver os processos de escuta e criação mu-sical, desde a ludicidade, a experiência de barulhar (LINO, 2008) habita a pedagogia como gesto poético de linguagem para sublinhar a composição da docência. As práticas criativas irrompem na formação de professores para inaugurar sentidos, dar-se a ver o lúdico, o sensível, o singular e a intransponível dimensionalidade hu-mana da música como partição e partilha.In approaching creative practices in te-achers formation, the paper seeks to hi-ghlight a emergent aspect in the project Musical Education in teachers formation from Pedagogy Undergraduation cou-rses in Rio Grande do Sul, Brazil: hea-ring and creation processes in noising experience (LINO, 2020a). The resear-ch’s quantitative and qualitative analysis highlight the reduced space for music teaching as a curricular discipline in Rio Grande do Sul’s universities and timid presence of creative practices in tea-cher’s musical repertoire. The strengthe-ning of educational scenery comprise the teacher’s formation process beyond the mandatory character of curriculum guidelines. It demands to conceive mu-sic as everyday life potency offered and enlarged in the collective exercise of composing conversations (CAGE, 2015). Living the process of hearing and musi-cal creation, from its ludicity, the expe-rience of noising (LINO, 2008) inhabits pedagogy as a linguistic poetic gestu-re to highlight the composition of tea-ching. Creative practices burst teachers’ formation to inaugurate sense, to show the ludic, the sensitive, the singular and the insurmountable human dimension of music and score and sharing.application/pdfporOrfeu : Revista de Estudos em Música. Florianópolis, SC. Vol.6, n.2 (set. 2021), p. 130-163Formação de professoresEducação musicalCreative practicesTeachers formation in musical educationMusic and pedagogyPráticas criativas na formação de professores : compondo conversaçõesCreative practices in teachers formation : composing conversationsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131705.pdf.txt001131705.pdf.txtExtracted Texttext/plain110518http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230043/2/001131705.pdf.txt8294464bf733ec2bed99fb67c0f1888aMD52ORIGINAL001131705.pdfTexto completoapplication/pdf282346http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230043/1/001131705.pdf777708531974e16fe711cfb8f87215a5MD5110183/2300432021-10-04 04:24:30.729589oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230043Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-10-04T07:24:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas criativas na formação de professores : compondo conversações |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Creative practices in teachers formation : composing conversations |
title |
Práticas criativas na formação de professores : compondo conversações |
spellingShingle |
Práticas criativas na formação de professores : compondo conversações Lino, Dulcimarta Lemos Formação de professores Educação musical Creative practices Teachers formation in musical education Music and pedagogy |
title_short |
Práticas criativas na formação de professores : compondo conversações |
title_full |
Práticas criativas na formação de professores : compondo conversações |
title_fullStr |
Práticas criativas na formação de professores : compondo conversações |
title_full_unstemmed |
Práticas criativas na formação de professores : compondo conversações |
title_sort |
Práticas criativas na formação de professores : compondo conversações |
author |
Lino, Dulcimarta Lemos |
author_facet |
Lino, Dulcimarta Lemos Cardoso, Bianca de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Bianca de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lino, Dulcimarta Lemos Cardoso, Bianca de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Educação musical |
topic |
Formação de professores Educação musical Creative practices Teachers formation in musical education Music and pedagogy |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Creative practices Teachers formation in musical education Music and pedagogy |
description |
Ao tematizar as práticas criativas na for-mação de professores, o artigo destaca um aspecto emergente na investigação Educação musical na formação de pro-fessores dos cursos de Graduação em Pedagogia gaúchos: escuta e criação na experiência de barulhar (LINO, 2020a). As análises quantitativa e qualitativa da pes-quisa de campo constatam o reduzido es-paço do ensino de música como disciplina curricular nas instituições de ensino su-perior gaúchas e a diminuta presença de práticas criativas nos modos do fazer mu-sical docente. O fortalecimento do cená-rio educativo compreende que o processo de formação de professores em educação musical não se limita apenas ao caráter mandatário de diretrizes curriculares, mas também exige conceber que a música é potência ordinária da vida cotidiana, ofe-recida e ampliada no exercício coletivo de compor conversações (CAGE, 2015). Ao viver os processos de escuta e criação mu-sical, desde a ludicidade, a experiência de barulhar (LINO, 2008) habita a pedagogia como gesto poético de linguagem para sublinhar a composição da docência. As práticas criativas irrompem na formação de professores para inaugurar sentidos, dar-se a ver o lúdico, o sensível, o singular e a intransponível dimensionalidade hu-mana da música como partição e partilha. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-22T04:23:57Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/230043 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2525-5304 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001131705 |
identifier_str_mv |
2525-5304 001131705 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/230043 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Orfeu : Revista de Estudos em Música. Florianópolis, SC. Vol.6, n.2 (set. 2021), p. 130-163 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230043/2/001131705.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230043/1/001131705.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8294464bf733ec2bed99fb67c0f1888a 777708531974e16fe711cfb8f87215a5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225036740165632 |