Práticas criativas na formação de professores : compondo conversações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lino, Dulcimarta Lemos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cardoso, Bianca de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230043
Resumo: Ao tematizar as práticas criativas na for-mação de professores, o artigo destaca um aspecto emergente na investigação Educação musical na formação de pro-fessores dos cursos de Graduação em Pedagogia gaúchos: escuta e criação na experiência de barulhar (LINO, 2020a). As análises quantitativa e qualitativa da pes-quisa de campo constatam o reduzido es-paço do ensino de música como disciplina curricular nas instituições de ensino su-perior gaúchas e a diminuta presença de práticas criativas nos modos do fazer mu-sical docente. O fortalecimento do cená-rio educativo compreende que o processo de formação de professores em educação musical não se limita apenas ao caráter mandatário de diretrizes curriculares, mas também exige conceber que a música é potência ordinária da vida cotidiana, ofe-recida e ampliada no exercício coletivo de compor conversações (CAGE, 2015). Ao viver os processos de escuta e criação mu-sical, desde a ludicidade, a experiência de barulhar (LINO, 2008) habita a pedagogia como gesto poético de linguagem para sublinhar a composição da docência. As práticas criativas irrompem na formação de professores para inaugurar sentidos, dar-se a ver o lúdico, o sensível, o singular e a intransponível dimensionalidade hu-mana da música como partição e partilha.
id UFRGS-2_3682271c863b0a54575646e11422446d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230043
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lino, Dulcimarta LemosCardoso, Bianca de Oliveira2021-09-22T04:23:57Z20212525-5304http://hdl.handle.net/10183/230043001131705Ao tematizar as práticas criativas na for-mação de professores, o artigo destaca um aspecto emergente na investigação Educação musical na formação de pro-fessores dos cursos de Graduação em Pedagogia gaúchos: escuta e criação na experiência de barulhar (LINO, 2020a). As análises quantitativa e qualitativa da pes-quisa de campo constatam o reduzido es-paço do ensino de música como disciplina curricular nas instituições de ensino su-perior gaúchas e a diminuta presença de práticas criativas nos modos do fazer mu-sical docente. O fortalecimento do cená-rio educativo compreende que o processo de formação de professores em educação musical não se limita apenas ao caráter mandatário de diretrizes curriculares, mas também exige conceber que a música é potência ordinária da vida cotidiana, ofe-recida e ampliada no exercício coletivo de compor conversações (CAGE, 2015). Ao viver os processos de escuta e criação mu-sical, desde a ludicidade, a experiência de barulhar (LINO, 2008) habita a pedagogia como gesto poético de linguagem para sublinhar a composição da docência. As práticas criativas irrompem na formação de professores para inaugurar sentidos, dar-se a ver o lúdico, o sensível, o singular e a intransponível dimensionalidade hu-mana da música como partição e partilha.In approaching creative practices in te-achers formation, the paper seeks to hi-ghlight a emergent aspect in the project Musical Education in teachers formation from Pedagogy Undergraduation cou-rses in Rio Grande do Sul, Brazil: hea-ring and creation processes in noising experience (LINO, 2020a). The resear-ch’s quantitative and qualitative analysis highlight the reduced space for music teaching as a curricular discipline in Rio Grande do Sul’s universities and timid presence of creative practices in tea-cher’s musical repertoire. The strengthe-ning of educational scenery comprise the teacher’s formation process beyond the mandatory character of curriculum guidelines. It demands to conceive mu-sic as everyday life potency offered and enlarged in the collective exercise of composing conversations (CAGE, 2015). Living the process of hearing and musi-cal creation, from its ludicity, the expe-rience of noising (LINO, 2008) inhabits pedagogy as a linguistic poetic gestu-re to highlight the composition of tea-ching. Creative practices burst teachers’ formation to inaugurate sense, to show the ludic, the sensitive, the singular and the insurmountable human dimension of music and score and sharing.application/pdfporOrfeu : Revista de Estudos em Música. Florianópolis, SC. Vol.6, n.2 (set. 2021), p. 130-163Formação de professoresEducação musicalCreative practicesTeachers formation in musical educationMusic and pedagogyPráticas criativas na formação de professores : compondo conversaçõesCreative practices in teachers formation : composing conversationsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131705.pdf.txt001131705.pdf.txtExtracted Texttext/plain110518http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230043/2/001131705.pdf.txt8294464bf733ec2bed99fb67c0f1888aMD52ORIGINAL001131705.pdfTexto completoapplication/pdf282346http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230043/1/001131705.pdf777708531974e16fe711cfb8f87215a5MD5110183/2300432021-10-04 04:24:30.729589oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230043Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-10-04T07:24:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas criativas na formação de professores : compondo conversações
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Creative practices in teachers formation : composing conversations
title Práticas criativas na formação de professores : compondo conversações
spellingShingle Práticas criativas na formação de professores : compondo conversações
Lino, Dulcimarta Lemos
Formação de professores
Educação musical
Creative practices
Teachers formation in musical education
Music and pedagogy
title_short Práticas criativas na formação de professores : compondo conversações
title_full Práticas criativas na formação de professores : compondo conversações
title_fullStr Práticas criativas na formação de professores : compondo conversações
title_full_unstemmed Práticas criativas na formação de professores : compondo conversações
title_sort Práticas criativas na formação de professores : compondo conversações
author Lino, Dulcimarta Lemos
author_facet Lino, Dulcimarta Lemos
Cardoso, Bianca de Oliveira
author_role author
author2 Cardoso, Bianca de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lino, Dulcimarta Lemos
Cardoso, Bianca de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação musical
topic Formação de professores
Educação musical
Creative practices
Teachers formation in musical education
Music and pedagogy
dc.subject.eng.fl_str_mv Creative practices
Teachers formation in musical education
Music and pedagogy
description Ao tematizar as práticas criativas na for-mação de professores, o artigo destaca um aspecto emergente na investigação Educação musical na formação de pro-fessores dos cursos de Graduação em Pedagogia gaúchos: escuta e criação na experiência de barulhar (LINO, 2020a). As análises quantitativa e qualitativa da pes-quisa de campo constatam o reduzido es-paço do ensino de música como disciplina curricular nas instituições de ensino su-perior gaúchas e a diminuta presença de práticas criativas nos modos do fazer mu-sical docente. O fortalecimento do cená-rio educativo compreende que o processo de formação de professores em educação musical não se limita apenas ao caráter mandatário de diretrizes curriculares, mas também exige conceber que a música é potência ordinária da vida cotidiana, ofe-recida e ampliada no exercício coletivo de compor conversações (CAGE, 2015). Ao viver os processos de escuta e criação mu-sical, desde a ludicidade, a experiência de barulhar (LINO, 2008) habita a pedagogia como gesto poético de linguagem para sublinhar a composição da docência. As práticas criativas irrompem na formação de professores para inaugurar sentidos, dar-se a ver o lúdico, o sensível, o singular e a intransponível dimensionalidade hu-mana da música como partição e partilha.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-22T04:23:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/230043
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-5304
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001131705
identifier_str_mv 2525-5304
001131705
url http://hdl.handle.net/10183/230043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Orfeu : Revista de Estudos em Música. Florianópolis, SC. Vol.6, n.2 (set. 2021), p. 130-163
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230043/2/001131705.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230043/1/001131705.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8294464bf733ec2bed99fb67c0f1888a
777708531974e16fe711cfb8f87215a5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225036740165632