A importância da informática educativa para discentes e docentes de uma escola municipal de EJA da região do Vale dos Sinos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102833 |
Resumo: | Os recursos tecnológicos estão oportunizando novos desafios no processo de ensino e aprendizagem de discentes e docentes. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) os docentes tem papel importante na sua formação, pois, a maioria dos alunos apresentam dificuldades na aprendizagem, buscam recuperar o tempo perdido e desejam adquirir novos conhecimentos. A importância da informática educativa para alunos e docentes de uma escola municipal de EJA da região do Vale dos Sinos é de grande relevância, pois, está contribuindo na aprendizagem. Através de um estudo de caso, realizamos uma pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa, e foi realizada a aplicação de questionários com alunos e professores da EJA. Com isso, foi possível identificar as dificuldades dos professores quanto ao uso da informática educativa, o uso e práticas dos alunos e docentes no laboratório de informática e as possibilidades e limitações da informática no processo de ensino e aprendizagem. A análise e interpretação de dados foram cuidadosamente avaliadas e percebemos que a escola precisa oferecer ao educando espaços significativos de aprendizagem e os docentes modificarem suas práticas pedagógicas para mediar seus conteúdos de forma mais atrativa ao educando, para os mesmos aprender e adquirir novos conhecimentos. |
id |
UFRGS-2_390a92645e452d35a7608aa8fdc39efc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102833 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Butzen, RejaniAlves, Evandro2014-09-11T02:09:53Z2012http://hdl.handle.net/10183/102833000919971Os recursos tecnológicos estão oportunizando novos desafios no processo de ensino e aprendizagem de discentes e docentes. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) os docentes tem papel importante na sua formação, pois, a maioria dos alunos apresentam dificuldades na aprendizagem, buscam recuperar o tempo perdido e desejam adquirir novos conhecimentos. A importância da informática educativa para alunos e docentes de uma escola municipal de EJA da região do Vale dos Sinos é de grande relevância, pois, está contribuindo na aprendizagem. Através de um estudo de caso, realizamos uma pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa, e foi realizada a aplicação de questionários com alunos e professores da EJA. Com isso, foi possível identificar as dificuldades dos professores quanto ao uso da informática educativa, o uso e práticas dos alunos e docentes no laboratório de informática e as possibilidades e limitações da informática no processo de ensino e aprendizagem. A análise e interpretação de dados foram cuidadosamente avaliadas e percebemos que a escola precisa oferecer ao educando espaços significativos de aprendizagem e os docentes modificarem suas práticas pedagógicas para mediar seus conteúdos de forma mais atrativa ao educando, para os mesmos aprender e adquirir novos conhecimentos.Technological resources are providing opportunities for new challenges in the teaching and learning of students and teachers. In Education for Youth and Adults (EJA) teachers have an important role in its formation, because the majority of students have learning difficulties, seek to recover the lost time and desire to acquire new knowledge. The importance of computer education for students and teachers of a public school in the region EJA Vale dos Sinos is of great importance, therefore, is contributing in learning. Through a case study, we conducted a survey of qualitative and quantitative approach, and was carried out questionnaires to students and teachers of the EJA. Thus, it was possible to identify the difficulties of teachers in the use of educational computing, the use and practices of students and teachers in the computer lab and the possibilities and limitations of information technology in teaching and learning. The analysis and interpretation of data were carefully evaluated and realized that the school must offer significant space to the student learning and teachers modify their teaching practices to mediate their content more attractive to the student, for the same learning and acquiring new knowledge.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Educação de jovens e adultosAprendizagemComputers in educationAdult educationLearningA importância da informática educativa para discentes e docentes de uma escola municipal de EJA da região do Vale dos Sinosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000919971.pdf000919971.pdfTexto completoapplication/pdf692379http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102833/1/000919971.pdfbbe4d187af229fa58e48fc8939cea8d3MD51TEXT000919971.pdf.txt000919971.pdf.txtExtracted Texttext/plain118596http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102833/2/000919971.pdf.txtbca6313d6269bff563326ce38426f1fcMD52THUMBNAIL000919971.pdf.jpg000919971.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1073http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102833/3/000919971.pdf.jpgb81511967920d5a01b851f12eb7a3246MD5310183/1028332018-10-25 09:02:38.513oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102833Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:02:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância da informática educativa para discentes e docentes de uma escola municipal de EJA da região do Vale dos Sinos |
title |
A importância da informática educativa para discentes e docentes de uma escola municipal de EJA da região do Vale dos Sinos |
spellingShingle |
A importância da informática educativa para discentes e docentes de uma escola municipal de EJA da região do Vale dos Sinos Butzen, Rejani Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação de jovens e adultos Aprendizagem Computers in education Adult education Learning |
title_short |
A importância da informática educativa para discentes e docentes de uma escola municipal de EJA da região do Vale dos Sinos |
title_full |
A importância da informática educativa para discentes e docentes de uma escola municipal de EJA da região do Vale dos Sinos |
title_fullStr |
A importância da informática educativa para discentes e docentes de uma escola municipal de EJA da região do Vale dos Sinos |
title_full_unstemmed |
A importância da informática educativa para discentes e docentes de uma escola municipal de EJA da região do Vale dos Sinos |
title_sort |
A importância da informática educativa para discentes e docentes de uma escola municipal de EJA da região do Vale dos Sinos |
author |
Butzen, Rejani |
author_facet |
Butzen, Rejani |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Butzen, Rejani |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alves, Evandro |
contributor_str_mv |
Alves, Evandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação de jovens e adultos Aprendizagem |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação de jovens e adultos Aprendizagem Computers in education Adult education Learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Computers in education Adult education Learning |
description |
Os recursos tecnológicos estão oportunizando novos desafios no processo de ensino e aprendizagem de discentes e docentes. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) os docentes tem papel importante na sua formação, pois, a maioria dos alunos apresentam dificuldades na aprendizagem, buscam recuperar o tempo perdido e desejam adquirir novos conhecimentos. A importância da informática educativa para alunos e docentes de uma escola municipal de EJA da região do Vale dos Sinos é de grande relevância, pois, está contribuindo na aprendizagem. Através de um estudo de caso, realizamos uma pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa, e foi realizada a aplicação de questionários com alunos e professores da EJA. Com isso, foi possível identificar as dificuldades dos professores quanto ao uso da informática educativa, o uso e práticas dos alunos e docentes no laboratório de informática e as possibilidades e limitações da informática no processo de ensino e aprendizagem. A análise e interpretação de dados foram cuidadosamente avaliadas e percebemos que a escola precisa oferecer ao educando espaços significativos de aprendizagem e os docentes modificarem suas práticas pedagógicas para mediar seus conteúdos de forma mais atrativa ao educando, para os mesmos aprender e adquirir novos conhecimentos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-11T02:09:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102833 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000919971 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102833 |
identifier_str_mv |
000919971 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102833/1/000919971.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102833/2/000919971.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102833/3/000919971.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bbe4d187af229fa58e48fc8939cea8d3 bca6313d6269bff563326ce38426f1fc b81511967920d5a01b851f12eb7a3246 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447132869492736 |