O processo de planejamento estratégico em empresas de pequeno porte : o caso de três empresas gaúchas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31786 |
Resumo: | Em um cenário empresarial cada vez mais complexo e turbulento, a necessidade de se planejar o futuro e profissionalizar os processos gerenciais aumenta substancialmente. Além de tal fato, em pequenas empresas a utilização de ferramentas como o planejamento estratégico costuma ser dificultada, por tratar-se de um tema complexo, abrangente, e que exige qualificação dos gestores na implementação. Considerando que existe um número muito maior de pequenas empresas do que de grandes empresas no país, o presente trabalho buscou, através de um estudo de casos múltiplos, demonstrar como três empresas gaúchas de pequeno porte estão operando o processo de planejamento estratégico, com vistas a atingir seus objetivos. Deste modo, identificou-se que, apesar de possuírem um conhecimento restrito acerca do assunto, os empresários das pequenas empresas estudadas entendem o conceito básico, percebem a importância e buscam aplicar a ferramenta em suas organizações. O produto final deste estudo é uma descrição da relevância, do modo de utilização e dos resultados obtidos através da utilização do planejamento estratégico em três empresas de pequeno porte do Rio Grande do Sul. |
id |
UFRGS-2_3a64400af99dbf8d3100e2d75abba1ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31786 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Franzmann, BrunoRhoden, Marisa Ignez dos SantosSantos, Manoela Silveira dos2011-09-15T06:01:58Z2010http://hdl.handle.net/10183/31786000772163Em um cenário empresarial cada vez mais complexo e turbulento, a necessidade de se planejar o futuro e profissionalizar os processos gerenciais aumenta substancialmente. Além de tal fato, em pequenas empresas a utilização de ferramentas como o planejamento estratégico costuma ser dificultada, por tratar-se de um tema complexo, abrangente, e que exige qualificação dos gestores na implementação. Considerando que existe um número muito maior de pequenas empresas do que de grandes empresas no país, o presente trabalho buscou, através de um estudo de casos múltiplos, demonstrar como três empresas gaúchas de pequeno porte estão operando o processo de planejamento estratégico, com vistas a atingir seus objetivos. Deste modo, identificou-se que, apesar de possuírem um conhecimento restrito acerca do assunto, os empresários das pequenas empresas estudadas entendem o conceito básico, percebem a importância e buscam aplicar a ferramenta em suas organizações. O produto final deste estudo é uma descrição da relevância, do modo de utilização e dos resultados obtidos através da utilização do planejamento estratégico em três empresas de pequeno porte do Rio Grande do Sul.In a competitive market that gets more complex and turbulent by the minute, the need to plan ahead and professionalize the managerial process grows substantially. Furthermore, in small companies, the utilization of tools like strategic planning is usually difficult, since it is a complex and broad matter, and one that needs the managers to be qualified enough to implement it. Considering that there is a far greater number of small companies than large ones in the country, this work has aimed, through a multiple case study, to show how three small companies from the state of Rio Grande do Sul are conducting the strategic planning process with a view to reaching their goals. This way, it was discovered that, despite having limited knowledge on the subject, the managers of the small companies that were analyzed understand its basic concept, realize its importance and try to apply it in their organizations. The final product of this study is a description of the relevance, the way to utilize, and the results obtained through the use of strategic planning in three small companies from Rio Grande do Sul.application/pdfporPlanejamento estratégicoPequenas empresasStrategic planningStrategySmall CcompanyO processo de planejamento estratégico em empresas de pequeno porte : o caso de três empresas gaúchasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000772163.pdf.txt000772163.pdf.txtExtracted Texttext/plain102907http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31786/2/000772163.pdf.txtcdb3c56418b1adbf18fc0df3a66a1af5MD52ORIGINAL000772163.pdf000772163.pdfTexto completoapplication/pdf156668http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31786/1/000772163.pdfbe21061ec18ee6abf090594dad4ea631MD51THUMBNAIL000772163.pdf.jpg000772163.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1173http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31786/3/000772163.pdf.jpg0307152fc7787d2839395431352ac452MD5310183/317862018-10-10 07:47:27.572oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31786Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:47:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O processo de planejamento estratégico em empresas de pequeno porte : o caso de três empresas gaúchas |
title |
O processo de planejamento estratégico em empresas de pequeno porte : o caso de três empresas gaúchas |
spellingShingle |
O processo de planejamento estratégico em empresas de pequeno porte : o caso de três empresas gaúchas Franzmann, Bruno Planejamento estratégico Pequenas empresas Strategic planning Strategy Small Ccompany |
title_short |
O processo de planejamento estratégico em empresas de pequeno porte : o caso de três empresas gaúchas |
title_full |
O processo de planejamento estratégico em empresas de pequeno porte : o caso de três empresas gaúchas |
title_fullStr |
O processo de planejamento estratégico em empresas de pequeno porte : o caso de três empresas gaúchas |
title_full_unstemmed |
O processo de planejamento estratégico em empresas de pequeno porte : o caso de três empresas gaúchas |
title_sort |
O processo de planejamento estratégico em empresas de pequeno porte : o caso de três empresas gaúchas |
author |
Franzmann, Bruno |
author_facet |
Franzmann, Bruno |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franzmann, Bruno |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rhoden, Marisa Ignez dos Santos |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Santos, Manoela Silveira dos |
contributor_str_mv |
Rhoden, Marisa Ignez dos Santos Santos, Manoela Silveira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento estratégico Pequenas empresas |
topic |
Planejamento estratégico Pequenas empresas Strategic planning Strategy Small Ccompany |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Strategic planning Strategy Small Ccompany |
description |
Em um cenário empresarial cada vez mais complexo e turbulento, a necessidade de se planejar o futuro e profissionalizar os processos gerenciais aumenta substancialmente. Além de tal fato, em pequenas empresas a utilização de ferramentas como o planejamento estratégico costuma ser dificultada, por tratar-se de um tema complexo, abrangente, e que exige qualificação dos gestores na implementação. Considerando que existe um número muito maior de pequenas empresas do que de grandes empresas no país, o presente trabalho buscou, através de um estudo de casos múltiplos, demonstrar como três empresas gaúchas de pequeno porte estão operando o processo de planejamento estratégico, com vistas a atingir seus objetivos. Deste modo, identificou-se que, apesar de possuírem um conhecimento restrito acerca do assunto, os empresários das pequenas empresas estudadas entendem o conceito básico, percebem a importância e buscam aplicar a ferramenta em suas organizações. O produto final deste estudo é uma descrição da relevância, do modo de utilização e dos resultados obtidos através da utilização do planejamento estratégico em três empresas de pequeno porte do Rio Grande do Sul. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-15T06:01:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31786 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000772163 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31786 |
identifier_str_mv |
000772163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31786/2/000772163.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31786/1/000772163.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31786/3/000772163.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cdb3c56418b1adbf18fc0df3a66a1af5 be21061ec18ee6abf090594dad4ea631 0307152fc7787d2839395431352ac452 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447062534160384 |