O processo de planejamento estratégico em empresas de pequeno porte : o caso de três empresas gaúchas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franzmann, Bruno
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31786
Resumo: Em um cenário empresarial cada vez mais complexo e turbulento, a necessidade de se planejar o futuro e profissionalizar os processos gerenciais aumenta substancialmente. Além de tal fato, em pequenas empresas a utilização de ferramentas como o planejamento estratégico costuma ser dificultada, por tratar-se de um tema complexo, abrangente, e que exige qualificação dos gestores na implementação. Considerando que existe um número muito maior de pequenas empresas do que de grandes empresas no país, o presente trabalho buscou, através de um estudo de casos múltiplos, demonstrar como três empresas gaúchas de pequeno porte estão operando o processo de planejamento estratégico, com vistas a atingir seus objetivos. Deste modo, identificou-se que, apesar de possuírem um conhecimento restrito acerca do assunto, os empresários das pequenas empresas estudadas entendem o conceito básico, percebem a importância e buscam aplicar a ferramenta em suas organizações. O produto final deste estudo é uma descrição da relevância, do modo de utilização e dos resultados obtidos através da utilização do planejamento estratégico em três empresas de pequeno porte do Rio Grande do Sul.
id UFRGS-2_3a64400af99dbf8d3100e2d75abba1ed
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31786
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Franzmann, BrunoRhoden, Marisa Ignez dos SantosSantos, Manoela Silveira dos2011-09-15T06:01:58Z2010http://hdl.handle.net/10183/31786000772163Em um cenário empresarial cada vez mais complexo e turbulento, a necessidade de se planejar o futuro e profissionalizar os processos gerenciais aumenta substancialmente. Além de tal fato, em pequenas empresas a utilização de ferramentas como o planejamento estratégico costuma ser dificultada, por tratar-se de um tema complexo, abrangente, e que exige qualificação dos gestores na implementação. Considerando que existe um número muito maior de pequenas empresas do que de grandes empresas no país, o presente trabalho buscou, através de um estudo de casos múltiplos, demonstrar como três empresas gaúchas de pequeno porte estão operando o processo de planejamento estratégico, com vistas a atingir seus objetivos. Deste modo, identificou-se que, apesar de possuírem um conhecimento restrito acerca do assunto, os empresários das pequenas empresas estudadas entendem o conceito básico, percebem a importância e buscam aplicar a ferramenta em suas organizações. O produto final deste estudo é uma descrição da relevância, do modo de utilização e dos resultados obtidos através da utilização do planejamento estratégico em três empresas de pequeno porte do Rio Grande do Sul.In a competitive market that gets more complex and turbulent by the minute, the need to plan ahead and professionalize the managerial process grows substantially. Furthermore, in small companies, the utilization of tools like strategic planning is usually difficult, since it is a complex and broad matter, and one that needs the managers to be qualified enough to implement it. Considering that there is a far greater number of small companies than large ones in the country, this work has aimed, through a multiple case study, to show how three small companies from the state of Rio Grande do Sul are conducting the strategic planning process with a view to reaching their goals. This way, it was discovered that, despite having limited knowledge on the subject, the managers of the small companies that were analyzed understand its basic concept, realize its importance and try to apply it in their organizations. The final product of this study is a description of the relevance, the way to utilize, and the results obtained through the use of strategic planning in three small companies from Rio Grande do Sul.application/pdfporPlanejamento estratégicoPequenas empresasStrategic planningStrategySmall CcompanyO processo de planejamento estratégico em empresas de pequeno porte : o caso de três empresas gaúchasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000772163.pdf.txt000772163.pdf.txtExtracted Texttext/plain102907http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31786/2/000772163.pdf.txtcdb3c56418b1adbf18fc0df3a66a1af5MD52ORIGINAL000772163.pdf000772163.pdfTexto completoapplication/pdf156668http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31786/1/000772163.pdfbe21061ec18ee6abf090594dad4ea631MD51THUMBNAIL000772163.pdf.jpg000772163.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1173http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31786/3/000772163.pdf.jpg0307152fc7787d2839395431352ac452MD5310183/317862018-10-10 07:47:27.572oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31786Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:47:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de planejamento estratégico em empresas de pequeno porte : o caso de três empresas gaúchas
title O processo de planejamento estratégico em empresas de pequeno porte : o caso de três empresas gaúchas
spellingShingle O processo de planejamento estratégico em empresas de pequeno porte : o caso de três empresas gaúchas
Franzmann, Bruno
Planejamento estratégico
Pequenas empresas
Strategic planning
Strategy
Small Ccompany
title_short O processo de planejamento estratégico em empresas de pequeno porte : o caso de três empresas gaúchas
title_full O processo de planejamento estratégico em empresas de pequeno porte : o caso de três empresas gaúchas
title_fullStr O processo de planejamento estratégico em empresas de pequeno porte : o caso de três empresas gaúchas
title_full_unstemmed O processo de planejamento estratégico em empresas de pequeno porte : o caso de três empresas gaúchas
title_sort O processo de planejamento estratégico em empresas de pequeno porte : o caso de três empresas gaúchas
author Franzmann, Bruno
author_facet Franzmann, Bruno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franzmann, Bruno
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rhoden, Marisa Ignez dos Santos
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Santos, Manoela Silveira dos
contributor_str_mv Rhoden, Marisa Ignez dos Santos
Santos, Manoela Silveira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento estratégico
Pequenas empresas
topic Planejamento estratégico
Pequenas empresas
Strategic planning
Strategy
Small Ccompany
dc.subject.eng.fl_str_mv Strategic planning
Strategy
Small Ccompany
description Em um cenário empresarial cada vez mais complexo e turbulento, a necessidade de se planejar o futuro e profissionalizar os processos gerenciais aumenta substancialmente. Além de tal fato, em pequenas empresas a utilização de ferramentas como o planejamento estratégico costuma ser dificultada, por tratar-se de um tema complexo, abrangente, e que exige qualificação dos gestores na implementação. Considerando que existe um número muito maior de pequenas empresas do que de grandes empresas no país, o presente trabalho buscou, através de um estudo de casos múltiplos, demonstrar como três empresas gaúchas de pequeno porte estão operando o processo de planejamento estratégico, com vistas a atingir seus objetivos. Deste modo, identificou-se que, apesar de possuírem um conhecimento restrito acerca do assunto, os empresários das pequenas empresas estudadas entendem o conceito básico, percebem a importância e buscam aplicar a ferramenta em suas organizações. O produto final deste estudo é uma descrição da relevância, do modo de utilização e dos resultados obtidos através da utilização do planejamento estratégico em três empresas de pequeno porte do Rio Grande do Sul.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-15T06:01:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31786
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000772163
url http://hdl.handle.net/10183/31786
identifier_str_mv 000772163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31786/2/000772163.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31786/1/000772163.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31786/3/000772163.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cdb3c56418b1adbf18fc0df3a66a1af5
be21061ec18ee6abf090594dad4ea631
0307152fc7787d2839395431352ac452
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447062534160384