Papel de influenciadores no processo decisório dos consumidores de smartphones
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/237915 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo mensurar o grau de importância que influenciadores e atributos do produto exercem sobre o processo de tomada de decisão de smartphones. Para atingir o objetivo geral desta pesquisa, optou-se por realizar duas etapas, sendo a primeira exploratória e a segunda descritiva. Na realização da primeira etapa, foram realizadas dez entrevistas em profundidade com consumidores de smartphones que compraram seu aparelho durante o ano de 2021. A partir da análise dessas entrevistas, foi possível identificar atributos de compra e fontes de influência relacionados ao processo de decisão de compra de celulares. Na realização da segunda etapa, utilizou-se dos dados obtidos na etapa exploratória para desenvolver um questionário com o intuito de mensurar de maneira quantitativa a importância dos atributos e fontes de influências relacionadas ao processo de decisão de compra de smartphones, obtendo 123 respostas. Após, foram realizadas análise dos dados descritivos, ordenando os atributos e fontes de influências de acordo com sua respectiva importância absoluta e também conforme os atributos e fontes de influências considerados mais importantes para sua escolha de compra. Também foram realizados testes estatísticos para compreender a influência do preço pago na importância das fontes de influência e motivos de influência. Portanto, o estudo identificou que os atributos de produto mais importantes são câmera, resistência / durabilidade e preço, as fontes de influência mais importantes para a escolha de compra de smartphones dos consumidores da amostra são sites especializados, avaliações de consumidores e vídeos no YouTube, enquanto os motivos de influência mais importantes são mostrar funcionalidades, conhecimento e avaliação sincera. |
id |
UFRGS-2_3ad602888d0d953a35748ec5d171f709 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237915 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Caletti, Rafael MartinsNicolao, Leonardo2022-04-27T04:46:02Z2021http://hdl.handle.net/10183/237915001140255O presente estudo teve como objetivo mensurar o grau de importância que influenciadores e atributos do produto exercem sobre o processo de tomada de decisão de smartphones. Para atingir o objetivo geral desta pesquisa, optou-se por realizar duas etapas, sendo a primeira exploratória e a segunda descritiva. Na realização da primeira etapa, foram realizadas dez entrevistas em profundidade com consumidores de smartphones que compraram seu aparelho durante o ano de 2021. A partir da análise dessas entrevistas, foi possível identificar atributos de compra e fontes de influência relacionados ao processo de decisão de compra de celulares. Na realização da segunda etapa, utilizou-se dos dados obtidos na etapa exploratória para desenvolver um questionário com o intuito de mensurar de maneira quantitativa a importância dos atributos e fontes de influências relacionadas ao processo de decisão de compra de smartphones, obtendo 123 respostas. Após, foram realizadas análise dos dados descritivos, ordenando os atributos e fontes de influências de acordo com sua respectiva importância absoluta e também conforme os atributos e fontes de influências considerados mais importantes para sua escolha de compra. Também foram realizados testes estatísticos para compreender a influência do preço pago na importância das fontes de influência e motivos de influência. Portanto, o estudo identificou que os atributos de produto mais importantes são câmera, resistência / durabilidade e preço, as fontes de influência mais importantes para a escolha de compra de smartphones dos consumidores da amostra são sites especializados, avaliações de consumidores e vídeos no YouTube, enquanto os motivos de influência mais importantes são mostrar funcionalidades, conhecimento e avaliação sincera.This study had the objective of measuring the importance level that influencers and product attributes have on the purchase decision process of smartphones. To achieve the general objective of this study, it was decided to conduct two stages of research, the first one being exploratory study and the second descriptive. During the first stage, it was conducted ten in-depth interviews with smartphone consumers that purchased their device during 2021. With the analysis of these interviews, it was possible to identify purchase attributes and influencers related to the purchase decision process of smartphones. During the second stage, the data gathered during the exploratory stage was used to develop a survey, with the objective of measuring quantitatively the importance of the attributes and influencers related to the purchase decision process of smartphones, collecting 123 answers. Then, a descriptive data analysis was conducted, ranking the attributes and influencers according to their respective absolute importance and also according to the attributes and influencers considered most important to the purchase decision. Statistical tests were also done to understand the influence of price of purchase on the importance of influencers and the reasons of influence. Therefore, the study identified that the most important products attributes are camera, resistance / durability and price, that the most important influencers to the purchase decision of smartphones of the consumers of this research are specialized websites, consumer evaluations and YouTube videos, while the most important reasons of influence are showing functionalities, knowledge and sincere evaluation.application/pdfporMarketingComportamento do consumidorDecisão de compraInfluenciador digitalInfluencersPurchase decision processSmartphonesConsumer behaviorPapel de influenciadores no processo decisório dos consumidores de smartphonesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2021/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140255.pdf.txt001140255.pdf.txtExtracted Texttext/plain120644http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237915/2/001140255.pdf.txtee12cfada2d60e2faea88559f49ec000MD52ORIGINAL001140255.pdfTexto completoapplication/pdf2177062http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237915/1/001140255.pdf3e3e3cbf6bef54bc7b65a1c46408d269MD5110183/2379152022-08-05 04:50:48.858726oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237915Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-05T07:50:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Papel de influenciadores no processo decisório dos consumidores de smartphones |
title |
Papel de influenciadores no processo decisório dos consumidores de smartphones |
spellingShingle |
Papel de influenciadores no processo decisório dos consumidores de smartphones Caletti, Rafael Martins Marketing Comportamento do consumidor Decisão de compra Influenciador digital Influencers Purchase decision process Smartphones Consumer behavior |
title_short |
Papel de influenciadores no processo decisório dos consumidores de smartphones |
title_full |
Papel de influenciadores no processo decisório dos consumidores de smartphones |
title_fullStr |
Papel de influenciadores no processo decisório dos consumidores de smartphones |
title_full_unstemmed |
Papel de influenciadores no processo decisório dos consumidores de smartphones |
title_sort |
Papel de influenciadores no processo decisório dos consumidores de smartphones |
author |
Caletti, Rafael Martins |
author_facet |
Caletti, Rafael Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caletti, Rafael Martins |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nicolao, Leonardo |
contributor_str_mv |
Nicolao, Leonardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Comportamento do consumidor Decisão de compra Influenciador digital |
topic |
Marketing Comportamento do consumidor Decisão de compra Influenciador digital Influencers Purchase decision process Smartphones Consumer behavior |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Influencers Purchase decision process Smartphones Consumer behavior |
description |
O presente estudo teve como objetivo mensurar o grau de importância que influenciadores e atributos do produto exercem sobre o processo de tomada de decisão de smartphones. Para atingir o objetivo geral desta pesquisa, optou-se por realizar duas etapas, sendo a primeira exploratória e a segunda descritiva. Na realização da primeira etapa, foram realizadas dez entrevistas em profundidade com consumidores de smartphones que compraram seu aparelho durante o ano de 2021. A partir da análise dessas entrevistas, foi possível identificar atributos de compra e fontes de influência relacionados ao processo de decisão de compra de celulares. Na realização da segunda etapa, utilizou-se dos dados obtidos na etapa exploratória para desenvolver um questionário com o intuito de mensurar de maneira quantitativa a importância dos atributos e fontes de influências relacionadas ao processo de decisão de compra de smartphones, obtendo 123 respostas. Após, foram realizadas análise dos dados descritivos, ordenando os atributos e fontes de influências de acordo com sua respectiva importância absoluta e também conforme os atributos e fontes de influências considerados mais importantes para sua escolha de compra. Também foram realizados testes estatísticos para compreender a influência do preço pago na importância das fontes de influência e motivos de influência. Portanto, o estudo identificou que os atributos de produto mais importantes são câmera, resistência / durabilidade e preço, as fontes de influência mais importantes para a escolha de compra de smartphones dos consumidores da amostra são sites especializados, avaliações de consumidores e vídeos no YouTube, enquanto os motivos de influência mais importantes são mostrar funcionalidades, conhecimento e avaliação sincera. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-27T04:46:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/237915 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001140255 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/237915 |
identifier_str_mv |
001140255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237915/2/001140255.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237915/1/001140255.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ee12cfada2d60e2faea88559f49ec000 3e3e3cbf6bef54bc7b65a1c46408d269 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224629066399744 |