Dificuldades de alfabetização e letramento entre alunos de 3º ano de uma escola pública de ensino regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mônica Gomes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/37681
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como foco identificar as dificuldades de Alfabetização e Letramento entre alunos de 3° ano de uma Escola Pública de Ensino Regular, bem como os processos de aprendizagem envolvidos, os níveis de desenvolvimento na aquisição da leitura e da escrita e, ainda os níveis cognitivos desses alunos durante meu período de Estágio Curricular do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para compreensão desses processos traz estudos acerca do conceito de alfabetização, dos princípios Teóricos Metodológicos desta, dos métodos mais comuns utilizados na alfabetização: sintéticos e globais, amplamente conhecidos e do conceito de letramento. Busca investigar os níveis de desenvolvimento cognitivo e os níveis da evolução da lectoescrita envolvendo quatro estudos de casos, representativos do nível geral da turma de 3º ano. A investigação é com base em coletas de dados, fontes e informações extraídas do meu Pbworks de Estágio e do Projeto de Aprendizagem desenvolvido com os alunos do 3º ano durante o meu período de estágio curricular. A análise desses estudos de casos é ancorada nas teorias de Jean Piaget, que nos explica os níveis de desenvolvimento cognitivo da criança sob a perspectiva da epistemologia genética, de Vygotsky que prioriza o caráter social do sujeito reforçando que o conhecimento é construído pelo indivíduo em interação constante com o meio social em que vive sob uma perspectiva sociointeracionista, de Emília Ferreiro a partir da Psicogênese da Língua Escrita onde explica os níveis da evolução da escrita e da leitura dos alunos, ainda as teóricas Marlene Carvalho e Jaqueline Moll que nos ajudam a compreender os processos de alfabetização e letramento envolvidos e as influências que sofrem no desenvolvimento das capacidades linguísticas. O trabalho apresenta atividades realizadas durante meu período de estágio curricular que contribuíram positivamente para a evolução dos alunos nos processos de alfabetização e letramento, como também o diagnóstico das dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita desses alunos. Para finalizar apresenta as considerações sobre a importância de o educador observar as etapas de desenvolvimento cognitivo da criança e de como se estrutura o pensamento e, os fatores envolvidos na aprendizagem para minimizar as dificuldades encontradas durante o processo de domínio do código lingüístico. Fala ainda da importância de adquirir conhecimento dos princípios Teóricos Metodológicos que orientam os processos de alfabetização e letramento para que tanto o educador quanto a instituição de ensino possa proporcionar atividades e meios de interação eficazes na promoção da alfabetização e do uso social competente da leitura e da escrita.
id UFRGS-2_3ba35f39b2f8480dc5c1dd502d12ce3b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37681
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Mônica GomesMeinerz, Carla Beatriz2012-03-21T01:21:11Z2010http://hdl.handle.net/10183/37681000821789O presente trabalho de conclusão de curso tem como foco identificar as dificuldades de Alfabetização e Letramento entre alunos de 3° ano de uma Escola Pública de Ensino Regular, bem como os processos de aprendizagem envolvidos, os níveis de desenvolvimento na aquisição da leitura e da escrita e, ainda os níveis cognitivos desses alunos durante meu período de Estágio Curricular do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para compreensão desses processos traz estudos acerca do conceito de alfabetização, dos princípios Teóricos Metodológicos desta, dos métodos mais comuns utilizados na alfabetização: sintéticos e globais, amplamente conhecidos e do conceito de letramento. Busca investigar os níveis de desenvolvimento cognitivo e os níveis da evolução da lectoescrita envolvendo quatro estudos de casos, representativos do nível geral da turma de 3º ano. A investigação é com base em coletas de dados, fontes e informações extraídas do meu Pbworks de Estágio e do Projeto de Aprendizagem desenvolvido com os alunos do 3º ano durante o meu período de estágio curricular. A análise desses estudos de casos é ancorada nas teorias de Jean Piaget, que nos explica os níveis de desenvolvimento cognitivo da criança sob a perspectiva da epistemologia genética, de Vygotsky que prioriza o caráter social do sujeito reforçando que o conhecimento é construído pelo indivíduo em interação constante com o meio social em que vive sob uma perspectiva sociointeracionista, de Emília Ferreiro a partir da Psicogênese da Língua Escrita onde explica os níveis da evolução da escrita e da leitura dos alunos, ainda as teóricas Marlene Carvalho e Jaqueline Moll que nos ajudam a compreender os processos de alfabetização e letramento envolvidos e as influências que sofrem no desenvolvimento das capacidades linguísticas. O trabalho apresenta atividades realizadas durante meu período de estágio curricular que contribuíram positivamente para a evolução dos alunos nos processos de alfabetização e letramento, como também o diagnóstico das dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita desses alunos. Para finalizar apresenta as considerações sobre a importância de o educador observar as etapas de desenvolvimento cognitivo da criança e de como se estrutura o pensamento e, os fatores envolvidos na aprendizagem para minimizar as dificuldades encontradas durante o processo de domínio do código lingüístico. Fala ainda da importância de adquirir conhecimento dos princípios Teóricos Metodológicos que orientam os processos de alfabetização e letramento para que tanto o educador quanto a instituição de ensino possa proporcionar atividades e meios de interação eficazes na promoção da alfabetização e do uso social competente da leitura e da escrita.This work of completion for course focuses on identifying the difficulties of literacy and literacy among students of 3rd year of a Regular public school Teaching and learning processes involved, the levels of development in the acquisition of reading and writing and cognitive levels still, these students during my period of Internship course Curriculum of pedagogy at the Faculty of Education at the Federal University of Rio Grande do Sul. For understanding these processes brings studies about the concept of literacy, of this Methodological, theoretical fundamentals of the most common methods used in synthetic and global literacy:, widely known and the concept of literacy. Search investigate the levels of cognitive development and the levels of development of lectoescrita involving four case studies, covering the General level of 3rd year class. Research is based on data collections, fonts and information extracted from my internship Pbworks and learning project developed with students of 3rd year during my curricular internship period. The analysis of case studies is anchored on the theories of Jean Piaget, who explains the levels of cognitive development of children from the perspective of genetic epistemology of Vygotsky that prioritizes the social character of the subject stressing that knowledge is built by the individual in constant interaction with the social environment in which you live under a perspective sociointeracionista, Emilia Ferreiro from Psychogeneses Written language which explains the levels of evolution of writing and reading, yet the theoretical Marlene Carvalho and Jaqueline Moll that help us understand the processes involved in literacy and literacy and the influences that suffer in the development of language skills. The paper presents activities performed during my period of curricular internship that contributed positively to the development of students in literacy and literacy, but also the diagnosis of learning difficulties of reading and writing of these students. To finalize presents considerations about the importance of the educator observe steps cognitive development of children and how to structure the thought and the factors involved in learning to minimize the difficulties encountered during the process of linguistic code domain. Still Speaks of the importance of acquiring knowledge of Theoretical Methodological principles that guide the processes of literacy and literacy for both the educator as teaching institution can provide activities and means of effective interaction in promoting literacy and social responsible usage of reading and writing.application/pdfporAlfabetizaçãoLeituraEscritaLetramentoDificuldades de aprendizagemLiteracyReadingWritingLearning disabilitiesDificuldades de alfabetização e letramento entre alunos de 3º ano de uma escola pública de ensino regularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoTrês Cachoeiras, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000821789.pdf000821789.pdfTexto completoapplication/pdf1353130http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37681/1/000821789.pdf22661565f6b70b531b411241ee1a85bbMD51TEXT000821789.pdf.txt000821789.pdf.txtExtracted Texttext/plain100681http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37681/2/000821789.pdf.txt78ec36b821f2292e71603d9cb90acf61MD52THUMBNAIL000821789.pdf.jpg000821789.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1081http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37681/3/000821789.pdf.jpg5795d627d0893f51fca01af918262082MD5310183/376812018-10-11 08:54:43.13oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37681Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:54:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dificuldades de alfabetização e letramento entre alunos de 3º ano de uma escola pública de ensino regular
title Dificuldades de alfabetização e letramento entre alunos de 3º ano de uma escola pública de ensino regular
spellingShingle Dificuldades de alfabetização e letramento entre alunos de 3º ano de uma escola pública de ensino regular
Santos, Mônica Gomes
Alfabetização
Leitura
Escrita
Letramento
Dificuldades de aprendizagem
Literacy
Reading
Writing
Learning disabilities
title_short Dificuldades de alfabetização e letramento entre alunos de 3º ano de uma escola pública de ensino regular
title_full Dificuldades de alfabetização e letramento entre alunos de 3º ano de uma escola pública de ensino regular
title_fullStr Dificuldades de alfabetização e letramento entre alunos de 3º ano de uma escola pública de ensino regular
title_full_unstemmed Dificuldades de alfabetização e letramento entre alunos de 3º ano de uma escola pública de ensino regular
title_sort Dificuldades de alfabetização e letramento entre alunos de 3º ano de uma escola pública de ensino regular
author Santos, Mônica Gomes
author_facet Santos, Mônica Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mônica Gomes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Meinerz, Carla Beatriz
contributor_str_mv Meinerz, Carla Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Leitura
Escrita
Letramento
Dificuldades de aprendizagem
topic Alfabetização
Leitura
Escrita
Letramento
Dificuldades de aprendizagem
Literacy
Reading
Writing
Learning disabilities
dc.subject.eng.fl_str_mv Literacy
Reading
Writing
Learning disabilities
description O presente trabalho de conclusão de curso tem como foco identificar as dificuldades de Alfabetização e Letramento entre alunos de 3° ano de uma Escola Pública de Ensino Regular, bem como os processos de aprendizagem envolvidos, os níveis de desenvolvimento na aquisição da leitura e da escrita e, ainda os níveis cognitivos desses alunos durante meu período de Estágio Curricular do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para compreensão desses processos traz estudos acerca do conceito de alfabetização, dos princípios Teóricos Metodológicos desta, dos métodos mais comuns utilizados na alfabetização: sintéticos e globais, amplamente conhecidos e do conceito de letramento. Busca investigar os níveis de desenvolvimento cognitivo e os níveis da evolução da lectoescrita envolvendo quatro estudos de casos, representativos do nível geral da turma de 3º ano. A investigação é com base em coletas de dados, fontes e informações extraídas do meu Pbworks de Estágio e do Projeto de Aprendizagem desenvolvido com os alunos do 3º ano durante o meu período de estágio curricular. A análise desses estudos de casos é ancorada nas teorias de Jean Piaget, que nos explica os níveis de desenvolvimento cognitivo da criança sob a perspectiva da epistemologia genética, de Vygotsky que prioriza o caráter social do sujeito reforçando que o conhecimento é construído pelo indivíduo em interação constante com o meio social em que vive sob uma perspectiva sociointeracionista, de Emília Ferreiro a partir da Psicogênese da Língua Escrita onde explica os níveis da evolução da escrita e da leitura dos alunos, ainda as teóricas Marlene Carvalho e Jaqueline Moll que nos ajudam a compreender os processos de alfabetização e letramento envolvidos e as influências que sofrem no desenvolvimento das capacidades linguísticas. O trabalho apresenta atividades realizadas durante meu período de estágio curricular que contribuíram positivamente para a evolução dos alunos nos processos de alfabetização e letramento, como também o diagnóstico das dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita desses alunos. Para finalizar apresenta as considerações sobre a importância de o educador observar as etapas de desenvolvimento cognitivo da criança e de como se estrutura o pensamento e, os fatores envolvidos na aprendizagem para minimizar as dificuldades encontradas durante o processo de domínio do código lingüístico. Fala ainda da importância de adquirir conhecimento dos princípios Teóricos Metodológicos que orientam os processos de alfabetização e letramento para que tanto o educador quanto a instituição de ensino possa proporcionar atividades e meios de interação eficazes na promoção da alfabetização e do uso social competente da leitura e da escrita.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-03-21T01:21:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/37681
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000821789
url http://hdl.handle.net/10183/37681
identifier_str_mv 000821789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37681/1/000821789.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37681/2/000821789.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37681/3/000821789.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 22661565f6b70b531b411241ee1a85bb
78ec36b821f2292e71603d9cb90acf61
5795d627d0893f51fca01af918262082
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447074891628544