O olhar da criança e o enxergar do adulto : a participação das crianças na construção de um projeto político pedagógico em uma escola de educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151626 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma análise teórica e reflexiva de um Projeto de Intervenção(PI) em uma Escola Municipal de Educação Infantil(EMEI) do município de Porto Alegre, sobre a maneira inédita naquela realidade, que as crianças de uma turma de Jardim B, não só participaram mas atuaram como protagonistas, assim como todos os outros sujeitos da comunidade escolar, da construção do Projeto Político Pedagógico da Escola no ano de 2015. Este Projeto de Intervenção foi proposto como culminância do Curso de Especialização em Gestão Escolar da UFRGS. O processo de implementação deste PI, foi conduzido de forma a valorizar os saberes e desejos de todos nas construções de singularidades e tomadas de decisões, garantindo ao processo legitimidade e respeitando os princípios de transparência, participação coletiva e responsabilidade política e social. O referencial teórico foi estabelecido a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, das Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação Infantil, da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente e de autores como Maria Carmem Barbosa, Zilma Moraes e Victor Paro entre outros. A fundamentação metodológica deu- se através da pesquisa- ação, de entrevistas além de outros registros feitos com as crianças e membros da Comunidade Escolar. |
id |
UFRGS-2_3c8bc795f7b581aed8f00a5e79c37af0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151626 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Maia, RoselaineCaetano, Maria Raquel2017-02-14T02:23:21Z2015http://hdl.handle.net/10183/151626001003709Este trabalho apresenta uma análise teórica e reflexiva de um Projeto de Intervenção(PI) em uma Escola Municipal de Educação Infantil(EMEI) do município de Porto Alegre, sobre a maneira inédita naquela realidade, que as crianças de uma turma de Jardim B, não só participaram mas atuaram como protagonistas, assim como todos os outros sujeitos da comunidade escolar, da construção do Projeto Político Pedagógico da Escola no ano de 2015. Este Projeto de Intervenção foi proposto como culminância do Curso de Especialização em Gestão Escolar da UFRGS. O processo de implementação deste PI, foi conduzido de forma a valorizar os saberes e desejos de todos nas construções de singularidades e tomadas de decisões, garantindo ao processo legitimidade e respeitando os princípios de transparência, participação coletiva e responsabilidade política e social. O referencial teórico foi estabelecido a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, das Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação Infantil, da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente e de autores como Maria Carmem Barbosa, Zilma Moraes e Victor Paro entre outros. A fundamentação metodológica deu- se através da pesquisa- ação, de entrevistas além de outros registros feitos com as crianças e membros da Comunidade Escolar.application/pdfporEducação infantilProjeto pedagógicoGestão democráticaProtagonismo infantilO olhar da criança e o enxergar do adulto : a participação das crianças na construção de um projeto político pedagógico em uma escola de educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001003709.pdf001003709.pdfTexto completoapplication/pdf1174906http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151626/1/001003709.pdfb1e53ba295438f494a0b861e64fb839eMD51TEXT001003709.pdf.txt001003709.pdf.txtExtracted Texttext/plain54687http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151626/2/001003709.pdf.txt1bc9914195a11ace4646488c71e457d6MD5210183/1516262017-02-15 02:27:20.862489oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151626Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:27:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O olhar da criança e o enxergar do adulto : a participação das crianças na construção de um projeto político pedagógico em uma escola de educação infantil |
title |
O olhar da criança e o enxergar do adulto : a participação das crianças na construção de um projeto político pedagógico em uma escola de educação infantil |
spellingShingle |
O olhar da criança e o enxergar do adulto : a participação das crianças na construção de um projeto político pedagógico em uma escola de educação infantil Maia, Roselaine Educação infantil Projeto pedagógico Gestão democrática Protagonismo infantil |
title_short |
O olhar da criança e o enxergar do adulto : a participação das crianças na construção de um projeto político pedagógico em uma escola de educação infantil |
title_full |
O olhar da criança e o enxergar do adulto : a participação das crianças na construção de um projeto político pedagógico em uma escola de educação infantil |
title_fullStr |
O olhar da criança e o enxergar do adulto : a participação das crianças na construção de um projeto político pedagógico em uma escola de educação infantil |
title_full_unstemmed |
O olhar da criança e o enxergar do adulto : a participação das crianças na construção de um projeto político pedagógico em uma escola de educação infantil |
title_sort |
O olhar da criança e o enxergar do adulto : a participação das crianças na construção de um projeto político pedagógico em uma escola de educação infantil |
author |
Maia, Roselaine |
author_facet |
Maia, Roselaine |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Roselaine |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Caetano, Maria Raquel |
contributor_str_mv |
Caetano, Maria Raquel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Projeto pedagógico Gestão democrática Protagonismo infantil |
topic |
Educação infantil Projeto pedagógico Gestão democrática Protagonismo infantil |
description |
Este trabalho apresenta uma análise teórica e reflexiva de um Projeto de Intervenção(PI) em uma Escola Municipal de Educação Infantil(EMEI) do município de Porto Alegre, sobre a maneira inédita naquela realidade, que as crianças de uma turma de Jardim B, não só participaram mas atuaram como protagonistas, assim como todos os outros sujeitos da comunidade escolar, da construção do Projeto Político Pedagógico da Escola no ano de 2015. Este Projeto de Intervenção foi proposto como culminância do Curso de Especialização em Gestão Escolar da UFRGS. O processo de implementação deste PI, foi conduzido de forma a valorizar os saberes e desejos de todos nas construções de singularidades e tomadas de decisões, garantindo ao processo legitimidade e respeitando os princípios de transparência, participação coletiva e responsabilidade política e social. O referencial teórico foi estabelecido a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, das Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação Infantil, da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente e de autores como Maria Carmem Barbosa, Zilma Moraes e Victor Paro entre outros. A fundamentação metodológica deu- se através da pesquisa- ação, de entrevistas além de outros registros feitos com as crianças e membros da Comunidade Escolar. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-14T02:23:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/151626 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001003709 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/151626 |
identifier_str_mv |
001003709 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151626/1/001003709.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151626/2/001003709.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b1e53ba295438f494a0b861e64fb839e 1bc9914195a11ace4646488c71e457d6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447187977404416 |