Potencialidades e desafios dos educadores de arte durante o ensino remoto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/252064 |
Resumo: | O presente trabalho consiste em uma investigação sobre as relações, durante o período de ensino remoto, entre professores, instituições escolares e estudantes do ensino de Artes com as tecnologias digitais. O embasamento teórico para o estudo dá-se por intermédio, sobretudo, das leituras de Hernández (2000; 2006) e Lipovetsky & Serroy (2009; 2015). Por meio de uma abordagem teórico-prática, vinculada às experiências de estágio-docência, a pesquisa expõe alguns desafios para a área da educação ante as transformações tecnológicas dos últimos anos. Sugerem-se, então, potencialidades para o ensino de Artes e propõe-se, por fim, um processo de adaptação e integração dos conteúdos do mundo conectado ao currículo escolar. |
id |
UFRGS-2_3ca11d7f257fc4afa281f260423badb0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252064 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lütckmeier, CarolineVitelli, Celso2022-12-01T04:51:44Z2022http://hdl.handle.net/10183/252064001154458O presente trabalho consiste em uma investigação sobre as relações, durante o período de ensino remoto, entre professores, instituições escolares e estudantes do ensino de Artes com as tecnologias digitais. O embasamento teórico para o estudo dá-se por intermédio, sobretudo, das leituras de Hernández (2000; 2006) e Lipovetsky & Serroy (2009; 2015). Por meio de uma abordagem teórico-prática, vinculada às experiências de estágio-docência, a pesquisa expõe alguns desafios para a área da educação ante as transformações tecnológicas dos últimos anos. Sugerem-se, então, potencialidades para o ensino de Artes e propõe-se, por fim, um processo de adaptação e integração dos conteúdos do mundo conectado ao currículo escolar.application/pdfporTecnologias digitaisEnsino Remoto Emergencial (ERE)AdolescênciaDocênciaArte : EnsinoPotencialidades e desafios dos educadores de arte durante o ensino remotoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2022Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154458.pdf.txt001154458.pdf.txtExtracted Texttext/plain157242http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252064/2/001154458.pdf.txtb6072ee58b30c2986dc02b4b1e50330eMD52ORIGINAL001154458.pdfTexto completoapplication/pdf1968516http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252064/1/001154458.pdfd69c106c480ac9a65ab24c2a36d13307MD5110183/2520642022-12-02 05:52:36.306479oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252064Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-02T07:52:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Potencialidades e desafios dos educadores de arte durante o ensino remoto |
title |
Potencialidades e desafios dos educadores de arte durante o ensino remoto |
spellingShingle |
Potencialidades e desafios dos educadores de arte durante o ensino remoto Lütckmeier, Caroline Tecnologias digitais Ensino Remoto Emergencial (ERE) Adolescência Docência Arte : Ensino |
title_short |
Potencialidades e desafios dos educadores de arte durante o ensino remoto |
title_full |
Potencialidades e desafios dos educadores de arte durante o ensino remoto |
title_fullStr |
Potencialidades e desafios dos educadores de arte durante o ensino remoto |
title_full_unstemmed |
Potencialidades e desafios dos educadores de arte durante o ensino remoto |
title_sort |
Potencialidades e desafios dos educadores de arte durante o ensino remoto |
author |
Lütckmeier, Caroline |
author_facet |
Lütckmeier, Caroline |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lütckmeier, Caroline |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vitelli, Celso |
contributor_str_mv |
Vitelli, Celso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias digitais Ensino Remoto Emergencial (ERE) Adolescência Docência Arte : Ensino |
topic |
Tecnologias digitais Ensino Remoto Emergencial (ERE) Adolescência Docência Arte : Ensino |
description |
O presente trabalho consiste em uma investigação sobre as relações, durante o período de ensino remoto, entre professores, instituições escolares e estudantes do ensino de Artes com as tecnologias digitais. O embasamento teórico para o estudo dá-se por intermédio, sobretudo, das leituras de Hernández (2000; 2006) e Lipovetsky & Serroy (2009; 2015). Por meio de uma abordagem teórico-prática, vinculada às experiências de estágio-docência, a pesquisa expõe alguns desafios para a área da educação ante as transformações tecnológicas dos últimos anos. Sugerem-se, então, potencialidades para o ensino de Artes e propõe-se, por fim, um processo de adaptação e integração dos conteúdos do mundo conectado ao currículo escolar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-01T04:51:44Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/252064 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001154458 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/252064 |
identifier_str_mv |
001154458 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252064/2/001154458.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252064/1/001154458.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b6072ee58b30c2986dc02b4b1e50330e d69c106c480ac9a65ab24c2a36d13307 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224645770215424 |