Uma experiência para o ensino de geometria espacial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vuelma, Cleuci Andreazza
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31586
Resumo: O objetivo de estudo desse trabalho é minimizar as dificuldades dos discentes no ensino-aprendizagem do cálculo de áreas e volumes de sólidos geométricos. O mesmo inclui estudo da dissertação de Renata Aparecida Martins. Os dados foram coletados por meio de questionários, imagens, elaboração e planejamento de atividades matemáticas por meio de um vídeo de sensibilização. Para subsidiar a pesquisa com foco na prática docente, a metodologia utilizada inspirou-se na engenharia didática, conjunto de teorias criadas por autores franceses da área de didática da matemática. O trabalho foi desenvolvido por meio de situações concretas vivenciadas pelos alunos através da escolha de embalagens, favorecendo o desenvolvimento da criatividade através de composição e decomposição de figuras. Constatou-se que o uso do recurso tecnológico, tido como algo novo, impulsiona os alunos para chegar ao conhecimento geométrico.
id UFRGS-2_3e6bd5aff5a13a0e3cb94a23ca711de8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31586
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vuelma, Cleuci AndreazzaTrevisan, Vilmar2011-09-02T06:02:04Z2010http://hdl.handle.net/10183/31586000782628O objetivo de estudo desse trabalho é minimizar as dificuldades dos discentes no ensino-aprendizagem do cálculo de áreas e volumes de sólidos geométricos. O mesmo inclui estudo da dissertação de Renata Aparecida Martins. Os dados foram coletados por meio de questionários, imagens, elaboração e planejamento de atividades matemáticas por meio de um vídeo de sensibilização. Para subsidiar a pesquisa com foco na prática docente, a metodologia utilizada inspirou-se na engenharia didática, conjunto de teorias criadas por autores franceses da área de didática da matemática. O trabalho foi desenvolvido por meio de situações concretas vivenciadas pelos alunos através da escolha de embalagens, favorecendo o desenvolvimento da criatividade através de composição e decomposição de figuras. Constatou-se que o uso do recurso tecnológico, tido como algo novo, impulsiona os alunos para chegar ao conhecimento geométrico.The objective of this work study is to minimize the difficulties of the students in the teaching-learning process of calculating areas and volumes of geometric solids. The same includes study of the dissertation Renata Aparecida Martins. Data were collected through questionnaires, images, design and planning of mathematical activities through an awareness video. To complement this research with a focus on teaching practice, the methodology used was inspired by the didactic engineering, a set of theories created by French authors in the field of mathematics teaching. The work was developed through actual situations experienced by students through the choice of packaging, promoting the development of creativity through composition and decomposition of figures. It was found that the use of technological resources, seen as something new, pushes students to achieve knowledge in geometry.application/pdfporGeometriaMatemática : Ensino : AprendizagemEngenharia didáticaProfessor : Formação : MatemáticaSpace geometryEngineering curriculumTeaching and learningVideo in the classroomUma experiência para o ensino de geometria espacialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000782628.pdf000782628.pdfTexto completoapplication/pdf650978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31586/1/000782628.pdf71e082f8ea9d9692f540f0f3006b1a46MD51TEXT000782628.pdf.txt000782628.pdf.txtExtracted Texttext/plain69648http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31586/2/000782628.pdf.txt07fbab1401464fab7c92da02cac6ca00MD52THUMBNAIL000782628.pdf.jpg000782628.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1143http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31586/3/000782628.pdf.jpg446f808f0a6781fdaae979faa59fcd5eMD5310183/315862018-10-22 09:15:05.383oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31586Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:15:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma experiência para o ensino de geometria espacial
title Uma experiência para o ensino de geometria espacial
spellingShingle Uma experiência para o ensino de geometria espacial
Vuelma, Cleuci Andreazza
Geometria
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Engenharia didática
Professor : Formação : Matemática
Space geometry
Engineering curriculum
Teaching and learning
Video in the classroom
title_short Uma experiência para o ensino de geometria espacial
title_full Uma experiência para o ensino de geometria espacial
title_fullStr Uma experiência para o ensino de geometria espacial
title_full_unstemmed Uma experiência para o ensino de geometria espacial
title_sort Uma experiência para o ensino de geometria espacial
author Vuelma, Cleuci Andreazza
author_facet Vuelma, Cleuci Andreazza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vuelma, Cleuci Andreazza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Trevisan, Vilmar
contributor_str_mv Trevisan, Vilmar
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Engenharia didática
Professor : Formação : Matemática
topic Geometria
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Engenharia didática
Professor : Formação : Matemática
Space geometry
Engineering curriculum
Teaching and learning
Video in the classroom
dc.subject.eng.fl_str_mv Space geometry
Engineering curriculum
Teaching and learning
Video in the classroom
description O objetivo de estudo desse trabalho é minimizar as dificuldades dos discentes no ensino-aprendizagem do cálculo de áreas e volumes de sólidos geométricos. O mesmo inclui estudo da dissertação de Renata Aparecida Martins. Os dados foram coletados por meio de questionários, imagens, elaboração e planejamento de atividades matemáticas por meio de um vídeo de sensibilização. Para subsidiar a pesquisa com foco na prática docente, a metodologia utilizada inspirou-se na engenharia didática, conjunto de teorias criadas por autores franceses da área de didática da matemática. O trabalho foi desenvolvido por meio de situações concretas vivenciadas pelos alunos através da escolha de embalagens, favorecendo o desenvolvimento da criatividade através de composição e decomposição de figuras. Constatou-se que o uso do recurso tecnológico, tido como algo novo, impulsiona os alunos para chegar ao conhecimento geométrico.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-02T06:02:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31586
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000782628
url http://hdl.handle.net/10183/31586
identifier_str_mv 000782628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31586/1/000782628.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31586/2/000782628.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31586/3/000782628.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 71e082f8ea9d9692f540f0f3006b1a46
07fbab1401464fab7c92da02cac6ca00
446f808f0a6781fdaae979faa59fcd5e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224412987392000