Uma experiência para o ensino de geometria espacial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31586 |
Resumo: | O objetivo de estudo desse trabalho é minimizar as dificuldades dos discentes no ensino-aprendizagem do cálculo de áreas e volumes de sólidos geométricos. O mesmo inclui estudo da dissertação de Renata Aparecida Martins. Os dados foram coletados por meio de questionários, imagens, elaboração e planejamento de atividades matemáticas por meio de um vídeo de sensibilização. Para subsidiar a pesquisa com foco na prática docente, a metodologia utilizada inspirou-se na engenharia didática, conjunto de teorias criadas por autores franceses da área de didática da matemática. O trabalho foi desenvolvido por meio de situações concretas vivenciadas pelos alunos através da escolha de embalagens, favorecendo o desenvolvimento da criatividade através de composição e decomposição de figuras. Constatou-se que o uso do recurso tecnológico, tido como algo novo, impulsiona os alunos para chegar ao conhecimento geométrico. |
id |
UFRGS-2_3e6bd5aff5a13a0e3cb94a23ca711de8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31586 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vuelma, Cleuci AndreazzaTrevisan, Vilmar2011-09-02T06:02:04Z2010http://hdl.handle.net/10183/31586000782628O objetivo de estudo desse trabalho é minimizar as dificuldades dos discentes no ensino-aprendizagem do cálculo de áreas e volumes de sólidos geométricos. O mesmo inclui estudo da dissertação de Renata Aparecida Martins. Os dados foram coletados por meio de questionários, imagens, elaboração e planejamento de atividades matemáticas por meio de um vídeo de sensibilização. Para subsidiar a pesquisa com foco na prática docente, a metodologia utilizada inspirou-se na engenharia didática, conjunto de teorias criadas por autores franceses da área de didática da matemática. O trabalho foi desenvolvido por meio de situações concretas vivenciadas pelos alunos através da escolha de embalagens, favorecendo o desenvolvimento da criatividade através de composição e decomposição de figuras. Constatou-se que o uso do recurso tecnológico, tido como algo novo, impulsiona os alunos para chegar ao conhecimento geométrico.The objective of this work study is to minimize the difficulties of the students in the teaching-learning process of calculating areas and volumes of geometric solids. The same includes study of the dissertation Renata Aparecida Martins. Data were collected through questionnaires, images, design and planning of mathematical activities through an awareness video. To complement this research with a focus on teaching practice, the methodology used was inspired by the didactic engineering, a set of theories created by French authors in the field of mathematics teaching. The work was developed through actual situations experienced by students through the choice of packaging, promoting the development of creativity through composition and decomposition of figures. It was found that the use of technological resources, seen as something new, pushes students to achieve knowledge in geometry.application/pdfporGeometriaMatemática : Ensino : AprendizagemEngenharia didáticaProfessor : Formação : MatemáticaSpace geometryEngineering curriculumTeaching and learningVideo in the classroomUma experiência para o ensino de geometria espacialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000782628.pdf000782628.pdfTexto completoapplication/pdf650978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31586/1/000782628.pdf71e082f8ea9d9692f540f0f3006b1a46MD51TEXT000782628.pdf.txt000782628.pdf.txtExtracted Texttext/plain69648http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31586/2/000782628.pdf.txt07fbab1401464fab7c92da02cac6ca00MD52THUMBNAIL000782628.pdf.jpg000782628.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1143http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31586/3/000782628.pdf.jpg446f808f0a6781fdaae979faa59fcd5eMD5310183/315862018-10-22 09:15:05.383oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31586Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:15:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma experiência para o ensino de geometria espacial |
title |
Uma experiência para o ensino de geometria espacial |
spellingShingle |
Uma experiência para o ensino de geometria espacial Vuelma, Cleuci Andreazza Geometria Matemática : Ensino : Aprendizagem Engenharia didática Professor : Formação : Matemática Space geometry Engineering curriculum Teaching and learning Video in the classroom |
title_short |
Uma experiência para o ensino de geometria espacial |
title_full |
Uma experiência para o ensino de geometria espacial |
title_fullStr |
Uma experiência para o ensino de geometria espacial |
title_full_unstemmed |
Uma experiência para o ensino de geometria espacial |
title_sort |
Uma experiência para o ensino de geometria espacial |
author |
Vuelma, Cleuci Andreazza |
author_facet |
Vuelma, Cleuci Andreazza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vuelma, Cleuci Andreazza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Trevisan, Vilmar |
contributor_str_mv |
Trevisan, Vilmar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria Matemática : Ensino : Aprendizagem Engenharia didática Professor : Formação : Matemática |
topic |
Geometria Matemática : Ensino : Aprendizagem Engenharia didática Professor : Formação : Matemática Space geometry Engineering curriculum Teaching and learning Video in the classroom |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Space geometry Engineering curriculum Teaching and learning Video in the classroom |
description |
O objetivo de estudo desse trabalho é minimizar as dificuldades dos discentes no ensino-aprendizagem do cálculo de áreas e volumes de sólidos geométricos. O mesmo inclui estudo da dissertação de Renata Aparecida Martins. Os dados foram coletados por meio de questionários, imagens, elaboração e planejamento de atividades matemáticas por meio de um vídeo de sensibilização. Para subsidiar a pesquisa com foco na prática docente, a metodologia utilizada inspirou-se na engenharia didática, conjunto de teorias criadas por autores franceses da área de didática da matemática. O trabalho foi desenvolvido por meio de situações concretas vivenciadas pelos alunos através da escolha de embalagens, favorecendo o desenvolvimento da criatividade através de composição e decomposição de figuras. Constatou-se que o uso do recurso tecnológico, tido como algo novo, impulsiona os alunos para chegar ao conhecimento geométrico. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-02T06:02:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31586 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000782628 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31586 |
identifier_str_mv |
000782628 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31586/1/000782628.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31586/2/000782628.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31586/3/000782628.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
71e082f8ea9d9692f540f0f3006b1a46 07fbab1401464fab7c92da02cac6ca00 446f808f0a6781fdaae979faa59fcd5e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224412987392000 |