Atributos de personalização no canal de e-mail marketing e a resposta do consumidor na sua percepção da marca
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/256955 |
Resumo: | Considerando a tendência ao aumento da customização da oferta de produtos ou serviços visando a maior aquisição e retenção de clientes, o presente trabalho tem como objetivo estudar a atitude em relação à marca dos consumidores a partir do impacto de diferentes modelos e níveis de personalização utilizados no canal de e-mail marketing. Com a revisão de literatura disponível, foi possível construir uma entrevista em profundidade de enfoque exploratório para mapear percepções de usuários assíduos da internet com costume de inscrição em listas de e-mail. Concluiu-se que, apesar de não causar uma ruptura instantânea de relacionamento ou intenção de compra, determinados formatos de personalização de e-mail podem causar experiências negativas, como irritação ou desconforto nos leitores por razões relacionadas, principalmente, ao momento do envio. Com isso, buscou-se avaliar de maneira metrificada quantitativamente através de um experimento baseado em survey como a atitude, percepções e ações em relação à marca podem ser influenciadas pelas condições de Carrinho Abandonado, Abandono de Navegação, Cross Sell ou Genérico (quando não há personalização). Os resultados indicam a relevância da idade como variável moderadora para divergência das médias de atitude para cada uma das condições: quanto maior a idade, menor o interesse e inclinação à personalização de e-mail marketing. |
id |
UFRGS-2_3f078cbe2241927c4255e4c4497309b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256955 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Timponi, Luciana Wanner da SilvaNicolao, Leonardo2023-04-12T03:26:42Z2022http://hdl.handle.net/10183/256955001165943Considerando a tendência ao aumento da customização da oferta de produtos ou serviços visando a maior aquisição e retenção de clientes, o presente trabalho tem como objetivo estudar a atitude em relação à marca dos consumidores a partir do impacto de diferentes modelos e níveis de personalização utilizados no canal de e-mail marketing. Com a revisão de literatura disponível, foi possível construir uma entrevista em profundidade de enfoque exploratório para mapear percepções de usuários assíduos da internet com costume de inscrição em listas de e-mail. Concluiu-se que, apesar de não causar uma ruptura instantânea de relacionamento ou intenção de compra, determinados formatos de personalização de e-mail podem causar experiências negativas, como irritação ou desconforto nos leitores por razões relacionadas, principalmente, ao momento do envio. Com isso, buscou-se avaliar de maneira metrificada quantitativamente através de um experimento baseado em survey como a atitude, percepções e ações em relação à marca podem ser influenciadas pelas condições de Carrinho Abandonado, Abandono de Navegação, Cross Sell ou Genérico (quando não há personalização). Os resultados indicam a relevância da idade como variável moderadora para divergência das médias de atitude para cada uma das condições: quanto maior a idade, menor o interesse e inclinação à personalização de e-mail marketing.Considering the tendency to increase the customization of the offer of products or services aiming at greater acquisition and retention of customers, the present work aims to study the attitude towards the brand of consumers from the impact of different models and levels of personalization used in the email marketing channel. With the available literature review, it was possible to build an in-depth interview with an exploratory approach to map the perceptions of regular internet users who are used to subscribing to email lists. In conclusion, despite not causing an instantaneous rupture of relationship or purchase intention, certain email personalization formats can cause negative experiences, such as irritation or discomfort in readers for reasons related, mainly, to the moment of sending. Thus, it was quantitatively evaluated through an experiment based on survey how the attitude, perceptions and actions in relation to the brand can be influenced by the conditions of Abandoned Cart, Browser Abandonment, Cross Sell or Generic (when there is no customization). The results indicate the relevance of age as a moderating variable for the divergence of attitude averages for each of the conditions: the older the user is, the lower the interest and inclination to personalized email marketing.application/pdfporMarketingComportamento do consumidorMarketing de relacionamentoMarca comercialPercepção do consumidorCanais de comunicaçãoEmail marketingPersonalizationRelationship marketingPrivacyBrand attitudeConsumer behaviorAtributos de personalização no canal de e-mail marketing e a resposta do consumidor na sua percepção da marcainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2022/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001165943.pdf.txt001165943.pdf.txtExtracted Texttext/plain107048http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256955/2/001165943.pdf.txtf251bf84427bc0b1b30c75a914debb00MD52ORIGINAL001165943.pdfTexto completoapplication/pdf927850http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256955/1/001165943.pdf4e9d532eb087f88e03540b8be6af23abMD5110183/2569552023-04-13 03:25:41.450511oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256955Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-13T06:25:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Atributos de personalização no canal de e-mail marketing e a resposta do consumidor na sua percepção da marca |
title |
Atributos de personalização no canal de e-mail marketing e a resposta do consumidor na sua percepção da marca |
spellingShingle |
Atributos de personalização no canal de e-mail marketing e a resposta do consumidor na sua percepção da marca Timponi, Luciana Wanner da Silva Marketing Comportamento do consumidor Marketing de relacionamento Marca comercial Percepção do consumidor Canais de comunicação Email marketing Personalization Relationship marketing Privacy Brand attitude Consumer behavior |
title_short |
Atributos de personalização no canal de e-mail marketing e a resposta do consumidor na sua percepção da marca |
title_full |
Atributos de personalização no canal de e-mail marketing e a resposta do consumidor na sua percepção da marca |
title_fullStr |
Atributos de personalização no canal de e-mail marketing e a resposta do consumidor na sua percepção da marca |
title_full_unstemmed |
Atributos de personalização no canal de e-mail marketing e a resposta do consumidor na sua percepção da marca |
title_sort |
Atributos de personalização no canal de e-mail marketing e a resposta do consumidor na sua percepção da marca |
author |
Timponi, Luciana Wanner da Silva |
author_facet |
Timponi, Luciana Wanner da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Timponi, Luciana Wanner da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nicolao, Leonardo |
contributor_str_mv |
Nicolao, Leonardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Comportamento do consumidor Marketing de relacionamento Marca comercial Percepção do consumidor Canais de comunicação |
topic |
Marketing Comportamento do consumidor Marketing de relacionamento Marca comercial Percepção do consumidor Canais de comunicação Email marketing Personalization Relationship marketing Privacy Brand attitude Consumer behavior |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Email marketing Personalization Relationship marketing Privacy Brand attitude Consumer behavior |
description |
Considerando a tendência ao aumento da customização da oferta de produtos ou serviços visando a maior aquisição e retenção de clientes, o presente trabalho tem como objetivo estudar a atitude em relação à marca dos consumidores a partir do impacto de diferentes modelos e níveis de personalização utilizados no canal de e-mail marketing. Com a revisão de literatura disponível, foi possível construir uma entrevista em profundidade de enfoque exploratório para mapear percepções de usuários assíduos da internet com costume de inscrição em listas de e-mail. Concluiu-se que, apesar de não causar uma ruptura instantânea de relacionamento ou intenção de compra, determinados formatos de personalização de e-mail podem causar experiências negativas, como irritação ou desconforto nos leitores por razões relacionadas, principalmente, ao momento do envio. Com isso, buscou-se avaliar de maneira metrificada quantitativamente através de um experimento baseado em survey como a atitude, percepções e ações em relação à marca podem ser influenciadas pelas condições de Carrinho Abandonado, Abandono de Navegação, Cross Sell ou Genérico (quando não há personalização). Os resultados indicam a relevância da idade como variável moderadora para divergência das médias de atitude para cada uma das condições: quanto maior a idade, menor o interesse e inclinação à personalização de e-mail marketing. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-12T03:26:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/256955 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001165943 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/256955 |
identifier_str_mv |
001165943 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256955/2/001165943.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256955/1/001165943.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f251bf84427bc0b1b30c75a914debb00 4e9d532eb087f88e03540b8be6af23ab |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224657474420736 |