Era uma vez : histórias infantis clássicas, novas metodologias e tecnologias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Regina da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133870
Resumo: A presente monografia pretende avaliar a contribuição do computador como tecnologia digital em uma atividade de releitura de histórias infantis clássicas, como forma de incentivo à autonomia e autoria dos alunos. Sabe-se que a grande evolução tecnológica e a velocidade com que a mesma se insere nos mais diversos ambientes, resultou em uma mudança comportamental no ambiente escolar: de um lado, alunos rodeados por inovações tecnológicas que relutam em demonstrar interesse pelas aulas tradicionais, do outro lado, professores despreparados para tanta tecnologia, preocupados em oferecer aulas com qualidade. Diante dessa realidade, esta pesquisa inicia-se a partir da evolução social das Tecnologias da Comunicação e Informação, suas potencialidades e desafios, bem como, as novas formas de comunicação existentes. Abrange-se as transformações vivenciadas pela escola, desde as características dos alunos até o novo papel do professor. Aborda-se os estudos sobre Alfabetização e TIC, sendo que as informações obtidas refletem a relevância de introduzir-se a tecnologia como apoio à leitura e escrita. A metodologia constitui-se a partir de uma experiência realizada com um grupo formado por 5 crianças, alunas de uma mesma escola municipal de Canoas, matriculadas no 2º ano do ensino fundamental, na qual as mesmas deveriam criar a releitura de algum conto clássico infantil, apropriando-se como modelo as atividades desenvolvidas anteriormente pela professora, reformulando sua sistemática com o auxílio de um editor de texto. Com base nesta experiência acredita-se que as práticas de leitura e escrita aliadas aos recursos tecnológicos podem proporcionar avanços para a alfabetização, oportunizando o desenvolvimento da autonomia e da autoria em relação à escrita. Os aspectos observados refletem a importância de futuros planejamentos mediados pelas TIC.
id UFRGS-2_3f75530122e186224d2ab023ae84a81f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133870
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lima, Regina da SilvaTijiboy, Ana Vilma2016-03-16T02:06:04Z2015http://hdl.handle.net/10183/133870000982096A presente monografia pretende avaliar a contribuição do computador como tecnologia digital em uma atividade de releitura de histórias infantis clássicas, como forma de incentivo à autonomia e autoria dos alunos. Sabe-se que a grande evolução tecnológica e a velocidade com que a mesma se insere nos mais diversos ambientes, resultou em uma mudança comportamental no ambiente escolar: de um lado, alunos rodeados por inovações tecnológicas que relutam em demonstrar interesse pelas aulas tradicionais, do outro lado, professores despreparados para tanta tecnologia, preocupados em oferecer aulas com qualidade. Diante dessa realidade, esta pesquisa inicia-se a partir da evolução social das Tecnologias da Comunicação e Informação, suas potencialidades e desafios, bem como, as novas formas de comunicação existentes. Abrange-se as transformações vivenciadas pela escola, desde as características dos alunos até o novo papel do professor. Aborda-se os estudos sobre Alfabetização e TIC, sendo que as informações obtidas refletem a relevância de introduzir-se a tecnologia como apoio à leitura e escrita. A metodologia constitui-se a partir de uma experiência realizada com um grupo formado por 5 crianças, alunas de uma mesma escola municipal de Canoas, matriculadas no 2º ano do ensino fundamental, na qual as mesmas deveriam criar a releitura de algum conto clássico infantil, apropriando-se como modelo as atividades desenvolvidas anteriormente pela professora, reformulando sua sistemática com o auxílio de um editor de texto. Com base nesta experiência acredita-se que as práticas de leitura e escrita aliadas aos recursos tecnológicos podem proporcionar avanços para a alfabetização, oportunizando o desenvolvimento da autonomia e da autoria em relação à escrita. Os aspectos observados refletem a importância de futuros planejamentos mediados pelas TIC.This monograph intends to evaluate the contribution of the computer as digital technology in a activity of rereading of classic children's stories as a way to encourage autonomy and authorship of the students. It is known that the great technological evolution and the speed in which it is inserted in many different environments, resulting in behavioral change in school environment: on one side, students surrounded by technological innovations are reluctant to show interest in traditional classes, on the other side, teachers unprepared for so much technology, worry about offering classes with quality. Given this reality, this search will start from the social evolution of information and communication technologies (ICT), its potential and challenges, as well as the new existing forms of communications. It covers the transformations experienced by the school, since the characteristics of students to the new role of the teacher. It discusses the studies on Literacy and ICT, and the obtained information reflects the relevance of introducing the technology as support for reading and writing. The methodology will be constituted from an experiment conducted with a group of 5 children, students of the same city school in Canoas, enrolled in the 2nd grade of elementary school, in which the same would create a rereading of some classic Children’s tale, appropriating as model activities developed previously by the teacher, reformulating its systematic with the help of a text editor. Based on this experience it is believed that the practices of reading and writing allied to technological resources can provide advances for literacy, providing opportunities for the development of autonomy and authorship in relation to writing. The aspects observed reflect the importance of future planning mediated by ICT.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)AlfabetizaçãoAutoriaLiteratura infantilLiteracyAuthorshipRereadingICTEra uma vez : histórias infantis clássicas, novas metodologias e tecnologiasOnce upon a time : stories for children classic, new methodologies and technologiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982096.pdf000982096.pdfTexto completoapplication/pdf5250213http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133870/1/000982096.pdf899df9c681e8b63dcc9200d5a3c12d2eMD51TEXT000982096.pdf.txt000982096.pdf.txtExtracted Texttext/plain115356http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133870/2/000982096.pdf.txta9e2dc1e1b1d320934133592c7ff3a06MD52THUMBNAIL000982096.pdf.jpg000982096.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1016http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133870/3/000982096.pdf.jpg1edf08f902451778ff5264b2bf05e432MD5310183/1338702018-10-26 10:21:45.534oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133870Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:21:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Era uma vez : histórias infantis clássicas, novas metodologias e tecnologias
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Once upon a time : stories for children classic, new methodologies and technologies
title Era uma vez : histórias infantis clássicas, novas metodologias e tecnologias
spellingShingle Era uma vez : histórias infantis clássicas, novas metodologias e tecnologias
Lima, Regina da Silva
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Alfabetização
Autoria
Literatura infantil
Literacy
Authorship
Rereading
ICT
title_short Era uma vez : histórias infantis clássicas, novas metodologias e tecnologias
title_full Era uma vez : histórias infantis clássicas, novas metodologias e tecnologias
title_fullStr Era uma vez : histórias infantis clássicas, novas metodologias e tecnologias
title_full_unstemmed Era uma vez : histórias infantis clássicas, novas metodologias e tecnologias
title_sort Era uma vez : histórias infantis clássicas, novas metodologias e tecnologias
author Lima, Regina da Silva
author_facet Lima, Regina da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Regina da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tijiboy, Ana Vilma
contributor_str_mv Tijiboy, Ana Vilma
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Alfabetização
Autoria
Literatura infantil
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Alfabetização
Autoria
Literatura infantil
Literacy
Authorship
Rereading
ICT
dc.subject.eng.fl_str_mv Literacy
Authorship
Rereading
ICT
description A presente monografia pretende avaliar a contribuição do computador como tecnologia digital em uma atividade de releitura de histórias infantis clássicas, como forma de incentivo à autonomia e autoria dos alunos. Sabe-se que a grande evolução tecnológica e a velocidade com que a mesma se insere nos mais diversos ambientes, resultou em uma mudança comportamental no ambiente escolar: de um lado, alunos rodeados por inovações tecnológicas que relutam em demonstrar interesse pelas aulas tradicionais, do outro lado, professores despreparados para tanta tecnologia, preocupados em oferecer aulas com qualidade. Diante dessa realidade, esta pesquisa inicia-se a partir da evolução social das Tecnologias da Comunicação e Informação, suas potencialidades e desafios, bem como, as novas formas de comunicação existentes. Abrange-se as transformações vivenciadas pela escola, desde as características dos alunos até o novo papel do professor. Aborda-se os estudos sobre Alfabetização e TIC, sendo que as informações obtidas refletem a relevância de introduzir-se a tecnologia como apoio à leitura e escrita. A metodologia constitui-se a partir de uma experiência realizada com um grupo formado por 5 crianças, alunas de uma mesma escola municipal de Canoas, matriculadas no 2º ano do ensino fundamental, na qual as mesmas deveriam criar a releitura de algum conto clássico infantil, apropriando-se como modelo as atividades desenvolvidas anteriormente pela professora, reformulando sua sistemática com o auxílio de um editor de texto. Com base nesta experiência acredita-se que as práticas de leitura e escrita aliadas aos recursos tecnológicos podem proporcionar avanços para a alfabetização, oportunizando o desenvolvimento da autonomia e da autoria em relação à escrita. Os aspectos observados refletem a importância de futuros planejamentos mediados pelas TIC.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-16T02:06:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133870
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000982096
url http://hdl.handle.net/10183/133870
identifier_str_mv 000982096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133870/1/000982096.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133870/2/000982096.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133870/3/000982096.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 899df9c681e8b63dcc9200d5a3c12d2e
a9e2dc1e1b1d320934133592c7ff3a06
1edf08f902451778ff5264b2bf05e432
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447163976548352