Proposição de um sistema de recomendação para um e-commerce do ramo literário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Lucas de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/250099
Resumo: A experiência de consumo nas plataformas vinculadas ao comércio eletrônico está sendo comprometida devido à alta complexidade da oferta de produtos e serviços. A implementação de um sistema de recomendação dentro desse contexto se torna interessante na medida em que ele pode auxiliar na melhora da experiência de consumo dos clientes, reduzindo os riscos deles realizarem decisões equivocadas diante de um significativo volume de dados e informações. Tendo isso em vista, este trabalho tem como objetivo desenvolver um sistema de recomendação adaptado ao contexto da loja virtual operada pela empresa TAG Livros, avaliando posteriormente se a sua performance, em termos de qualidade, é suficientemente atraente para uma potencial implementação. Os resultados apresentam o desenvolvimento de dois tipos de sistemas (baseado em filtragem de conteúdo e filtragem colaborativa), sendo o último mais apropriado para a implementação devido a sua qualidade superior e a facilidade em conseguir dados para abastecer o sistema.
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