Efetividade de uma cartilha psicoeducativa sobre o TDAH em estudantes universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/216154 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade de uma cartilha on-line sobre o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) desenvolvida para estudantes universitários como uma forma de psicoeducação. Participaram deste estudo 241 pessoas com escolaridade superior incompleta ou completa. O nível de conhecimento sobre TDAH da amostra foi avaliado antes e depois da leitura da cartilha. Tanto os instrumentos de avaliação quanto a cartilha foram disponibilizados on-line. Os dados foram analisados por meio do teste de Wilcoxon. Os resultados mostraram que a cartilha on-line foi efetiva para aumentar o conhecimento sobre o TDAH dos participantes. Além disso, identificaram-se os conteúdos de maior e menor conhecimento da amostra, bem como aqueles nos quais a cartilha foi mais informativa. Conclui-se que a elaboração de materiais sobre o TDAH pode ser uma forma de informar sobre o transtorno e, também, uma fonte de informação complementar ao tratamento. |
id |
UFRGS-2_417fa2179c0ddf372c1b517cfaec0396 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216154 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Clarissa Tochetto deTeixeira, Marco Antonio PereiraDias, Ana Cristina Garcia2020-12-05T04:27:52Z20181516-3687http://hdl.handle.net/10183/216154001118987O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade de uma cartilha on-line sobre o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) desenvolvida para estudantes universitários como uma forma de psicoeducação. Participaram deste estudo 241 pessoas com escolaridade superior incompleta ou completa. O nível de conhecimento sobre TDAH da amostra foi avaliado antes e depois da leitura da cartilha. Tanto os instrumentos de avaliação quanto a cartilha foram disponibilizados on-line. Os dados foram analisados por meio do teste de Wilcoxon. Os resultados mostraram que a cartilha on-line foi efetiva para aumentar o conhecimento sobre o TDAH dos participantes. Além disso, identificaram-se os conteúdos de maior e menor conhecimento da amostra, bem como aqueles nos quais a cartilha foi mais informativa. Conclui-se que a elaboração de materiais sobre o TDAH pode ser uma forma de informar sobre o transtorno e, também, uma fonte de informação complementar ao tratamento.This study aims to evaluate the effectiveness of an online booklet on Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) in college students as a form of psychoeducation. Two hundred and forty-one participants with either incomplete or complete higher education took part in the study as the sample group. The level of knowledge about ADHD in the sample was assessed before and after reading a psychoeducational booklet on ADHD. Both the evaluation instruments and the booklet were available online. Data were analyzed using Wilcoxon test. Results showed that the online booklet was effective in increasing participants’ ADHD knowledge. In addition, it was possible to identify the contents of greater and lesser knowledge of the sample, as well as those that the booklet was more informative. The study concluded contents about which the development of materials on ADHD can be a way to inform about the disorder and also a source of information complementary to treatment.El objetivo de este estudio fue evaluar la efectividad de una cartilla online sobre el Trastorno del Déficit de Atención/Hiperactividad (TDAH) en estudiantes universitarios como psicoeducación. Participaron de ese estudio 241 personas con escolaridad superior incompleta o completa. El nivel de conocimiento sobre TDAH de la muestra fue evaluado antes y después de la lectura de una cartilla psicoeducativa sobre el TDAH. Tanto los instrumentos de evaluación como la cartilla se pusieron online. Los datos se analizaron mediante la prueba de Wilcoxon. Los resultados mostraron que la cartilla fue efectiva para aumentar el conocimiento sobre el TDAH de los participantes. Fue posible identificar los contenidos de mayor y menor conocimiento de la muestra, así como aquellos que la cartilla fue más informativa. Se concluye que la elaboración de materiales sobre el TDAH puede ser una forma de informar sobre el trastorno y también una fuente de información complementaria al tratamiento.application/pdfporPsicologia : teoria e prática. São Paulo. Vol. 20, n.2 (maio/ago. 2018), p. 268-280.Estudantes universitáriosPsicoeducaçãoTranstorno do déficit de atenção com hiperatividadeUso da internetAttention Deficit Disorder with HyperactivityPsychoeducationCollege studentsInformationPreventionTrastorno por Déficit de Atención con HiperactividadPsicoeducaciónEstudiantes universitariosInformaciónPrevenciónEfetividade de uma cartilha psicoeducativa sobre o TDAH em estudantes universitáriosEffectiveness of a psychoeducational booklet on ADHD in college students Eficacia de una cartilla psicoeducativa sobre el TDAH en estudiantes info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118987.pdf.txt001118987.pdf.txtExtracted Texttext/plain38470http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216154/2/001118987.pdf.txtf91126feda19a749ce0118b4a52e589cMD52ORIGINAL001118987.pdfTexto completoapplication/pdf104526http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216154/1/001118987.pdfebf09e1cc6548edc06e465f16c6278fcMD5110183/2161542023-03-11 03:31:03.210891oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216154Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-11T06:31:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Efetividade de uma cartilha psicoeducativa sobre o TDAH em estudantes universitários |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Effectiveness of a psychoeducational booklet on ADHD in college students |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Eficacia de una cartilla psicoeducativa sobre el TDAH en estudiantes |
title |
Efetividade de uma cartilha psicoeducativa sobre o TDAH em estudantes universitários |
spellingShingle |
Efetividade de uma cartilha psicoeducativa sobre o TDAH em estudantes universitários Oliveira, Clarissa Tochetto de Estudantes universitários Psicoeducação Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade Uso da internet Attention Deficit Disorder with Hyperactivity Psychoeducation College students Information Prevention Trastorno por Déficit de Atención con Hiperactividad Psicoeducación Estudiantes universitarios Información Prevención |
title_short |
Efetividade de uma cartilha psicoeducativa sobre o TDAH em estudantes universitários |
title_full |
Efetividade de uma cartilha psicoeducativa sobre o TDAH em estudantes universitários |
title_fullStr |
Efetividade de uma cartilha psicoeducativa sobre o TDAH em estudantes universitários |
title_full_unstemmed |
Efetividade de uma cartilha psicoeducativa sobre o TDAH em estudantes universitários |
title_sort |
Efetividade de uma cartilha psicoeducativa sobre o TDAH em estudantes universitários |
author |
Oliveira, Clarissa Tochetto de |
author_facet |
Oliveira, Clarissa Tochetto de Teixeira, Marco Antonio Pereira Dias, Ana Cristina Garcia |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Marco Antonio Pereira Dias, Ana Cristina Garcia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Clarissa Tochetto de Teixeira, Marco Antonio Pereira Dias, Ana Cristina Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes universitários Psicoeducação Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade Uso da internet |
topic |
Estudantes universitários Psicoeducação Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade Uso da internet Attention Deficit Disorder with Hyperactivity Psychoeducation College students Information Prevention Trastorno por Déficit de Atención con Hiperactividad Psicoeducación Estudiantes universitarios Información Prevención |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Attention Deficit Disorder with Hyperactivity Psychoeducation College students Information Prevention |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Trastorno por Déficit de Atención con Hiperactividad Psicoeducación Estudiantes universitarios Información Prevención |
description |
O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade de uma cartilha on-line sobre o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) desenvolvida para estudantes universitários como uma forma de psicoeducação. Participaram deste estudo 241 pessoas com escolaridade superior incompleta ou completa. O nível de conhecimento sobre TDAH da amostra foi avaliado antes e depois da leitura da cartilha. Tanto os instrumentos de avaliação quanto a cartilha foram disponibilizados on-line. Os dados foram analisados por meio do teste de Wilcoxon. Os resultados mostraram que a cartilha on-line foi efetiva para aumentar o conhecimento sobre o TDAH dos participantes. Além disso, identificaram-se os conteúdos de maior e menor conhecimento da amostra, bem como aqueles nos quais a cartilha foi mais informativa. Conclui-se que a elaboração de materiais sobre o TDAH pode ser uma forma de informar sobre o transtorno e, também, uma fonte de informação complementar ao tratamento. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-05T04:27:52Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/216154 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1516-3687 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001118987 |
identifier_str_mv |
1516-3687 001118987 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/216154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Psicologia : teoria e prática. São Paulo. Vol. 20, n.2 (maio/ago. 2018), p. 268-280. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216154/2/001118987.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216154/1/001118987.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f91126feda19a749ce0118b4a52e589c ebf09e1cc6548edc06e465f16c6278fc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447726199930880 |