O papel do gestor na escola democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kroth, Adriana Dornelles Jantsch
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151541
Resumo: Este trabalho tem o propósito de retratar a pesquisa realizada no Projeto de Intervenção no cotidiano escolar orientado pelo Curso de Especialização em Gestão Escolar do Curso Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica (MEC/UFRGS) no tocante a uma proposta de revisão do PPP da Escola, em análise das ações, a fim de contribuir para a reconstrução e reelaboração do Projeto-Político-Pedagógico, no ano de 2015, de uma Escola de Venâncio Aires, com o objetivo de repensar o papel do gestor na escola democrática, e se esta pode ser considerada uma escola com uma Gestão Democrática, através da participação da comunidade escolar, da autonomia e da descentralização administrativa, ressaltando a importância do papel do gestor escolar. É indiscutível a relevância da ação e do papel do gestor da escola para certificar o cumprimento dos aspectos legais, da gestão participativa e do trabalho coletivo, da democratização das relações e da qualidade da educação. Para embasar o trabalho, foram considerados os textos indicados no Curso. Autores como Freire(1980), Luck, (2000), Paro (1998), Veiga (1995), Gadotti (2001); Gandin (2001) e Cury (2007) que garantiram o suporte teórico e Thiollent (2005), Richardson (1989) e Tripp (2005) a metodologia da ação. A gestão escolar contempla os segmentos da escola, e, partindo dessa premissa, a metodologia contemplada para a realização deste trabalho foi abordagem qualitativa, na concepção da pesquisa-ação. Nesse sentido, as ações aconteceram através de encontros, reuniões com segmentos e questionário, desenvolvendo uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. A partir das respostas dos questionários, foi possível comparar e analisar as mesmas com relação à Lei da Gestão Democrática, ao papel do gestor e se a escola pode ser considerada com uma gestão democrática. Assim sendo, pretendeu-se contribuir para que o gestor assuma um papel ativo na discussão, na elaboração, no planejamento de ações e projetos de educação possibilitando aos segmentos, compreender e intervir na realidade com mais consciência e autonomia. Para isso, é preciso que o gestor se perceba como fundamental para a sociedade educacional e que se reconheça como dirigente de mudanças.
id UFRGS-2_8d3d03ab1776855357443cfe527974d6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151541
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kroth, Adriana Dornelles JantschOliveira, Maria de Fátima2017-02-11T02:25:16Z2015http://hdl.handle.net/10183/151541001009030Este trabalho tem o propósito de retratar a pesquisa realizada no Projeto de Intervenção no cotidiano escolar orientado pelo Curso de Especialização em Gestão Escolar do Curso Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica (MEC/UFRGS) no tocante a uma proposta de revisão do PPP da Escola, em análise das ações, a fim de contribuir para a reconstrução e reelaboração do Projeto-Político-Pedagógico, no ano de 2015, de uma Escola de Venâncio Aires, com o objetivo de repensar o papel do gestor na escola democrática, e se esta pode ser considerada uma escola com uma Gestão Democrática, através da participação da comunidade escolar, da autonomia e da descentralização administrativa, ressaltando a importância do papel do gestor escolar. É indiscutível a relevância da ação e do papel do gestor da escola para certificar o cumprimento dos aspectos legais, da gestão participativa e do trabalho coletivo, da democratização das relações e da qualidade da educação. Para embasar o trabalho, foram considerados os textos indicados no Curso. Autores como Freire(1980), Luck, (2000), Paro (1998), Veiga (1995), Gadotti (2001); Gandin (2001) e Cury (2007) que garantiram o suporte teórico e Thiollent (2005), Richardson (1989) e Tripp (2005) a metodologia da ação. A gestão escolar contempla os segmentos da escola, e, partindo dessa premissa, a metodologia contemplada para a realização deste trabalho foi abordagem qualitativa, na concepção da pesquisa-ação. Nesse sentido, as ações aconteceram através de encontros, reuniões com segmentos e questionário, desenvolvendo uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. A partir das respostas dos questionários, foi possível comparar e analisar as mesmas com relação à Lei da Gestão Democrática, ao papel do gestor e se a escola pode ser considerada com uma gestão democrática. Assim sendo, pretendeu-se contribuir para que o gestor assuma um papel ativo na discussão, na elaboração, no planejamento de ações e projetos de educação possibilitando aos segmentos, compreender e intervir na realidade com mais consciência e autonomia. Para isso, é preciso que o gestor se perceba como fundamental para a sociedade educacional e que se reconheça como dirigente de mudanças.application/pdfporGestão democráticaEscolaDireito à educaçãoProjeto pedagógicoParticipaçãoComunidadeAlunoProfessorO papel do gestor na escola democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001009030.pdf001009030.pdfTexto completoapplication/pdf646425http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151541/1/001009030.pdfcbe9b2cc7efce8fa54be778aa443f2e4MD51TEXT001009030.pdf.txt001009030.pdf.txtExtracted Texttext/plain156117http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151541/2/001009030.pdf.txt0897237dbfa0b1fa11adfddf35444f21MD5210183/1515412017-02-12 02:22:02.77545oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151541Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-12T04:22:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel do gestor na escola democrática
title O papel do gestor na escola democrática
spellingShingle O papel do gestor na escola democrática
Kroth, Adriana Dornelles Jantsch
Gestão democrática
Escola
Direito à educação
Projeto pedagógico
Participação
Comunidade
Aluno
Professor
title_short O papel do gestor na escola democrática
title_full O papel do gestor na escola democrática
title_fullStr O papel do gestor na escola democrática
title_full_unstemmed O papel do gestor na escola democrática
title_sort O papel do gestor na escola democrática
author Kroth, Adriana Dornelles Jantsch
author_facet Kroth, Adriana Dornelles Jantsch
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kroth, Adriana Dornelles Jantsch
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Maria de Fátima
contributor_str_mv Oliveira, Maria de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Escola
Direito à educação
Projeto pedagógico
Participação
Comunidade
Aluno
Professor
topic Gestão democrática
Escola
Direito à educação
Projeto pedagógico
Participação
Comunidade
Aluno
Professor
description Este trabalho tem o propósito de retratar a pesquisa realizada no Projeto de Intervenção no cotidiano escolar orientado pelo Curso de Especialização em Gestão Escolar do Curso Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica (MEC/UFRGS) no tocante a uma proposta de revisão do PPP da Escola, em análise das ações, a fim de contribuir para a reconstrução e reelaboração do Projeto-Político-Pedagógico, no ano de 2015, de uma Escola de Venâncio Aires, com o objetivo de repensar o papel do gestor na escola democrática, e se esta pode ser considerada uma escola com uma Gestão Democrática, através da participação da comunidade escolar, da autonomia e da descentralização administrativa, ressaltando a importância do papel do gestor escolar. É indiscutível a relevância da ação e do papel do gestor da escola para certificar o cumprimento dos aspectos legais, da gestão participativa e do trabalho coletivo, da democratização das relações e da qualidade da educação. Para embasar o trabalho, foram considerados os textos indicados no Curso. Autores como Freire(1980), Luck, (2000), Paro (1998), Veiga (1995), Gadotti (2001); Gandin (2001) e Cury (2007) que garantiram o suporte teórico e Thiollent (2005), Richardson (1989) e Tripp (2005) a metodologia da ação. A gestão escolar contempla os segmentos da escola, e, partindo dessa premissa, a metodologia contemplada para a realização deste trabalho foi abordagem qualitativa, na concepção da pesquisa-ação. Nesse sentido, as ações aconteceram através de encontros, reuniões com segmentos e questionário, desenvolvendo uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. A partir das respostas dos questionários, foi possível comparar e analisar as mesmas com relação à Lei da Gestão Democrática, ao papel do gestor e se a escola pode ser considerada com uma gestão democrática. Assim sendo, pretendeu-se contribuir para que o gestor assuma um papel ativo na discussão, na elaboração, no planejamento de ações e projetos de educação possibilitando aos segmentos, compreender e intervir na realidade com mais consciência e autonomia. Para isso, é preciso que o gestor se perceba como fundamental para a sociedade educacional e que se reconheça como dirigente de mudanças.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-11T02:25:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151541
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001009030
url http://hdl.handle.net/10183/151541
identifier_str_mv 001009030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151541/1/001009030.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151541/2/001009030.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cbe9b2cc7efce8fa54be778aa443f2e4
0897237dbfa0b1fa11adfddf35444f21
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224522899128320