O circo hoje : do hibridismo à emergência de uma dramaturgia contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massa, Clovis Dias
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ponsi, Iasmin D´Ornelas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225626
Resumo: Este artigo apresenta uma reflexão sobre a emergência de uma dramaturgia no circo contemporâneo com base nas discussões e estudos desenvolvidos por alguns especialistas franceses, como: Martine Maleval, Jean-Marc Lachaud e Jean Michel Guy. A partir dessas proposições, busca-se observar os fatores históricos e sociais que acarretaram rupturas com padrões estéticos vigentes tanto no teatro quanto no circo, implicando o surgimento de novas estéticas e a emergência de uma dramaturgia no circo contemporâneo. Para tanto, o artigo transita entre as noções de novo circo e circo contemporâneo, observando os processos híbridos entre o circo e demais artes (teatro, dança, música...) nas novas formas do fazer circense. Sendo assim, o estudo pressupõe uma dramaturgia circense que se estabelece em concepções inovadoras de espetáculos e que se constitui, de maneira concomitante, na integração das artes circenses com os materiais textuais e os elementos cênicos. Por fim, o artigo se propõe a apresentar, sobretudo, bases conceituais para o estudo da ocorrência de uma dramaturgia sui generis de circo, decorrente dessas criações híbridas que se estabelecem a partir da democratização dos saberes circenses, com a criação das escolas de circo nos anos 70 e 80.
id UFRGS-2_44cc5195eabac83c93017b1ef088a195
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225626
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Massa, Clovis DiasPonsi, Iasmin D´Ornelas2021-08-13T04:37:38Z20201415-3203http://hdl.handle.net/10183/225626001129658Este artigo apresenta uma reflexão sobre a emergência de uma dramaturgia no circo contemporâneo com base nas discussões e estudos desenvolvidos por alguns especialistas franceses, como: Martine Maleval, Jean-Marc Lachaud e Jean Michel Guy. A partir dessas proposições, busca-se observar os fatores históricos e sociais que acarretaram rupturas com padrões estéticos vigentes tanto no teatro quanto no circo, implicando o surgimento de novas estéticas e a emergência de uma dramaturgia no circo contemporâneo. Para tanto, o artigo transita entre as noções de novo circo e circo contemporâneo, observando os processos híbridos entre o circo e demais artes (teatro, dança, música...) nas novas formas do fazer circense. Sendo assim, o estudo pressupõe uma dramaturgia circense que se estabelece em concepções inovadoras de espetáculos e que se constitui, de maneira concomitante, na integração das artes circenses com os materiais textuais e os elementos cênicos. Por fim, o artigo se propõe a apresentar, sobretudo, bases conceituais para o estudo da ocorrência de uma dramaturgia sui generis de circo, decorrente dessas criações híbridas que se estabelecem a partir da democratização dos saberes circenses, com a criação das escolas de circo nos anos 70 e 80.This article presents a reflection on the emergence of dramaturgy in contemporary circus based on discussions and advanced studies by some French specialists, such as: Martine Maleval, JeanMarc Lachaud and Jean Michel Guy. From these proposals, we seek to observe the historical and social factors that detect ruptures with aesthetic standards both in the theater and in the circus, implying the emergence of new aesthetics and the emergency of a dramaturgy in the contemporary circus. For this purpose, the article moves through notions of new circus and contemporary circus, observing the hybrid processes between circus and other arts (theater, dance, music ...) in the new ways of doing circus. Therefore, the study presupposes a circus dramaturgy that defines these innovative conceptions of shows and that shows itself, in a concomitant way, in the integration of circus arts with textual materials and scenic elements. Finally, the article proposes to present, above all, conceptual bases for the study of the occurrence of a sui generis circus dramaturgy, resulting from these hybrid creations that are established from the democratization of circus knowledge, with the creation of circus schools in the 70s and 80s.Este artículo presenta una reflexión sobre el surgimiento de la dramaturgia en el circo contemporáneo basada en las discusiones y estudios desarrollados por algunos especialistas franceses, como: MartineMaleval, Jean-Marc Lachaud y Jean Michel Guy. A partir de estas proposiciones, buscamos observar los factores históricos y sociales que condujeron a rupturas con los estándares estéticos vigentes tanto en el teatro como en el circo, lo que implica el surgimiento de nuevas estéticas y la emergencia de la dramaturgia en el circo contemporáneo. Por lo tanto, el artículo se mueve entre las nociones de nuevo circo y circo contemporáneo, observando los procesos híbridos entre el circo y otras artes (teatro, danza, música ...) en las nuevas formas de hacer circo. Así, el estudio presupone una dramaturgia circense que se establece en estas concepciones innovadoras de espectáculos y que constituye, al mismo tiempo, la integración de las artes circenses con materiales textuales y elementos escénicos. Finalmente, el artículo propone presentar, sobre todo, bases conceptuales para el estudio de la ocurrencia de una dramaturgia circense sui generis, resultante de estas creaciones híbridas que se establecen a partir de la democratización del conocimiento del circo, con la creación de escuelas de circo en el 70 y 80.application/pdfporRepertório - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas Universidade Federal da Bahia. Vol. 23, n. 34 (2020), p. 90-113Circo contemporâneoCircoDramaturgiaHibridismo culturalEscritura cênicaContemporary circusNew circusDramaturgyHybridismScriptureCirco contemporáneoNuevo circoEscrituraO circo hoje : do hibridismo à emergência de uma dramaturgia contemporâneaThe circus today : from hibridism to emergency contemporary dramaturgy El circo de hoy : del hibridismo a la emergencia de uma dramaturgia contemporánea info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129658.pdf.txt001129658.pdf.txtExtracted Texttext/plain54872http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225626/2/001129658.pdf.txt50c7ded4f132cbcfbf4124f3255c718dMD52ORIGINAL001129658.pdfTexto completoapplication/pdf391308http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225626/1/001129658.pdf4c9cf03dc13d0b885fd3a28e5c9af07cMD5110183/2256262021-08-18 04:40:55.443905oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225626Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:40:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O circo hoje : do hibridismo à emergência de uma dramaturgia contemporânea
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The circus today : from hibridism to emergency contemporary dramaturgy
dc.title.alternative.es.fl_str_mv El circo de hoy : del hibridismo a la emergencia de uma dramaturgia contemporánea
title O circo hoje : do hibridismo à emergência de uma dramaturgia contemporânea
spellingShingle O circo hoje : do hibridismo à emergência de uma dramaturgia contemporânea
Massa, Clovis Dias
Circo contemporâneo
Circo
Dramaturgia
Hibridismo cultural
Escritura cênica
Contemporary circus
New circus
Dramaturgy
Hybridism
Scripture
Circo contemporáneo
Nuevo circo
Escritura
title_short O circo hoje : do hibridismo à emergência de uma dramaturgia contemporânea
title_full O circo hoje : do hibridismo à emergência de uma dramaturgia contemporânea
title_fullStr O circo hoje : do hibridismo à emergência de uma dramaturgia contemporânea
title_full_unstemmed O circo hoje : do hibridismo à emergência de uma dramaturgia contemporânea
title_sort O circo hoje : do hibridismo à emergência de uma dramaturgia contemporânea
author Massa, Clovis Dias
author_facet Massa, Clovis Dias
Ponsi, Iasmin D´Ornelas
author_role author
author2 Ponsi, Iasmin D´Ornelas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Massa, Clovis Dias
Ponsi, Iasmin D´Ornelas
dc.subject.por.fl_str_mv Circo contemporâneo
Circo
Dramaturgia
Hibridismo cultural
Escritura cênica
topic Circo contemporâneo
Circo
Dramaturgia
Hibridismo cultural
Escritura cênica
Contemporary circus
New circus
Dramaturgy
Hybridism
Scripture
Circo contemporáneo
Nuevo circo
Escritura
dc.subject.eng.fl_str_mv Contemporary circus
New circus
Dramaturgy
Hybridism
Scripture
dc.subject.spa.fl_str_mv Circo contemporáneo
Nuevo circo
Escritura
description Este artigo apresenta uma reflexão sobre a emergência de uma dramaturgia no circo contemporâneo com base nas discussões e estudos desenvolvidos por alguns especialistas franceses, como: Martine Maleval, Jean-Marc Lachaud e Jean Michel Guy. A partir dessas proposições, busca-se observar os fatores históricos e sociais que acarretaram rupturas com padrões estéticos vigentes tanto no teatro quanto no circo, implicando o surgimento de novas estéticas e a emergência de uma dramaturgia no circo contemporâneo. Para tanto, o artigo transita entre as noções de novo circo e circo contemporâneo, observando os processos híbridos entre o circo e demais artes (teatro, dança, música...) nas novas formas do fazer circense. Sendo assim, o estudo pressupõe uma dramaturgia circense que se estabelece em concepções inovadoras de espetáculos e que se constitui, de maneira concomitante, na integração das artes circenses com os materiais textuais e os elementos cênicos. Por fim, o artigo se propõe a apresentar, sobretudo, bases conceituais para o estudo da ocorrência de uma dramaturgia sui generis de circo, decorrente dessas criações híbridas que se estabelecem a partir da democratização dos saberes circenses, com a criação das escolas de circo nos anos 70 e 80.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-13T04:37:38Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/225626
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-3203
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001129658
identifier_str_mv 1415-3203
001129658
url http://hdl.handle.net/10183/225626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Repertório - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas Universidade Federal da Bahia. Vol. 23, n. 34 (2020), p. 90-113
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225626/2/001129658.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225626/1/001129658.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 50c7ded4f132cbcfbf4124f3255c718d
4c9cf03dc13d0b885fd3a28e5c9af07c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225032202977280