O circo hoje : do hibridismo à emergência de uma dramaturgia contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/225626 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma reflexão sobre a emergência de uma dramaturgia no circo contemporâneo com base nas discussões e estudos desenvolvidos por alguns especialistas franceses, como: Martine Maleval, Jean-Marc Lachaud e Jean Michel Guy. A partir dessas proposições, busca-se observar os fatores históricos e sociais que acarretaram rupturas com padrões estéticos vigentes tanto no teatro quanto no circo, implicando o surgimento de novas estéticas e a emergência de uma dramaturgia no circo contemporâneo. Para tanto, o artigo transita entre as noções de novo circo e circo contemporâneo, observando os processos híbridos entre o circo e demais artes (teatro, dança, música...) nas novas formas do fazer circense. Sendo assim, o estudo pressupõe uma dramaturgia circense que se estabelece em concepções inovadoras de espetáculos e que se constitui, de maneira concomitante, na integração das artes circenses com os materiais textuais e os elementos cênicos. Por fim, o artigo se propõe a apresentar, sobretudo, bases conceituais para o estudo da ocorrência de uma dramaturgia sui generis de circo, decorrente dessas criações híbridas que se estabelecem a partir da democratização dos saberes circenses, com a criação das escolas de circo nos anos 70 e 80. |
id |
UFRGS-2_44cc5195eabac83c93017b1ef088a195 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225626 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Massa, Clovis DiasPonsi, Iasmin D´Ornelas2021-08-13T04:37:38Z20201415-3203http://hdl.handle.net/10183/225626001129658Este artigo apresenta uma reflexão sobre a emergência de uma dramaturgia no circo contemporâneo com base nas discussões e estudos desenvolvidos por alguns especialistas franceses, como: Martine Maleval, Jean-Marc Lachaud e Jean Michel Guy. A partir dessas proposições, busca-se observar os fatores históricos e sociais que acarretaram rupturas com padrões estéticos vigentes tanto no teatro quanto no circo, implicando o surgimento de novas estéticas e a emergência de uma dramaturgia no circo contemporâneo. Para tanto, o artigo transita entre as noções de novo circo e circo contemporâneo, observando os processos híbridos entre o circo e demais artes (teatro, dança, música...) nas novas formas do fazer circense. Sendo assim, o estudo pressupõe uma dramaturgia circense que se estabelece em concepções inovadoras de espetáculos e que se constitui, de maneira concomitante, na integração das artes circenses com os materiais textuais e os elementos cênicos. Por fim, o artigo se propõe a apresentar, sobretudo, bases conceituais para o estudo da ocorrência de uma dramaturgia sui generis de circo, decorrente dessas criações híbridas que se estabelecem a partir da democratização dos saberes circenses, com a criação das escolas de circo nos anos 70 e 80.This article presents a reflection on the emergence of dramaturgy in contemporary circus based on discussions and advanced studies by some French specialists, such as: Martine Maleval, JeanMarc Lachaud and Jean Michel Guy. From these proposals, we seek to observe the historical and social factors that detect ruptures with aesthetic standards both in the theater and in the circus, implying the emergence of new aesthetics and the emergency of a dramaturgy in the contemporary circus. For this purpose, the article moves through notions of new circus and contemporary circus, observing the hybrid processes between circus and other arts (theater, dance, music ...) in the new ways of doing circus. Therefore, the study presupposes a circus dramaturgy that defines these innovative conceptions of shows and that shows itself, in a concomitant way, in the integration of circus arts with textual materials and scenic elements. Finally, the article proposes to present, above all, conceptual bases for the study of the occurrence of a sui generis circus dramaturgy, resulting from these hybrid creations that are established from the democratization of circus knowledge, with the creation of circus schools in the 70s and 80s.Este artículo presenta una reflexión sobre el surgimiento de la dramaturgia en el circo contemporáneo basada en las discusiones y estudios desarrollados por algunos especialistas franceses, como: MartineMaleval, Jean-Marc Lachaud y Jean Michel Guy. A partir de estas proposiciones, buscamos observar los factores históricos y sociales que condujeron a rupturas con los estándares estéticos vigentes tanto en el teatro como en el circo, lo que implica el surgimiento de nuevas estéticas y la emergencia de la dramaturgia en el circo contemporáneo. Por lo tanto, el artículo se mueve entre las nociones de nuevo circo y circo contemporáneo, observando los procesos híbridos entre el circo y otras artes (teatro, danza, música ...) en las nuevas formas de hacer circo. Así, el estudio presupone una dramaturgia circense que se establece en estas concepciones innovadoras de espectáculos y que constituye, al mismo tiempo, la integración de las artes circenses con materiales textuales y elementos escénicos. Finalmente, el artículo propone presentar, sobre todo, bases conceptuales para el estudio de la ocurrencia de una dramaturgia circense sui generis, resultante de estas creaciones híbridas que se establecen a partir de la democratización del conocimiento del circo, con la creación de escuelas de circo en el 70 y 80.application/pdfporRepertório - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas Universidade Federal da Bahia. Vol. 23, n. 34 (2020), p. 90-113Circo contemporâneoCircoDramaturgiaHibridismo culturalEscritura cênicaContemporary circusNew circusDramaturgyHybridismScriptureCirco contemporáneoNuevo circoEscrituraO circo hoje : do hibridismo à emergência de uma dramaturgia contemporâneaThe circus today : from hibridism to emergency contemporary dramaturgy El circo de hoy : del hibridismo a la emergencia de uma dramaturgia contemporánea info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129658.pdf.txt001129658.pdf.txtExtracted Texttext/plain54872http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225626/2/001129658.pdf.txt50c7ded4f132cbcfbf4124f3255c718dMD52ORIGINAL001129658.pdfTexto completoapplication/pdf391308http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225626/1/001129658.pdf4c9cf03dc13d0b885fd3a28e5c9af07cMD5110183/2256262021-08-18 04:40:55.443905oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225626Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:40:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O circo hoje : do hibridismo à emergência de uma dramaturgia contemporânea |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The circus today : from hibridism to emergency contemporary dramaturgy |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
El circo de hoy : del hibridismo a la emergencia de uma dramaturgia contemporánea |
title |
O circo hoje : do hibridismo à emergência de uma dramaturgia contemporânea |
spellingShingle |
O circo hoje : do hibridismo à emergência de uma dramaturgia contemporânea Massa, Clovis Dias Circo contemporâneo Circo Dramaturgia Hibridismo cultural Escritura cênica Contemporary circus New circus Dramaturgy Hybridism Scripture Circo contemporáneo Nuevo circo Escritura |
title_short |
O circo hoje : do hibridismo à emergência de uma dramaturgia contemporânea |
title_full |
O circo hoje : do hibridismo à emergência de uma dramaturgia contemporânea |
title_fullStr |
O circo hoje : do hibridismo à emergência de uma dramaturgia contemporânea |
title_full_unstemmed |
O circo hoje : do hibridismo à emergência de uma dramaturgia contemporânea |
title_sort |
O circo hoje : do hibridismo à emergência de uma dramaturgia contemporânea |
author |
Massa, Clovis Dias |
author_facet |
Massa, Clovis Dias Ponsi, Iasmin D´Ornelas |
author_role |
author |
author2 |
Ponsi, Iasmin D´Ornelas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Massa, Clovis Dias Ponsi, Iasmin D´Ornelas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Circo contemporâneo Circo Dramaturgia Hibridismo cultural Escritura cênica |
topic |
Circo contemporâneo Circo Dramaturgia Hibridismo cultural Escritura cênica Contemporary circus New circus Dramaturgy Hybridism Scripture Circo contemporáneo Nuevo circo Escritura |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Contemporary circus New circus Dramaturgy Hybridism Scripture |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Circo contemporáneo Nuevo circo Escritura |
description |
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a emergência de uma dramaturgia no circo contemporâneo com base nas discussões e estudos desenvolvidos por alguns especialistas franceses, como: Martine Maleval, Jean-Marc Lachaud e Jean Michel Guy. A partir dessas proposições, busca-se observar os fatores históricos e sociais que acarretaram rupturas com padrões estéticos vigentes tanto no teatro quanto no circo, implicando o surgimento de novas estéticas e a emergência de uma dramaturgia no circo contemporâneo. Para tanto, o artigo transita entre as noções de novo circo e circo contemporâneo, observando os processos híbridos entre o circo e demais artes (teatro, dança, música...) nas novas formas do fazer circense. Sendo assim, o estudo pressupõe uma dramaturgia circense que se estabelece em concepções inovadoras de espetáculos e que se constitui, de maneira concomitante, na integração das artes circenses com os materiais textuais e os elementos cênicos. Por fim, o artigo se propõe a apresentar, sobretudo, bases conceituais para o estudo da ocorrência de uma dramaturgia sui generis de circo, decorrente dessas criações híbridas que se estabelecem a partir da democratização dos saberes circenses, com a criação das escolas de circo nos anos 70 e 80. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-13T04:37:38Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/225626 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-3203 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001129658 |
identifier_str_mv |
1415-3203 001129658 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/225626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Repertório - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas Universidade Federal da Bahia. Vol. 23, n. 34 (2020), p. 90-113 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225626/2/001129658.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225626/1/001129658.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
50c7ded4f132cbcfbf4124f3255c718d 4c9cf03dc13d0b885fd3a28e5c9af07c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225032202977280 |