Por uma estrutura conceitual e metodológica para a promoção de competências infocomunicacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/255649 |
Resumo: | Em 2020, foi conduzida uma experiência de promoção de competências infocomunicacionais como curso de extensão oferecido a distância pela UFRGS através da plataforma Moodle, contando com a participação de professores do Brasil, de Portugal e da Espanha. O conteúdo foi desenvolvido ao longo de 13 semanas, com cada aula sendo composta de: um hipertexto sobre o tema da semana; uma videoaula; um chatentre alunos, professor e tutor; uma atividade; e materiais complementares, como artigos, indicações de documentários, reportagens e vídeos. Cada hipertexto, videoaula e atividade foi desenvolvido pelo professor especialista na temática. Os recursos de aprendizagem operacionalizam o conceito, a abordagem e o método de promoção de competências infocomunicacionais. A partir dessa experiência concreta, pode-se concluir: 1) promover as competências infocomunicacionais é um tema pertinente para a Biblioteconomia e seus profissionais; 2) a abordagem deve evoluir do instrumental para a consciência crítica em informação, a partir da qual os sujeitos sejam estimulados a refletir sobre seu contexto e suas práticas no que tange à informação e à comunicação; 3) apesar de os estudos no escopo da “competência em informação” no Brasil terem alcançado certo avanço conceitual, há uma lacuna a ser preenchida no intervalo entre a teoria e a prática. |
id |
UFRGS-2_45dc5a9e19dae6329979410d4191fc20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255649 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Borges, JussaraBelinaso, JuanaSoares, Érica Correa2023-03-11T03:30:48Z20221413-9936http://hdl.handle.net/10183/255649001162315Em 2020, foi conduzida uma experiência de promoção de competências infocomunicacionais como curso de extensão oferecido a distância pela UFRGS através da plataforma Moodle, contando com a participação de professores do Brasil, de Portugal e da Espanha. O conteúdo foi desenvolvido ao longo de 13 semanas, com cada aula sendo composta de: um hipertexto sobre o tema da semana; uma videoaula; um chatentre alunos, professor e tutor; uma atividade; e materiais complementares, como artigos, indicações de documentários, reportagens e vídeos. Cada hipertexto, videoaula e atividade foi desenvolvido pelo professor especialista na temática. Os recursos de aprendizagem operacionalizam o conceito, a abordagem e o método de promoção de competências infocomunicacionais. A partir dessa experiência concreta, pode-se concluir: 1) promover as competências infocomunicacionais é um tema pertinente para a Biblioteconomia e seus profissionais; 2) a abordagem deve evoluir do instrumental para a consciência crítica em informação, a partir da qual os sujeitos sejam estimulados a refletir sobre seu contexto e suas práticas no que tange à informação e à comunicação; 3) apesar de os estudos no escopo da “competência em informação” no Brasil terem alcançado certo avanço conceitual, há uma lacuna a ser preenchida no intervalo entre a teoria e a prática.In 2020, an experience was conducted to promote infocommunication skills as an extension course offered at a distance by UFRGS through the Moodle platform, with the participation of professors from Brazil, Portugal and Spain. The content was developed over 13 weeks, with each class being composed of: one hypertext about the topic of the week; one video lesson; one chat between students, teacher and tutor; one activity; and complementary materials, such as articles, documentaries, reports and videos. Each hypertext, video lesson and activity was developed by the specialist teacher on the subject. Learning resources operationalize the concept, approach and method of promoting infocommunication skills. From this concrete experience, it can be concluded: 1) promoting infocommunication skills is a relevant topic for Librarianship and its professionals; 2) an approach must evolve from instrumental to critical awareness of information, from which subjects are encouraged to reflect on their context and practices with regard to information and communication; 3) despite the fact that studies in the scope of “competence in information” in Brazil have achieved a certain conceptual advance, there is a gap to be filled in the gap between theory and practice.application/pdfporPerspectivas em Ciência da Informação. Belo Horizonte. Vol. 27, n. 2 (abr./jun. 2022), p. 297-319Competência informacionalEducação a distância (EaD)Infocommunication skillsMoodleDistance learning courseUniversity educationPor uma estrutura conceitual e metodológica para a promoção de competências infocomunicacionaisFor a conceptual and methodological framework for the promotion of infocommunication skills info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162315.pdf.txt001162315.pdf.txtExtracted Texttext/plain57110http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255649/2/001162315.pdf.txt03d968c36e9bd46b2b85b1dcb5a11170MD52ORIGINAL001162315.pdfTexto completoapplication/pdf1091548http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255649/1/001162315.pdfffac6b8fcb769d36ed707ca10606df1dMD5110183/2556492023-03-12 03:24:16.075096oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255649Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-12T06:24:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Por uma estrutura conceitual e metodológica para a promoção de competências infocomunicacionais |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
For a conceptual and methodological framework for the promotion of infocommunication skills |
title |
Por uma estrutura conceitual e metodológica para a promoção de competências infocomunicacionais |
spellingShingle |
Por uma estrutura conceitual e metodológica para a promoção de competências infocomunicacionais Borges, Jussara Competência informacional Educação a distância (EaD) Infocommunication skills Moodle Distance learning course University education |
title_short |
Por uma estrutura conceitual e metodológica para a promoção de competências infocomunicacionais |
title_full |
Por uma estrutura conceitual e metodológica para a promoção de competências infocomunicacionais |
title_fullStr |
Por uma estrutura conceitual e metodológica para a promoção de competências infocomunicacionais |
title_full_unstemmed |
Por uma estrutura conceitual e metodológica para a promoção de competências infocomunicacionais |
title_sort |
Por uma estrutura conceitual e metodológica para a promoção de competências infocomunicacionais |
author |
Borges, Jussara |
author_facet |
Borges, Jussara Belinaso, Juana Soares, Érica Correa |
author_role |
author |
author2 |
Belinaso, Juana Soares, Érica Correa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Jussara Belinaso, Juana Soares, Érica Correa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência informacional Educação a distância (EaD) |
topic |
Competência informacional Educação a distância (EaD) Infocommunication skills Moodle Distance learning course University education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Infocommunication skills Moodle Distance learning course University education |
description |
Em 2020, foi conduzida uma experiência de promoção de competências infocomunicacionais como curso de extensão oferecido a distância pela UFRGS através da plataforma Moodle, contando com a participação de professores do Brasil, de Portugal e da Espanha. O conteúdo foi desenvolvido ao longo de 13 semanas, com cada aula sendo composta de: um hipertexto sobre o tema da semana; uma videoaula; um chatentre alunos, professor e tutor; uma atividade; e materiais complementares, como artigos, indicações de documentários, reportagens e vídeos. Cada hipertexto, videoaula e atividade foi desenvolvido pelo professor especialista na temática. Os recursos de aprendizagem operacionalizam o conceito, a abordagem e o método de promoção de competências infocomunicacionais. A partir dessa experiência concreta, pode-se concluir: 1) promover as competências infocomunicacionais é um tema pertinente para a Biblioteconomia e seus profissionais; 2) a abordagem deve evoluir do instrumental para a consciência crítica em informação, a partir da qual os sujeitos sejam estimulados a refletir sobre seu contexto e suas práticas no que tange à informação e à comunicação; 3) apesar de os estudos no escopo da “competência em informação” no Brasil terem alcançado certo avanço conceitual, há uma lacuna a ser preenchida no intervalo entre a teoria e a prática. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-11T03:30:48Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/255649 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1413-9936 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001162315 |
identifier_str_mv |
1413-9936 001162315 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/255649 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação. Belo Horizonte. Vol. 27, n. 2 (abr./jun. 2022), p. 297-319 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255649/2/001162315.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255649/1/001162315.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
03d968c36e9bd46b2b85b1dcb5a11170 ffac6b8fcb769d36ed707ca10606df1d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447821841596416 |