Avaliação formativa em turmas de segundo ano do ensino fundamental : uma análise das práticas de regulação das aprendizagens a partir da metodologia de grupos focais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Daniele Silva dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/264334
Resumo: Este estudo refere-se a uma investigação vinculada à pesquisa institucional “Práticas Avaliativas da Alfabetização: avaliações internas e externas e o acompanhamento da aprendizagem da leitura e da escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”. O estudo aqui em foco, que se circunscreve à avaliação formativa, busca responder a seguinte questão: dentre as práticas avaliativas de professoras de 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública, quais evidenciam a avaliação formativa? Nesse contexto, a pesquisa tem dois objetivos norteadores gerais: 1) mapear as práticas avaliativas de professoras de 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública, que evidenciem a avaliação formativa e 2) identificar e analisar os conhecimentos da alfabetização que são privilegiados no percurso da avaliação formativa. Os referenciais teóricos centrais sobre avaliação são os estudos de Philippe Perrenoud e, na alfabetização, os estudos de Magda Soares. A metodologia utilizada para a geração dos dados se deu pela realização de grupos focais com professoras alfabetizadoras que atuam com turmas de 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública. A partir disso, a análise de dados se deu em dois eixos: 1) práticas e estratégias de avaliação formativa e 2) conhecimentos da alfabetização avaliados. Dos achados deste estudo no eixo 1 estão as estratégias escolhidas pelas professoras para promoverem uma avaliação formativa: planejamento didático com previsão de avaliações iniciais e trimestrais sistematizadas e avaliações observacionais, modos de registrar e controlar os resultados das avaliações em tabelas que evidenciam os aprendizados dos alunos elencados por habilidades avaliadas, estratégias para avaliar individual e coletivamente, propostas pedagógicas baseadas no planejamento, na contextualização e na intencionalidade. Em relação ao eixo 2, destacam-se os seguintes conhecimentos avaliados na alfabetização pelas professoras participantes: o conhecimento das letras do alfabeto, a consciência fonológica em diferentes níveis, a leitura de palavras e frases, a escrita de palavras e frases e a compreensão leitora. A conclusão principal desta pesquisa está no entendimento sobre o processo da avaliação a partir da proposição de alguns princípios para uma regulação eficiente das aprendizagens dos conhecimentos da alfabetização, quais sejam: 1º) Domínio sobre os conhecimentos referentes ao objeto de ensino, o sistema de escrita alfabética, 2º) Conhecimento dos saberes que dizem respeito aos aprendizados dos alunos, 3º) Construção de planejamentos didáticos baseados no desenvolvimento de habilidades ou conhecimentos a serem desenvolvidos, 4º) Práticas avaliativas que estejam em consonância com o planejamento e 5º) Uso de metodologias ou estratégias para registro dos dados obtidos com as avaliações.
id UFRGS-2_470b02ad7b18aedda93b99ce7d38550e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264334
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Daniele Silva dosPiccoli, Luciana2023-09-07T03:34:24Z2022http://hdl.handle.net/10183/264334001173306Este estudo refere-se a uma investigação vinculada à pesquisa institucional “Práticas Avaliativas da Alfabetização: avaliações internas e externas e o acompanhamento da aprendizagem da leitura e da escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”. O estudo aqui em foco, que se circunscreve à avaliação formativa, busca responder a seguinte questão: dentre as práticas avaliativas de professoras de 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública, quais evidenciam a avaliação formativa? Nesse contexto, a pesquisa tem dois objetivos norteadores gerais: 1) mapear as práticas avaliativas de professoras de 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública, que evidenciem a avaliação formativa e 2) identificar e analisar os conhecimentos da alfabetização que são privilegiados no percurso da avaliação formativa. Os referenciais teóricos centrais sobre avaliação são os estudos de Philippe Perrenoud e, na alfabetização, os estudos de Magda Soares. A metodologia utilizada para a geração dos dados se deu pela realização de grupos focais com professoras alfabetizadoras que atuam com turmas de 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública. A partir disso, a análise de dados se deu em dois eixos: 1) práticas e estratégias de avaliação formativa e 2) conhecimentos da alfabetização avaliados. Dos achados deste estudo no eixo 1 estão as estratégias escolhidas pelas professoras para promoverem uma avaliação formativa: planejamento didático com previsão de avaliações iniciais e trimestrais sistematizadas e avaliações observacionais, modos de registrar e controlar os resultados das avaliações em tabelas que evidenciam os aprendizados dos alunos elencados por habilidades avaliadas, estratégias para avaliar individual e coletivamente, propostas pedagógicas baseadas no planejamento, na contextualização e na intencionalidade. Em relação ao eixo 2, destacam-se os seguintes conhecimentos avaliados na alfabetização pelas professoras participantes: o conhecimento das letras do alfabeto, a consciência fonológica em diferentes níveis, a leitura de palavras e frases, a escrita de palavras e frases e a compreensão leitora. A conclusão principal desta pesquisa está no entendimento sobre o processo da avaliação a partir da proposição de alguns princípios para uma regulação eficiente das aprendizagens dos conhecimentos da alfabetização, quais sejam: 1º) Domínio sobre os conhecimentos referentes ao objeto de ensino, o sistema de escrita alfabética, 2º) Conhecimento dos saberes que dizem respeito aos aprendizados dos alunos, 3º) Construção de planejamentos didáticos baseados no desenvolvimento de habilidades ou conhecimentos a serem desenvolvidos, 4º) Práticas avaliativas que estejam em consonância com o planejamento e 5º) Uso de metodologias ou estratégias para registro dos dados obtidos com as avaliações.application/pdfporEnsino fundamentalAvaliaçãoAlfabetizaçãoAvaliação formativa em turmas de segundo ano do ensino fundamental : uma análise das práticas de regulação das aprendizagens a partir da metodologia de grupos focaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173306.pdf.txt001173306.pdf.txtExtracted Texttext/plain114620http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264334/2/001173306.pdf.txte7a5fd0f5f19fe38773999300e737c7cMD52ORIGINAL001173306.pdfTexto completoapplication/pdf813938http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264334/1/001173306.pdf57b82a8ee0238d9a89aded7ac020765fMD5110183/2643342023-09-08 03:31:50.765518oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264334Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-08T06:31:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação formativa em turmas de segundo ano do ensino fundamental : uma análise das práticas de regulação das aprendizagens a partir da metodologia de grupos focais
title Avaliação formativa em turmas de segundo ano do ensino fundamental : uma análise das práticas de regulação das aprendizagens a partir da metodologia de grupos focais
spellingShingle Avaliação formativa em turmas de segundo ano do ensino fundamental : uma análise das práticas de regulação das aprendizagens a partir da metodologia de grupos focais
Santos, Daniele Silva dos
Ensino fundamental
Avaliação
Alfabetização
title_short Avaliação formativa em turmas de segundo ano do ensino fundamental : uma análise das práticas de regulação das aprendizagens a partir da metodologia de grupos focais
title_full Avaliação formativa em turmas de segundo ano do ensino fundamental : uma análise das práticas de regulação das aprendizagens a partir da metodologia de grupos focais
title_fullStr Avaliação formativa em turmas de segundo ano do ensino fundamental : uma análise das práticas de regulação das aprendizagens a partir da metodologia de grupos focais
title_full_unstemmed Avaliação formativa em turmas de segundo ano do ensino fundamental : uma análise das práticas de regulação das aprendizagens a partir da metodologia de grupos focais
title_sort Avaliação formativa em turmas de segundo ano do ensino fundamental : uma análise das práticas de regulação das aprendizagens a partir da metodologia de grupos focais
author Santos, Daniele Silva dos
author_facet Santos, Daniele Silva dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Daniele Silva dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Piccoli, Luciana
contributor_str_mv Piccoli, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Avaliação
Alfabetização
topic Ensino fundamental
Avaliação
Alfabetização
description Este estudo refere-se a uma investigação vinculada à pesquisa institucional “Práticas Avaliativas da Alfabetização: avaliações internas e externas e o acompanhamento da aprendizagem da leitura e da escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”. O estudo aqui em foco, que se circunscreve à avaliação formativa, busca responder a seguinte questão: dentre as práticas avaliativas de professoras de 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública, quais evidenciam a avaliação formativa? Nesse contexto, a pesquisa tem dois objetivos norteadores gerais: 1) mapear as práticas avaliativas de professoras de 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública, que evidenciem a avaliação formativa e 2) identificar e analisar os conhecimentos da alfabetização que são privilegiados no percurso da avaliação formativa. Os referenciais teóricos centrais sobre avaliação são os estudos de Philippe Perrenoud e, na alfabetização, os estudos de Magda Soares. A metodologia utilizada para a geração dos dados se deu pela realização de grupos focais com professoras alfabetizadoras que atuam com turmas de 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública. A partir disso, a análise de dados se deu em dois eixos: 1) práticas e estratégias de avaliação formativa e 2) conhecimentos da alfabetização avaliados. Dos achados deste estudo no eixo 1 estão as estratégias escolhidas pelas professoras para promoverem uma avaliação formativa: planejamento didático com previsão de avaliações iniciais e trimestrais sistematizadas e avaliações observacionais, modos de registrar e controlar os resultados das avaliações em tabelas que evidenciam os aprendizados dos alunos elencados por habilidades avaliadas, estratégias para avaliar individual e coletivamente, propostas pedagógicas baseadas no planejamento, na contextualização e na intencionalidade. Em relação ao eixo 2, destacam-se os seguintes conhecimentos avaliados na alfabetização pelas professoras participantes: o conhecimento das letras do alfabeto, a consciência fonológica em diferentes níveis, a leitura de palavras e frases, a escrita de palavras e frases e a compreensão leitora. A conclusão principal desta pesquisa está no entendimento sobre o processo da avaliação a partir da proposição de alguns princípios para uma regulação eficiente das aprendizagens dos conhecimentos da alfabetização, quais sejam: 1º) Domínio sobre os conhecimentos referentes ao objeto de ensino, o sistema de escrita alfabética, 2º) Conhecimento dos saberes que dizem respeito aos aprendizados dos alunos, 3º) Construção de planejamentos didáticos baseados no desenvolvimento de habilidades ou conhecimentos a serem desenvolvidos, 4º) Práticas avaliativas que estejam em consonância com o planejamento e 5º) Uso de metodologias ou estratégias para registro dos dados obtidos com as avaliações.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-07T03:34:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/264334
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001173306
url http://hdl.handle.net/10183/264334
identifier_str_mv 001173306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264334/2/001173306.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264334/1/001173306.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e7a5fd0f5f19fe38773999300e737c7c
57b82a8ee0238d9a89aded7ac020765f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447348057210880