Avaliação formativa em turmas de segundo ano do ensino fundamental : uma análise das práticas de regulação das aprendizagens a partir da metodologia de grupos focais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/264334 |
Resumo: | Este estudo refere-se a uma investigação vinculada à pesquisa institucional “Práticas Avaliativas da Alfabetização: avaliações internas e externas e o acompanhamento da aprendizagem da leitura e da escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”. O estudo aqui em foco, que se circunscreve à avaliação formativa, busca responder a seguinte questão: dentre as práticas avaliativas de professoras de 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública, quais evidenciam a avaliação formativa? Nesse contexto, a pesquisa tem dois objetivos norteadores gerais: 1) mapear as práticas avaliativas de professoras de 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública, que evidenciem a avaliação formativa e 2) identificar e analisar os conhecimentos da alfabetização que são privilegiados no percurso da avaliação formativa. Os referenciais teóricos centrais sobre avaliação são os estudos de Philippe Perrenoud e, na alfabetização, os estudos de Magda Soares. A metodologia utilizada para a geração dos dados se deu pela realização de grupos focais com professoras alfabetizadoras que atuam com turmas de 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública. A partir disso, a análise de dados se deu em dois eixos: 1) práticas e estratégias de avaliação formativa e 2) conhecimentos da alfabetização avaliados. Dos achados deste estudo no eixo 1 estão as estratégias escolhidas pelas professoras para promoverem uma avaliação formativa: planejamento didático com previsão de avaliações iniciais e trimestrais sistematizadas e avaliações observacionais, modos de registrar e controlar os resultados das avaliações em tabelas que evidenciam os aprendizados dos alunos elencados por habilidades avaliadas, estratégias para avaliar individual e coletivamente, propostas pedagógicas baseadas no planejamento, na contextualização e na intencionalidade. Em relação ao eixo 2, destacam-se os seguintes conhecimentos avaliados na alfabetização pelas professoras participantes: o conhecimento das letras do alfabeto, a consciência fonológica em diferentes níveis, a leitura de palavras e frases, a escrita de palavras e frases e a compreensão leitora. A conclusão principal desta pesquisa está no entendimento sobre o processo da avaliação a partir da proposição de alguns princípios para uma regulação eficiente das aprendizagens dos conhecimentos da alfabetização, quais sejam: 1º) Domínio sobre os conhecimentos referentes ao objeto de ensino, o sistema de escrita alfabética, 2º) Conhecimento dos saberes que dizem respeito aos aprendizados dos alunos, 3º) Construção de planejamentos didáticos baseados no desenvolvimento de habilidades ou conhecimentos a serem desenvolvidos, 4º) Práticas avaliativas que estejam em consonância com o planejamento e 5º) Uso de metodologias ou estratégias para registro dos dados obtidos com as avaliações. |
id |
UFRGS-2_470b02ad7b18aedda93b99ce7d38550e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264334 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Daniele Silva dosPiccoli, Luciana2023-09-07T03:34:24Z2022http://hdl.handle.net/10183/264334001173306Este estudo refere-se a uma investigação vinculada à pesquisa institucional “Práticas Avaliativas da Alfabetização: avaliações internas e externas e o acompanhamento da aprendizagem da leitura e da escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”. O estudo aqui em foco, que se circunscreve à avaliação formativa, busca responder a seguinte questão: dentre as práticas avaliativas de professoras de 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública, quais evidenciam a avaliação formativa? Nesse contexto, a pesquisa tem dois objetivos norteadores gerais: 1) mapear as práticas avaliativas de professoras de 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública, que evidenciem a avaliação formativa e 2) identificar e analisar os conhecimentos da alfabetização que são privilegiados no percurso da avaliação formativa. Os referenciais teóricos centrais sobre avaliação são os estudos de Philippe Perrenoud e, na alfabetização, os estudos de Magda Soares. A metodologia utilizada para a geração dos dados se deu pela realização de grupos focais com professoras alfabetizadoras que atuam com turmas de 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública. A partir disso, a análise de dados se deu em dois eixos: 1) práticas e estratégias de avaliação formativa e 2) conhecimentos da alfabetização avaliados. Dos achados deste estudo no eixo 1 estão as estratégias escolhidas pelas professoras para promoverem uma avaliação formativa: planejamento didático com previsão de avaliações iniciais e trimestrais sistematizadas e avaliações observacionais, modos de registrar e controlar os resultados das avaliações em tabelas que evidenciam os aprendizados dos alunos elencados por habilidades avaliadas, estratégias para avaliar individual e coletivamente, propostas pedagógicas baseadas no planejamento, na contextualização e na intencionalidade. Em relação ao eixo 2, destacam-se os seguintes conhecimentos avaliados na alfabetização pelas professoras participantes: o conhecimento das letras do alfabeto, a consciência fonológica em diferentes níveis, a leitura de palavras e frases, a escrita de palavras e frases e a compreensão leitora. A conclusão principal desta pesquisa está no entendimento sobre o processo da avaliação a partir da proposição de alguns princípios para uma regulação eficiente das aprendizagens dos conhecimentos da alfabetização, quais sejam: 1º) Domínio sobre os conhecimentos referentes ao objeto de ensino, o sistema de escrita alfabética, 2º) Conhecimento dos saberes que dizem respeito aos aprendizados dos alunos, 3º) Construção de planejamentos didáticos baseados no desenvolvimento de habilidades ou conhecimentos a serem desenvolvidos, 4º) Práticas avaliativas que estejam em consonância com o planejamento e 5º) Uso de metodologias ou estratégias para registro dos dados obtidos com as avaliações.application/pdfporEnsino fundamentalAvaliaçãoAlfabetizaçãoAvaliação formativa em turmas de segundo ano do ensino fundamental : uma análise das práticas de regulação das aprendizagens a partir da metodologia de grupos focaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173306.pdf.txt001173306.pdf.txtExtracted Texttext/plain114620http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264334/2/001173306.pdf.txte7a5fd0f5f19fe38773999300e737c7cMD52ORIGINAL001173306.pdfTexto completoapplication/pdf813938http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264334/1/001173306.pdf57b82a8ee0238d9a89aded7ac020765fMD5110183/2643342023-09-08 03:31:50.765518oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264334Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-08T06:31:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação formativa em turmas de segundo ano do ensino fundamental : uma análise das práticas de regulação das aprendizagens a partir da metodologia de grupos focais |
title |
Avaliação formativa em turmas de segundo ano do ensino fundamental : uma análise das práticas de regulação das aprendizagens a partir da metodologia de grupos focais |
spellingShingle |
Avaliação formativa em turmas de segundo ano do ensino fundamental : uma análise das práticas de regulação das aprendizagens a partir da metodologia de grupos focais Santos, Daniele Silva dos Ensino fundamental Avaliação Alfabetização |
title_short |
Avaliação formativa em turmas de segundo ano do ensino fundamental : uma análise das práticas de regulação das aprendizagens a partir da metodologia de grupos focais |
title_full |
Avaliação formativa em turmas de segundo ano do ensino fundamental : uma análise das práticas de regulação das aprendizagens a partir da metodologia de grupos focais |
title_fullStr |
Avaliação formativa em turmas de segundo ano do ensino fundamental : uma análise das práticas de regulação das aprendizagens a partir da metodologia de grupos focais |
title_full_unstemmed |
Avaliação formativa em turmas de segundo ano do ensino fundamental : uma análise das práticas de regulação das aprendizagens a partir da metodologia de grupos focais |
title_sort |
Avaliação formativa em turmas de segundo ano do ensino fundamental : uma análise das práticas de regulação das aprendizagens a partir da metodologia de grupos focais |
author |
Santos, Daniele Silva dos |
author_facet |
Santos, Daniele Silva dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Daniele Silva dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Piccoli, Luciana |
contributor_str_mv |
Piccoli, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino fundamental Avaliação Alfabetização |
topic |
Ensino fundamental Avaliação Alfabetização |
description |
Este estudo refere-se a uma investigação vinculada à pesquisa institucional “Práticas Avaliativas da Alfabetização: avaliações internas e externas e o acompanhamento da aprendizagem da leitura e da escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”. O estudo aqui em foco, que se circunscreve à avaliação formativa, busca responder a seguinte questão: dentre as práticas avaliativas de professoras de 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública, quais evidenciam a avaliação formativa? Nesse contexto, a pesquisa tem dois objetivos norteadores gerais: 1) mapear as práticas avaliativas de professoras de 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública, que evidenciem a avaliação formativa e 2) identificar e analisar os conhecimentos da alfabetização que são privilegiados no percurso da avaliação formativa. Os referenciais teóricos centrais sobre avaliação são os estudos de Philippe Perrenoud e, na alfabetização, os estudos de Magda Soares. A metodologia utilizada para a geração dos dados se deu pela realização de grupos focais com professoras alfabetizadoras que atuam com turmas de 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública. A partir disso, a análise de dados se deu em dois eixos: 1) práticas e estratégias de avaliação formativa e 2) conhecimentos da alfabetização avaliados. Dos achados deste estudo no eixo 1 estão as estratégias escolhidas pelas professoras para promoverem uma avaliação formativa: planejamento didático com previsão de avaliações iniciais e trimestrais sistematizadas e avaliações observacionais, modos de registrar e controlar os resultados das avaliações em tabelas que evidenciam os aprendizados dos alunos elencados por habilidades avaliadas, estratégias para avaliar individual e coletivamente, propostas pedagógicas baseadas no planejamento, na contextualização e na intencionalidade. Em relação ao eixo 2, destacam-se os seguintes conhecimentos avaliados na alfabetização pelas professoras participantes: o conhecimento das letras do alfabeto, a consciência fonológica em diferentes níveis, a leitura de palavras e frases, a escrita de palavras e frases e a compreensão leitora. A conclusão principal desta pesquisa está no entendimento sobre o processo da avaliação a partir da proposição de alguns princípios para uma regulação eficiente das aprendizagens dos conhecimentos da alfabetização, quais sejam: 1º) Domínio sobre os conhecimentos referentes ao objeto de ensino, o sistema de escrita alfabética, 2º) Conhecimento dos saberes que dizem respeito aos aprendizados dos alunos, 3º) Construção de planejamentos didáticos baseados no desenvolvimento de habilidades ou conhecimentos a serem desenvolvidos, 4º) Práticas avaliativas que estejam em consonância com o planejamento e 5º) Uso de metodologias ou estratégias para registro dos dados obtidos com as avaliações. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-07T03:34:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/264334 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001173306 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/264334 |
identifier_str_mv |
001173306 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264334/2/001173306.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264334/1/001173306.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e7a5fd0f5f19fe38773999300e737c7c 57b82a8ee0238d9a89aded7ac020765f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447348057210880 |