O potencial pedagógico da televisão e dos desenhos animados na construção do imaginário infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Tatiana Heck
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102828
Resumo: O presente estudo propõe-se a analisar a importância da televisão e dos desenhos animados e sua influência na construção do imaginário infantil, buscando posteriormente identificar estratégias de ensino que auxiliem os professores no processo de ensino aprendizagem. Destaca-se a preocupação com os desenhos animados, pois se sabe que por meio das imagens as crianças constroem significados. Desta maneira, a televisão não só pode como deve ser inserida no cotidiano escolar de maneira a colaborar para a aprendizagem do aluno e sua formação pessoal. Para que se pudesse perceber o potencial pedagógico da televisão a fim de trazê-la para a sala de aula, bem como identificar à importância das imagens apresentadas nos desenhos animados com o intuito de complementar a investigação, foram realizadas entrevistas com os professores das séries iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Catharina Fridolina Weissheimer na cidade de Pareci Novo. Através da pesquisa, percebeu-se que a maioria dos professores entrevistados possui uma visão negativa e preconceituosa a respeito do uso da televisão, especialmente dos desenhos animados como aliados no processo de ensino aprendizagem. Sob este enfoque buscou-se construir um plano de ação para auxiliar professores a construírem uma visão mais ampla sobre o imaginário infantil e utilizarem o potencial pedagógico da televisão e dos desenhos animados no contexto escolar.
id UFRGS-2_4a1c20fa7541309dfa33e69654b52653
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102828
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Tatiana HeckBitencourt, Jossiane Boyen Bitencourt2014-09-11T02:09:51Z2012http://hdl.handle.net/10183/102828000922101O presente estudo propõe-se a analisar a importância da televisão e dos desenhos animados e sua influência na construção do imaginário infantil, buscando posteriormente identificar estratégias de ensino que auxiliem os professores no processo de ensino aprendizagem. Destaca-se a preocupação com os desenhos animados, pois se sabe que por meio das imagens as crianças constroem significados. Desta maneira, a televisão não só pode como deve ser inserida no cotidiano escolar de maneira a colaborar para a aprendizagem do aluno e sua formação pessoal. Para que se pudesse perceber o potencial pedagógico da televisão a fim de trazê-la para a sala de aula, bem como identificar à importância das imagens apresentadas nos desenhos animados com o intuito de complementar a investigação, foram realizadas entrevistas com os professores das séries iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Catharina Fridolina Weissheimer na cidade de Pareci Novo. Através da pesquisa, percebeu-se que a maioria dos professores entrevistados possui uma visão negativa e preconceituosa a respeito do uso da televisão, especialmente dos desenhos animados como aliados no processo de ensino aprendizagem. Sob este enfoque buscou-se construir um plano de ação para auxiliar professores a construírem uma visão mais ampla sobre o imaginário infantil e utilizarem o potencial pedagógico da televisão e dos desenhos animados no contexto escolar.This study aim to analyze the importance of television and cartoons and its influence in building child imaginary, seeking subsequently identify teaching strategies that help teachers in teaching-learning process. The study highlights the concern with the animated cartoons, because it’s known that through images children construct meanings. This way, media must be inserted in school life to help student in learning and in their personal development. For make people really understand the educational potential of television to bring into classroom, as well as identifying the importance of pictures shown in cartoons, in order to complement the inquiry, we conducted interviews with teachers in early grades of Catharina Fridolina Weissheimer’s school at the city of Pareci Novo. Through research, it was noticed that most of the teachers interviewed have a negative view about the use of television, speciality cartoon as allies in the process of teaching-learning. Under this approach, we tried to build an action plan to help teachers construct a broader vision of a child’s imagination and utilize the pedagogical potential of television and cartoon in the school context.application/pdfporTelevisão (Comunicação)Desenho animadoImaginário infantilEnsino e aprendizagemTelevisionCartoonImaginary of childO potencial pedagógico da televisão e dos desenhos animados na construção do imaginário infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000922101.pdf000922101.pdfTexto completoapplication/pdf348766http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102828/1/000922101.pdf3e8af5f974075e3f595c6525cbea9740MD51TEXT000922101.pdf.txt000922101.pdf.txtExtracted Texttext/plain87729http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102828/2/000922101.pdf.txt42c7bc3c522d3d227ed47e44e82752cbMD52THUMBNAIL000922101.pdf.jpg000922101.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1107http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102828/3/000922101.pdf.jpge3bb7a020ec6fe3a8a7621bfb25cdc84MD5310183/1028282018-10-23 09:14:39.323oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102828Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:14:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O potencial pedagógico da televisão e dos desenhos animados na construção do imaginário infantil
title O potencial pedagógico da televisão e dos desenhos animados na construção do imaginário infantil
spellingShingle O potencial pedagógico da televisão e dos desenhos animados na construção do imaginário infantil
Machado, Tatiana Heck
Televisão (Comunicação)
Desenho animado
Imaginário infantil
Ensino e aprendizagem
Television
Cartoon
Imaginary of child
title_short O potencial pedagógico da televisão e dos desenhos animados na construção do imaginário infantil
title_full O potencial pedagógico da televisão e dos desenhos animados na construção do imaginário infantil
title_fullStr O potencial pedagógico da televisão e dos desenhos animados na construção do imaginário infantil
title_full_unstemmed O potencial pedagógico da televisão e dos desenhos animados na construção do imaginário infantil
title_sort O potencial pedagógico da televisão e dos desenhos animados na construção do imaginário infantil
author Machado, Tatiana Heck
author_facet Machado, Tatiana Heck
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Tatiana Heck
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bitencourt, Jossiane Boyen Bitencourt
contributor_str_mv Bitencourt, Jossiane Boyen Bitencourt
dc.subject.por.fl_str_mv Televisão (Comunicação)
Desenho animado
Imaginário infantil
Ensino e aprendizagem
topic Televisão (Comunicação)
Desenho animado
Imaginário infantil
Ensino e aprendizagem
Television
Cartoon
Imaginary of child
dc.subject.eng.fl_str_mv Television
Cartoon
Imaginary of child
description O presente estudo propõe-se a analisar a importância da televisão e dos desenhos animados e sua influência na construção do imaginário infantil, buscando posteriormente identificar estratégias de ensino que auxiliem os professores no processo de ensino aprendizagem. Destaca-se a preocupação com os desenhos animados, pois se sabe que por meio das imagens as crianças constroem significados. Desta maneira, a televisão não só pode como deve ser inserida no cotidiano escolar de maneira a colaborar para a aprendizagem do aluno e sua formação pessoal. Para que se pudesse perceber o potencial pedagógico da televisão a fim de trazê-la para a sala de aula, bem como identificar à importância das imagens apresentadas nos desenhos animados com o intuito de complementar a investigação, foram realizadas entrevistas com os professores das séries iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Catharina Fridolina Weissheimer na cidade de Pareci Novo. Através da pesquisa, percebeu-se que a maioria dos professores entrevistados possui uma visão negativa e preconceituosa a respeito do uso da televisão, especialmente dos desenhos animados como aliados no processo de ensino aprendizagem. Sob este enfoque buscou-se construir um plano de ação para auxiliar professores a construírem uma visão mais ampla sobre o imaginário infantil e utilizarem o potencial pedagógico da televisão e dos desenhos animados no contexto escolar.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-11T02:09:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102828
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000922101
url http://hdl.handle.net/10183/102828
identifier_str_mv 000922101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102828/1/000922101.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102828/2/000922101.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102828/3/000922101.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3e8af5f974075e3f595c6525cbea9740
42c7bc3c522d3d227ed47e44e82752cb
e3bb7a020ec6fe3a8a7621bfb25cdc84
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224471342743552