O potencial pedagógico da televisão e dos desenhos animados na construção do imaginário infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102828 |
Resumo: | O presente estudo propõe-se a analisar a importância da televisão e dos desenhos animados e sua influência na construção do imaginário infantil, buscando posteriormente identificar estratégias de ensino que auxiliem os professores no processo de ensino aprendizagem. Destaca-se a preocupação com os desenhos animados, pois se sabe que por meio das imagens as crianças constroem significados. Desta maneira, a televisão não só pode como deve ser inserida no cotidiano escolar de maneira a colaborar para a aprendizagem do aluno e sua formação pessoal. Para que se pudesse perceber o potencial pedagógico da televisão a fim de trazê-la para a sala de aula, bem como identificar à importância das imagens apresentadas nos desenhos animados com o intuito de complementar a investigação, foram realizadas entrevistas com os professores das séries iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Catharina Fridolina Weissheimer na cidade de Pareci Novo. Através da pesquisa, percebeu-se que a maioria dos professores entrevistados possui uma visão negativa e preconceituosa a respeito do uso da televisão, especialmente dos desenhos animados como aliados no processo de ensino aprendizagem. Sob este enfoque buscou-se construir um plano de ação para auxiliar professores a construírem uma visão mais ampla sobre o imaginário infantil e utilizarem o potencial pedagógico da televisão e dos desenhos animados no contexto escolar. |
id |
UFRGS-2_4a1c20fa7541309dfa33e69654b52653 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102828 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, Tatiana HeckBitencourt, Jossiane Boyen Bitencourt2014-09-11T02:09:51Z2012http://hdl.handle.net/10183/102828000922101O presente estudo propõe-se a analisar a importância da televisão e dos desenhos animados e sua influência na construção do imaginário infantil, buscando posteriormente identificar estratégias de ensino que auxiliem os professores no processo de ensino aprendizagem. Destaca-se a preocupação com os desenhos animados, pois se sabe que por meio das imagens as crianças constroem significados. Desta maneira, a televisão não só pode como deve ser inserida no cotidiano escolar de maneira a colaborar para a aprendizagem do aluno e sua formação pessoal. Para que se pudesse perceber o potencial pedagógico da televisão a fim de trazê-la para a sala de aula, bem como identificar à importância das imagens apresentadas nos desenhos animados com o intuito de complementar a investigação, foram realizadas entrevistas com os professores das séries iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Catharina Fridolina Weissheimer na cidade de Pareci Novo. Através da pesquisa, percebeu-se que a maioria dos professores entrevistados possui uma visão negativa e preconceituosa a respeito do uso da televisão, especialmente dos desenhos animados como aliados no processo de ensino aprendizagem. Sob este enfoque buscou-se construir um plano de ação para auxiliar professores a construírem uma visão mais ampla sobre o imaginário infantil e utilizarem o potencial pedagógico da televisão e dos desenhos animados no contexto escolar.This study aim to analyze the importance of television and cartoons and its influence in building child imaginary, seeking subsequently identify teaching strategies that help teachers in teaching-learning process. The study highlights the concern with the animated cartoons, because it’s known that through images children construct meanings. This way, media must be inserted in school life to help student in learning and in their personal development. For make people really understand the educational potential of television to bring into classroom, as well as identifying the importance of pictures shown in cartoons, in order to complement the inquiry, we conducted interviews with teachers in early grades of Catharina Fridolina Weissheimer’s school at the city of Pareci Novo. Through research, it was noticed that most of the teachers interviewed have a negative view about the use of television, speciality cartoon as allies in the process of teaching-learning. Under this approach, we tried to build an action plan to help teachers construct a broader vision of a child’s imagination and utilize the pedagogical potential of television and cartoon in the school context.application/pdfporTelevisão (Comunicação)Desenho animadoImaginário infantilEnsino e aprendizagemTelevisionCartoonImaginary of childO potencial pedagógico da televisão e dos desenhos animados na construção do imaginário infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000922101.pdf000922101.pdfTexto completoapplication/pdf348766http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102828/1/000922101.pdf3e8af5f974075e3f595c6525cbea9740MD51TEXT000922101.pdf.txt000922101.pdf.txtExtracted Texttext/plain87729http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102828/2/000922101.pdf.txt42c7bc3c522d3d227ed47e44e82752cbMD52THUMBNAIL000922101.pdf.jpg000922101.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1107http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102828/3/000922101.pdf.jpge3bb7a020ec6fe3a8a7621bfb25cdc84MD5310183/1028282018-10-23 09:14:39.323oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102828Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:14:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O potencial pedagógico da televisão e dos desenhos animados na construção do imaginário infantil |
title |
O potencial pedagógico da televisão e dos desenhos animados na construção do imaginário infantil |
spellingShingle |
O potencial pedagógico da televisão e dos desenhos animados na construção do imaginário infantil Machado, Tatiana Heck Televisão (Comunicação) Desenho animado Imaginário infantil Ensino e aprendizagem Television Cartoon Imaginary of child |
title_short |
O potencial pedagógico da televisão e dos desenhos animados na construção do imaginário infantil |
title_full |
O potencial pedagógico da televisão e dos desenhos animados na construção do imaginário infantil |
title_fullStr |
O potencial pedagógico da televisão e dos desenhos animados na construção do imaginário infantil |
title_full_unstemmed |
O potencial pedagógico da televisão e dos desenhos animados na construção do imaginário infantil |
title_sort |
O potencial pedagógico da televisão e dos desenhos animados na construção do imaginário infantil |
author |
Machado, Tatiana Heck |
author_facet |
Machado, Tatiana Heck |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Tatiana Heck |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bitencourt, Jossiane Boyen Bitencourt |
contributor_str_mv |
Bitencourt, Jossiane Boyen Bitencourt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Televisão (Comunicação) Desenho animado Imaginário infantil Ensino e aprendizagem |
topic |
Televisão (Comunicação) Desenho animado Imaginário infantil Ensino e aprendizagem Television Cartoon Imaginary of child |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Television Cartoon Imaginary of child |
description |
O presente estudo propõe-se a analisar a importância da televisão e dos desenhos animados e sua influência na construção do imaginário infantil, buscando posteriormente identificar estratégias de ensino que auxiliem os professores no processo de ensino aprendizagem. Destaca-se a preocupação com os desenhos animados, pois se sabe que por meio das imagens as crianças constroem significados. Desta maneira, a televisão não só pode como deve ser inserida no cotidiano escolar de maneira a colaborar para a aprendizagem do aluno e sua formação pessoal. Para que se pudesse perceber o potencial pedagógico da televisão a fim de trazê-la para a sala de aula, bem como identificar à importância das imagens apresentadas nos desenhos animados com o intuito de complementar a investigação, foram realizadas entrevistas com os professores das séries iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Catharina Fridolina Weissheimer na cidade de Pareci Novo. Através da pesquisa, percebeu-se que a maioria dos professores entrevistados possui uma visão negativa e preconceituosa a respeito do uso da televisão, especialmente dos desenhos animados como aliados no processo de ensino aprendizagem. Sob este enfoque buscou-se construir um plano de ação para auxiliar professores a construírem uma visão mais ampla sobre o imaginário infantil e utilizarem o potencial pedagógico da televisão e dos desenhos animados no contexto escolar. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-11T02:09:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102828 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000922101 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102828 |
identifier_str_mv |
000922101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102828/1/000922101.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102828/2/000922101.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102828/3/000922101.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3e8af5f974075e3f595c6525cbea9740 42c7bc3c522d3d227ed47e44e82752cb e3bb7a020ec6fe3a8a7621bfb25cdc84 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224471342743552 |