A gestão da informação na comunicação da marca Heineken no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Comarin, Vitória de França
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/169495
Resumo: O estudo tem como tema o uso da informação no processo de planejamento de comunicação. Como objetivo geral, tem-se identificar a aplicação da Gestão da Informação no planejamento de comunicação da marca Heineken no Brasil. A pesquisa possui abordagem exploratória e qualitativa, utilizando como métodos a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Por meio da pesquisa bibliográfica, abordam-se o conceito de informação, sua formação, gestão e aplicação dentro das Relações Públicas; o conceito, a identidade e o posicionamento de marca; o planejamento estratégico, o planejamento de comunicação e a aplicação da informação em ambos. Constrói-se a partir disso a base teórica para a formulação do estudo de caso, cujo objeto é a marca Heineken. A pesquisa foi realizada a partir da análise documental e da entrevista semiestruturada. Por fim, identifica-se que a informação está presente em todos os processos do planejamento de comunicação da marca Heineken no Brasil. Sugere-se a centralização da atividade de coleta de dados e de análise de informações em um só elemento responsável. Defende-se, assim, a atividade de Gestão da Informação pelo profissional de Relações Públicas.
id UFRGS-2_4a2e2678170b7e7471e2b81ab4374547
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169495
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Comarin, Vitória de FrançaNunes, Ana Karin2017-10-12T02:50:15Z2017http://hdl.handle.net/10183/169495001048741O estudo tem como tema o uso da informação no processo de planejamento de comunicação. Como objetivo geral, tem-se identificar a aplicação da Gestão da Informação no planejamento de comunicação da marca Heineken no Brasil. A pesquisa possui abordagem exploratória e qualitativa, utilizando como métodos a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Por meio da pesquisa bibliográfica, abordam-se o conceito de informação, sua formação, gestão e aplicação dentro das Relações Públicas; o conceito, a identidade e o posicionamento de marca; o planejamento estratégico, o planejamento de comunicação e a aplicação da informação em ambos. Constrói-se a partir disso a base teórica para a formulação do estudo de caso, cujo objeto é a marca Heineken. A pesquisa foi realizada a partir da análise documental e da entrevista semiestruturada. Por fim, identifica-se que a informação está presente em todos os processos do planejamento de comunicação da marca Heineken no Brasil. Sugere-se a centralização da atividade de coleta de dados e de análise de informações em um só elemento responsável. Defende-se, assim, a atividade de Gestão da Informação pelo profissional de Relações Públicas.The topic of this study is the use of information for planning in communication. Its general objective is to identify how Heineken manages their information for communicational purposes. The research has an exploratory approach and uses bibliographic research and a case study as its methods. Through the bibliographic research, it was able to approach the concept of information, how it‟s created and how it can be used in Public Relations; the concept, the identity and the position of a brand; the strategic planning, the communication‟s planning and how they can use information in their processes. The research was made by using documentary analysis and an interview. It identifies that the information is a part of every level of Heineken‟s communication‟s planning. As a suggestion, the study points to the centralization of the information in only one analysis source. By that, it defends the activity of Public Relations for informational management at communication.application/pdfporComunicação organizacionalGestão de marcasData AnalysisHeinekenPlanningCommunicationInformation ManagementA gestão da informação na comunicação da marca Heineken no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001048741.pdf001048741.pdfTexto completoapplication/pdf10857887http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169495/1/001048741.pdfc4b29213d958c109be6a7229613bd60cMD51TEXT001048741.pdf.txt001048741.pdf.txtExtracted Texttext/plain167053http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169495/2/001048741.pdf.txt6127bd8ae17444ce61df3400d23672e8MD52THUMBNAIL001048741.pdf.jpg001048741.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169495/3/001048741.pdf.jpg44d3291bbbe57df46b89fac2ffae15f9MD5310183/1694952018-10-29 08:57:08.859oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169495Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:57:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A gestão da informação na comunicação da marca Heineken no Brasil
title A gestão da informação na comunicação da marca Heineken no Brasil
spellingShingle A gestão da informação na comunicação da marca Heineken no Brasil
Comarin, Vitória de França
Comunicação organizacional
Gestão de marcas
Data Analysis
Heineken
Planning
Communication
Information Management
title_short A gestão da informação na comunicação da marca Heineken no Brasil
title_full A gestão da informação na comunicação da marca Heineken no Brasil
title_fullStr A gestão da informação na comunicação da marca Heineken no Brasil
title_full_unstemmed A gestão da informação na comunicação da marca Heineken no Brasil
title_sort A gestão da informação na comunicação da marca Heineken no Brasil
author Comarin, Vitória de França
author_facet Comarin, Vitória de França
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Comarin, Vitória de França
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Ana Karin
contributor_str_mv Nunes, Ana Karin
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Gestão de marcas
topic Comunicação organizacional
Gestão de marcas
Data Analysis
Heineken
Planning
Communication
Information Management
dc.subject.eng.fl_str_mv Data Analysis
Heineken
Planning
Communication
Information Management
description O estudo tem como tema o uso da informação no processo de planejamento de comunicação. Como objetivo geral, tem-se identificar a aplicação da Gestão da Informação no planejamento de comunicação da marca Heineken no Brasil. A pesquisa possui abordagem exploratória e qualitativa, utilizando como métodos a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Por meio da pesquisa bibliográfica, abordam-se o conceito de informação, sua formação, gestão e aplicação dentro das Relações Públicas; o conceito, a identidade e o posicionamento de marca; o planejamento estratégico, o planejamento de comunicação e a aplicação da informação em ambos. Constrói-se a partir disso a base teórica para a formulação do estudo de caso, cujo objeto é a marca Heineken. A pesquisa foi realizada a partir da análise documental e da entrevista semiestruturada. Por fim, identifica-se que a informação está presente em todos os processos do planejamento de comunicação da marca Heineken no Brasil. Sugere-se a centralização da atividade de coleta de dados e de análise de informações em um só elemento responsável. Defende-se, assim, a atividade de Gestão da Informação pelo profissional de Relações Públicas.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-12T02:50:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/169495
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001048741
url http://hdl.handle.net/10183/169495
identifier_str_mv 001048741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169495/1/001048741.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169495/2/001048741.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169495/3/001048741.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c4b29213d958c109be6a7229613bd60c
6127bd8ae17444ce61df3400d23672e8
44d3291bbbe57df46b89fac2ffae15f9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447204403347456