Mapas conceituais de projeto : uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/170675 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma metodologia de projeto de objetos de aprendizagem significativa chamada Projeto Baseado em Trajetórias de Aprendizagem (PBTA). Esta metodologia considera uma metáfora onde os conhecimentos prévios do estudante são pontos de partida, os objetivos educacionais são pontos de chegada e objetos de aprendizagem são estradas que conectam os pontos de partida aos pontos de chegada. Um tipo diferenciado de Mapa Conceitual chamado Mapa Conceitual de Projeto é utilizado como ferramenta de projeto para definir relações entre o conhecimento prévio do estudante e os objetivos educacionais. A base teórica inclui a Teoria da Aprendizagem Significativa e a Teoria da Carga Cognitiva. Estudos anteriormente realizados são citados como evidências da eficácia da metodologia proposta. |
id |
UFRGS-2_4a42c14e95bf736c5b57e57c7f6df5bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170675 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Canto Filho, Alberto Bastos doLima, Jose Valdeni deTarouco, Liane Margarida Rockenbach2017-11-29T02:31:02Z20171516-7313http://hdl.handle.net/10183/170675001053638Este artigo apresenta uma metodologia de projeto de objetos de aprendizagem significativa chamada Projeto Baseado em Trajetórias de Aprendizagem (PBTA). Esta metodologia considera uma metáfora onde os conhecimentos prévios do estudante são pontos de partida, os objetivos educacionais são pontos de chegada e objetos de aprendizagem são estradas que conectam os pontos de partida aos pontos de chegada. Um tipo diferenciado de Mapa Conceitual chamado Mapa Conceitual de Projeto é utilizado como ferramenta de projeto para definir relações entre o conhecimento prévio do estudante e os objetivos educacionais. A base teórica inclui a Teoria da Aprendizagem Significativa e a Teoria da Carga Cognitiva. Estudos anteriormente realizados são citados como evidências da eficácia da metodologia proposta.This paper presents a methodology designed for a project on meaningful learning objects called Project Based on Learning Trajectories (PBLT). This methodology considers a metaphor where the student’s previous knowledge are starting points, the educational objectives are considered destination points and the learning objects are roads connecting the starting points to destination points. A differentiated Conceptual Map called Project’s Conceptual Map is a tool intended to define relations between the previous knowledge of the students (starting points) and the educational objectives (destination points). The theoretical basis of this proposed method includes Meaningful Learning Theory and Cognitive Load Theory. Previous studies are referenced as evidence of the proposed methodology’s effectiveness.application/pdfporCiência & educação. Bauru, SP. Vol. 23, n. 3 (July/Sept. 2017), p. 723-740Objetos de aprendizagemLearning objectMeaningful learningConceptual mapMapas conceituais de projeto : uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativaProject conceptual maps : a tool for designing meaningful learning objectsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001053638.pdf001053638.pdfTexto completoapplication/pdf1203792http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170675/1/001053638.pdf20c5f038f3cb3c174cd24f60fffb954fMD51TEXT001053638.pdf.txt001053638.pdf.txtExtracted Texttext/plain43237http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170675/2/001053638.pdf.txt8f989adb093947d24aa31af12d7103d5MD5210183/1706752017-11-30 02:32:30.780486oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170675Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-11-30T04:32:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mapas conceituais de projeto : uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Project conceptual maps : a tool for designing meaningful learning objects |
title |
Mapas conceituais de projeto : uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa |
spellingShingle |
Mapas conceituais de projeto : uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa Canto Filho, Alberto Bastos do Objetos de aprendizagem Learning object Meaningful learning Conceptual map |
title_short |
Mapas conceituais de projeto : uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa |
title_full |
Mapas conceituais de projeto : uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa |
title_fullStr |
Mapas conceituais de projeto : uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa |
title_full_unstemmed |
Mapas conceituais de projeto : uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa |
title_sort |
Mapas conceituais de projeto : uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa |
author |
Canto Filho, Alberto Bastos do |
author_facet |
Canto Filho, Alberto Bastos do Lima, Jose Valdeni de Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Jose Valdeni de Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canto Filho, Alberto Bastos do Lima, Jose Valdeni de Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Objetos de aprendizagem |
topic |
Objetos de aprendizagem Learning object Meaningful learning Conceptual map |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning object Meaningful learning Conceptual map |
description |
Este artigo apresenta uma metodologia de projeto de objetos de aprendizagem significativa chamada Projeto Baseado em Trajetórias de Aprendizagem (PBTA). Esta metodologia considera uma metáfora onde os conhecimentos prévios do estudante são pontos de partida, os objetivos educacionais são pontos de chegada e objetos de aprendizagem são estradas que conectam os pontos de partida aos pontos de chegada. Um tipo diferenciado de Mapa Conceitual chamado Mapa Conceitual de Projeto é utilizado como ferramenta de projeto para definir relações entre o conhecimento prévio do estudante e os objetivos educacionais. A base teórica inclui a Teoria da Aprendizagem Significativa e a Teoria da Carga Cognitiva. Estudos anteriormente realizados são citados como evidências da eficácia da metodologia proposta. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-11-29T02:31:02Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/170675 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1516-7313 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001053638 |
identifier_str_mv |
1516-7313 001053638 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/170675 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Ciência & educação. Bauru, SP. Vol. 23, n. 3 (July/Sept. 2017), p. 723-740 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170675/1/001053638.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170675/2/001053638.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
20c5f038f3cb3c174cd24f60fffb954f 8f989adb093947d24aa31af12d7103d5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447649355038720 |