Educação física : em espaços não escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Luiz Fernando Leite
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/108390
Resumo: O presente estudo é uma tentativa de mostrar o mundo que a Educação Física pode proporcionar em questões de desenvolvimento social e benefícios que esta pode proporcionar aos educandos dentro das atividades socioeducativas como o SASE (Serviço de Apoio Socioeducativo), os quais são responsáveis em desenvolver atividades que estimulem o crescimento pessoal e social da criança/adolescente no contra-turno escolar. Procurou-se também abordar um pouco sobre a história da Educação Física e algumas das suas perspectivas dentro da educação social, resultando, daí, estratégias de combate à exclusão e promoção da Educação Física, demonstrando que a criança/adolescente pode desenvolver uma visão do mundo como sujeito de direitos, deveres e práticas dentro dos seus cotidianos.
id UFRGS-2_4bce014dc5c497c4d4c95b1928db71ce
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108390
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Luiz Fernando LeiteFonseca, Laura Souza2014-12-17T02:14:41Z2012http://hdl.handle.net/10183/108390000948528O presente estudo é uma tentativa de mostrar o mundo que a Educação Física pode proporcionar em questões de desenvolvimento social e benefícios que esta pode proporcionar aos educandos dentro das atividades socioeducativas como o SASE (Serviço de Apoio Socioeducativo), os quais são responsáveis em desenvolver atividades que estimulem o crescimento pessoal e social da criança/adolescente no contra-turno escolar. Procurou-se também abordar um pouco sobre a história da Educação Física e algumas das suas perspectivas dentro da educação social, resultando, daí, estratégias de combate à exclusão e promoção da Educação Física, demonstrando que a criança/adolescente pode desenvolver uma visão do mundo como sujeito de direitos, deveres e práticas dentro dos seus cotidianos.The present study is an attempt to show the world that can provide physical education on development issues and social benefits it can provide students within the socio-educational activities such as SASE (Service Support Socio), which are responsible in developing activities that encourage personal and social growth of children / adolescents on the counter-school hours. We also sought to address a little bit about the history of physical education and some of their perspectives in social education, resulting hence strategies to combat exclusion and promote physical education, demonstrating that the child / adolescent can develop a world view as subjects of rights, duties and practices within their daily lives.application/pdfporEducação de jovens e adultosEducação físicaEducação socialSocial developmentPhysical educationSocial educationEducação física : em espaços não escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de especialização em educação de jovens e adultos e educação de privados de liberdadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000948528.pdf000948528.pdfTexto completoapplication/pdf287456http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108390/1/000948528.pdf01e7ee872f32142da4559f6cd1936b0bMD51TEXT000948528.pdf.txt000948528.pdf.txtExtracted Texttext/plain72406http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108390/2/000948528.pdf.txtca072a8800f654cc27cfd6141b75c174MD52THUMBNAIL000948528.pdf.jpg000948528.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1139http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108390/3/000948528.pdf.jpg01c646ffe9fc596aea3e6d385b93d5fdMD5310183/1083902018-10-22 09:18:42.913oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108390Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:18:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação física : em espaços não escolares
title Educação física : em espaços não escolares
spellingShingle Educação física : em espaços não escolares
Pereira, Luiz Fernando Leite
Educação de jovens e adultos
Educação física
Educação social
Social development
Physical education
Social education
title_short Educação física : em espaços não escolares
title_full Educação física : em espaços não escolares
title_fullStr Educação física : em espaços não escolares
title_full_unstemmed Educação física : em espaços não escolares
title_sort Educação física : em espaços não escolares
author Pereira, Luiz Fernando Leite
author_facet Pereira, Luiz Fernando Leite
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Luiz Fernando Leite
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, Laura Souza
contributor_str_mv Fonseca, Laura Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Educação física
Educação social
topic Educação de jovens e adultos
Educação física
Educação social
Social development
Physical education
Social education
dc.subject.eng.fl_str_mv Social development
Physical education
Social education
description O presente estudo é uma tentativa de mostrar o mundo que a Educação Física pode proporcionar em questões de desenvolvimento social e benefícios que esta pode proporcionar aos educandos dentro das atividades socioeducativas como o SASE (Serviço de Apoio Socioeducativo), os quais são responsáveis em desenvolver atividades que estimulem o crescimento pessoal e social da criança/adolescente no contra-turno escolar. Procurou-se também abordar um pouco sobre a história da Educação Física e algumas das suas perspectivas dentro da educação social, resultando, daí, estratégias de combate à exclusão e promoção da Educação Física, demonstrando que a criança/adolescente pode desenvolver uma visão do mundo como sujeito de direitos, deveres e práticas dentro dos seus cotidianos.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T02:14:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/108390
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000948528
url http://hdl.handle.net/10183/108390
identifier_str_mv 000948528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108390/1/000948528.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108390/2/000948528.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108390/3/000948528.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 01e7ee872f32142da4559f6cd1936b0b
ca072a8800f654cc27cfd6141b75c174
01c646ffe9fc596aea3e6d385b93d5fd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224475927117824