Educação física : em espaços não escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/108390 |
Resumo: | O presente estudo é uma tentativa de mostrar o mundo que a Educação Física pode proporcionar em questões de desenvolvimento social e benefícios que esta pode proporcionar aos educandos dentro das atividades socioeducativas como o SASE (Serviço de Apoio Socioeducativo), os quais são responsáveis em desenvolver atividades que estimulem o crescimento pessoal e social da criança/adolescente no contra-turno escolar. Procurou-se também abordar um pouco sobre a história da Educação Física e algumas das suas perspectivas dentro da educação social, resultando, daí, estratégias de combate à exclusão e promoção da Educação Física, demonstrando que a criança/adolescente pode desenvolver uma visão do mundo como sujeito de direitos, deveres e práticas dentro dos seus cotidianos. |
id |
UFRGS-2_4bce014dc5c497c4d4c95b1928db71ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108390 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Luiz Fernando LeiteFonseca, Laura Souza2014-12-17T02:14:41Z2012http://hdl.handle.net/10183/108390000948528O presente estudo é uma tentativa de mostrar o mundo que a Educação Física pode proporcionar em questões de desenvolvimento social e benefícios que esta pode proporcionar aos educandos dentro das atividades socioeducativas como o SASE (Serviço de Apoio Socioeducativo), os quais são responsáveis em desenvolver atividades que estimulem o crescimento pessoal e social da criança/adolescente no contra-turno escolar. Procurou-se também abordar um pouco sobre a história da Educação Física e algumas das suas perspectivas dentro da educação social, resultando, daí, estratégias de combate à exclusão e promoção da Educação Física, demonstrando que a criança/adolescente pode desenvolver uma visão do mundo como sujeito de direitos, deveres e práticas dentro dos seus cotidianos.The present study is an attempt to show the world that can provide physical education on development issues and social benefits it can provide students within the socio-educational activities such as SASE (Service Support Socio), which are responsible in developing activities that encourage personal and social growth of children / adolescents on the counter-school hours. We also sought to address a little bit about the history of physical education and some of their perspectives in social education, resulting hence strategies to combat exclusion and promote physical education, demonstrating that the child / adolescent can develop a world view as subjects of rights, duties and practices within their daily lives.application/pdfporEducação de jovens e adultosEducação físicaEducação socialSocial developmentPhysical educationSocial educationEducação física : em espaços não escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de especialização em educação de jovens e adultos e educação de privados de liberdadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000948528.pdf000948528.pdfTexto completoapplication/pdf287456http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108390/1/000948528.pdf01e7ee872f32142da4559f6cd1936b0bMD51TEXT000948528.pdf.txt000948528.pdf.txtExtracted Texttext/plain72406http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108390/2/000948528.pdf.txtca072a8800f654cc27cfd6141b75c174MD52THUMBNAIL000948528.pdf.jpg000948528.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1139http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108390/3/000948528.pdf.jpg01c646ffe9fc596aea3e6d385b93d5fdMD5310183/1083902018-10-22 09:18:42.913oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108390Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:18:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação física : em espaços não escolares |
title |
Educação física : em espaços não escolares |
spellingShingle |
Educação física : em espaços não escolares Pereira, Luiz Fernando Leite Educação de jovens e adultos Educação física Educação social Social development Physical education Social education |
title_short |
Educação física : em espaços não escolares |
title_full |
Educação física : em espaços não escolares |
title_fullStr |
Educação física : em espaços não escolares |
title_full_unstemmed |
Educação física : em espaços não escolares |
title_sort |
Educação física : em espaços não escolares |
author |
Pereira, Luiz Fernando Leite |
author_facet |
Pereira, Luiz Fernando Leite |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Luiz Fernando Leite |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fonseca, Laura Souza |
contributor_str_mv |
Fonseca, Laura Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Educação física Educação social |
topic |
Educação de jovens e adultos Educação física Educação social Social development Physical education Social education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Social development Physical education Social education |
description |
O presente estudo é uma tentativa de mostrar o mundo que a Educação Física pode proporcionar em questões de desenvolvimento social e benefícios que esta pode proporcionar aos educandos dentro das atividades socioeducativas como o SASE (Serviço de Apoio Socioeducativo), os quais são responsáveis em desenvolver atividades que estimulem o crescimento pessoal e social da criança/adolescente no contra-turno escolar. Procurou-se também abordar um pouco sobre a história da Educação Física e algumas das suas perspectivas dentro da educação social, resultando, daí, estratégias de combate à exclusão e promoção da Educação Física, demonstrando que a criança/adolescente pode desenvolver uma visão do mundo como sujeito de direitos, deveres e práticas dentro dos seus cotidianos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T02:14:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/108390 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000948528 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/108390 |
identifier_str_mv |
000948528 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108390/1/000948528.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108390/2/000948528.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108390/3/000948528.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
01e7ee872f32142da4559f6cd1936b0b ca072a8800f654cc27cfd6141b75c174 01c646ffe9fc596aea3e6d385b93d5fd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224475927117824 |