Planejamento na Educação de Jovens e Adultos : uma prática indispensável para dar sentido à ação docente e à aprendizagem discente uma prática indispensável para dar sentido à ação docente e à aprendizagem discente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/139336 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a importância do planejamento didático-pedagógico no processo de ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. No decorrer do estudo, apresenta-se uma reflexão fundamentada em Freire (2006-1996), Vasconcellos (2000), Rodrigues (2003), Manata (2004), Libâneo (1994), Piletti (1989), entre outros teóricos. Acredita-se que uma prática comprometida se materializa também no planejamento pedagógico, o qual é capaz de dar sentido à ação docente e às aprendizagens discentes. O estudo é de natureza qualitativa, de caráter documental e bibliográfico, que analisa a experiência de docência no estágio obrigatório do curso de Pedagogia, realizado em uma turma da EJA numa escola da rede pública estadual na cidade de Porto Alegre. O planejamento feito para esta turma foi a partir de temáticas significativas às quais giravam em torno de assuntos de interesses dos educandos. As propostas envolviam a conexão do cotidiano com os conhecimentos prévios, relacionados com os conteúdos escolares. Dessa forma, evidenciou-se que o planejamento, quando realizado de forma intencional, consciente, com propostas pedagógicas adequadas, contextualizadas e com o intuito de provocar mudanças, possibilita o processo de ensino-aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_4ebb91841561579d420856386afed1f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139336 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Viera, Maristela Inês WeberComerlato, Denise Maria2016-04-21T02:07:22Z2015http://hdl.handle.net/10183/139336000989866O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a importância do planejamento didático-pedagógico no processo de ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. No decorrer do estudo, apresenta-se uma reflexão fundamentada em Freire (2006-1996), Vasconcellos (2000), Rodrigues (2003), Manata (2004), Libâneo (1994), Piletti (1989), entre outros teóricos. Acredita-se que uma prática comprometida se materializa também no planejamento pedagógico, o qual é capaz de dar sentido à ação docente e às aprendizagens discentes. O estudo é de natureza qualitativa, de caráter documental e bibliográfico, que analisa a experiência de docência no estágio obrigatório do curso de Pedagogia, realizado em uma turma da EJA numa escola da rede pública estadual na cidade de Porto Alegre. O planejamento feito para esta turma foi a partir de temáticas significativas às quais giravam em torno de assuntos de interesses dos educandos. As propostas envolviam a conexão do cotidiano com os conhecimentos prévios, relacionados com os conteúdos escolares. Dessa forma, evidenciou-se que o planejamento, quando realizado de forma intencional, consciente, com propostas pedagógicas adequadas, contextualizadas e com o intuito de provocar mudanças, possibilita o processo de ensino-aprendizagem.application/pdfporEducação de jovens e adultosCurrículoPlanejamentoPlanejamento na Educação de Jovens e Adultos : uma prática indispensável para dar sentido à ação docente e à aprendizagem discente uma prática indispensável para dar sentido à ação docente e à aprendizagem discenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000989866.pdf000989866.pdfTexto completoapplication/pdf424035http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139336/1/000989866.pdfbd67c7a362ac8f6af587eed005f08a66MD51TEXT000989866.pdf.txt000989866.pdf.txtExtracted Texttext/plain91797http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139336/2/000989866.pdf.txtd560e63d0fda5884220e11b4edf1ee1bMD52THUMBNAIL000989866.pdf.jpg000989866.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1087http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139336/3/000989866.pdf.jpg77f186fa68330def64d6473f485c5b98MD5310183/1393362018-10-25 09:11:03.18oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139336Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:11:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Planejamento na Educação de Jovens e Adultos : uma prática indispensável para dar sentido à ação docente e à aprendizagem discente uma prática indispensável para dar sentido à ação docente e à aprendizagem discente |
title |
Planejamento na Educação de Jovens e Adultos : uma prática indispensável para dar sentido à ação docente e à aprendizagem discente uma prática indispensável para dar sentido à ação docente e à aprendizagem discente |
spellingShingle |
Planejamento na Educação de Jovens e Adultos : uma prática indispensável para dar sentido à ação docente e à aprendizagem discente uma prática indispensável para dar sentido à ação docente e à aprendizagem discente Viera, Maristela Inês Weber Educação de jovens e adultos Currículo Planejamento |
title_short |
Planejamento na Educação de Jovens e Adultos : uma prática indispensável para dar sentido à ação docente e à aprendizagem discente uma prática indispensável para dar sentido à ação docente e à aprendizagem discente |
title_full |
Planejamento na Educação de Jovens e Adultos : uma prática indispensável para dar sentido à ação docente e à aprendizagem discente uma prática indispensável para dar sentido à ação docente e à aprendizagem discente |
title_fullStr |
Planejamento na Educação de Jovens e Adultos : uma prática indispensável para dar sentido à ação docente e à aprendizagem discente uma prática indispensável para dar sentido à ação docente e à aprendizagem discente |
title_full_unstemmed |
Planejamento na Educação de Jovens e Adultos : uma prática indispensável para dar sentido à ação docente e à aprendizagem discente uma prática indispensável para dar sentido à ação docente e à aprendizagem discente |
title_sort |
Planejamento na Educação de Jovens e Adultos : uma prática indispensável para dar sentido à ação docente e à aprendizagem discente uma prática indispensável para dar sentido à ação docente e à aprendizagem discente |
author |
Viera, Maristela Inês Weber |
author_facet |
Viera, Maristela Inês Weber |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viera, Maristela Inês Weber |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Comerlato, Denise Maria |
contributor_str_mv |
Comerlato, Denise Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Currículo Planejamento |
topic |
Educação de jovens e adultos Currículo Planejamento |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a importância do planejamento didático-pedagógico no processo de ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. No decorrer do estudo, apresenta-se uma reflexão fundamentada em Freire (2006-1996), Vasconcellos (2000), Rodrigues (2003), Manata (2004), Libâneo (1994), Piletti (1989), entre outros teóricos. Acredita-se que uma prática comprometida se materializa também no planejamento pedagógico, o qual é capaz de dar sentido à ação docente e às aprendizagens discentes. O estudo é de natureza qualitativa, de caráter documental e bibliográfico, que analisa a experiência de docência no estágio obrigatório do curso de Pedagogia, realizado em uma turma da EJA numa escola da rede pública estadual na cidade de Porto Alegre. O planejamento feito para esta turma foi a partir de temáticas significativas às quais giravam em torno de assuntos de interesses dos educandos. As propostas envolviam a conexão do cotidiano com os conhecimentos prévios, relacionados com os conteúdos escolares. Dessa forma, evidenciou-se que o planejamento, quando realizado de forma intencional, consciente, com propostas pedagógicas adequadas, contextualizadas e com o intuito de provocar mudanças, possibilita o processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-21T02:07:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/139336 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000989866 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/139336 |
identifier_str_mv |
000989866 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139336/1/000989866.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139336/2/000989866.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139336/3/000989866.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bd67c7a362ac8f6af587eed005f08a66 d560e63d0fda5884220e11b4edf1ee1b 77f186fa68330def64d6473f485c5b98 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224506389299200 |