Gêneros digitais : multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133883 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo investigar a prática pedagógica dos professores de Língua Portuguesa, quanto ao trabalho com os gêneros textuais digitais e os recursos tecnológicos. Parte de uma conceituação de letramento, para apresentar a concepção atual de multiletramentos, abordada por Rojo. Apresenta uma visão geral sobre os gêneros textuais, formulada por Bakhtin, e especifica os gêneros textuais digitais emergentes, com base em Marcuschi. Trata da relação atual entre as tecnologias de informação e comunicação (TICs) e a escola, bem como da necessidade de uma prática pedagógica eficiente, que use os recursos tecnológicos, a fim de desenvolver competências pertinentes aos alunos de hoje. A pesquisa realizada com professores de Língua Portuguesa apresenta dados importantes para uma reflexão acerca da prática pedagógica que deve visar os multiletramentos e o trabalho com os gêneros textuais digitais e as TICs. |
id |
UFRGS-2_4fae8ce08182affe392adc7049e5faf6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133883 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Loeser, Shirlei WagnerHahn, Raquel Usevicius2016-03-16T02:06:18Z2015http://hdl.handle.net/10183/133883000982339Este trabalho tem por objetivo investigar a prática pedagógica dos professores de Língua Portuguesa, quanto ao trabalho com os gêneros textuais digitais e os recursos tecnológicos. Parte de uma conceituação de letramento, para apresentar a concepção atual de multiletramentos, abordada por Rojo. Apresenta uma visão geral sobre os gêneros textuais, formulada por Bakhtin, e especifica os gêneros textuais digitais emergentes, com base em Marcuschi. Trata da relação atual entre as tecnologias de informação e comunicação (TICs) e a escola, bem como da necessidade de uma prática pedagógica eficiente, que use os recursos tecnológicos, a fim de desenvolver competências pertinentes aos alunos de hoje. A pesquisa realizada com professores de Língua Portuguesa apresenta dados importantes para uma reflexão acerca da prática pedagógica que deve visar os multiletramentos e o trabalho com os gêneros textuais digitais e as TICs.This work has as objective search into the pedagogical practice by Portuguese teachers, in terms of their work with digital textual genres and technological resources. It starts by a concept of literacy, to present the current view of multiliteracies, approached by Rojo. It presents an overview about textual genres, formulated by Bakhtin, and specifies the emerging digital textual genres, based on Marcuschi. It is about the current relationship between information and communication technologies (TICs) and the school, as well as the necessity of an efficient pedagogical practice using technological resources in order to develop relevant abilities to today’s students. The research made with Portuguese teachers presents important data to reflect about the pedagogical practice that should aim the multiliteracies and the work with the digital textual genres and the TICs.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Língua portuguesaGênero textualAmbiente digitalMultiliteracyDigital textual genresTechnologiesGêneros digitais : multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982339.pdf000982339.pdfTexto completoapplication/pdf454610http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133883/1/000982339.pdfd42aec48c321ed7a4d99316a500a2848MD51TEXT000982339.pdf.txt000982339.pdf.txtExtracted Texttext/plain73915http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133883/2/000982339.pdf.txte145da54e0bf944c4f9faf34a82be059MD52THUMBNAIL000982339.pdf.jpg000982339.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg990http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133883/3/000982339.pdf.jpg6fce024b4955eac59a27bdfb022a931aMD5310183/1338832018-10-26 10:21:32.691oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133883Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:21:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gêneros digitais : multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa |
title |
Gêneros digitais : multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa |
spellingShingle |
Gêneros digitais : multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa Loeser, Shirlei Wagner Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Língua portuguesa Gênero textual Ambiente digital Multiliteracy Digital textual genres Technologies |
title_short |
Gêneros digitais : multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa |
title_full |
Gêneros digitais : multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa |
title_fullStr |
Gêneros digitais : multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa |
title_full_unstemmed |
Gêneros digitais : multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa |
title_sort |
Gêneros digitais : multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa |
author |
Loeser, Shirlei Wagner |
author_facet |
Loeser, Shirlei Wagner |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loeser, Shirlei Wagner |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hahn, Raquel Usevicius |
contributor_str_mv |
Hahn, Raquel Usevicius |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Língua portuguesa Gênero textual Ambiente digital |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Língua portuguesa Gênero textual Ambiente digital Multiliteracy Digital textual genres Technologies |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Multiliteracy Digital textual genres Technologies |
description |
Este trabalho tem por objetivo investigar a prática pedagógica dos professores de Língua Portuguesa, quanto ao trabalho com os gêneros textuais digitais e os recursos tecnológicos. Parte de uma conceituação de letramento, para apresentar a concepção atual de multiletramentos, abordada por Rojo. Apresenta uma visão geral sobre os gêneros textuais, formulada por Bakhtin, e especifica os gêneros textuais digitais emergentes, com base em Marcuschi. Trata da relação atual entre as tecnologias de informação e comunicação (TICs) e a escola, bem como da necessidade de uma prática pedagógica eficiente, que use os recursos tecnológicos, a fim de desenvolver competências pertinentes aos alunos de hoje. A pesquisa realizada com professores de Língua Portuguesa apresenta dados importantes para uma reflexão acerca da prática pedagógica que deve visar os multiletramentos e o trabalho com os gêneros textuais digitais e as TICs. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-16T02:06:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133883 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000982339 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133883 |
identifier_str_mv |
000982339 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133883/1/000982339.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133883/2/000982339.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133883/3/000982339.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d42aec48c321ed7a4d99316a500a2848 e145da54e0bf944c4f9faf34a82be059 6fce024b4955eac59a27bdfb022a931a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447164000665600 |