A política de inclusão em um contexto de educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esposito, Graciette Lamas
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/19013
Resumo: Este estudo problematiza a Política de Inclusão no contexto da Educação de Jovens e Adultos, em uma escola pública da rede de ensino do município de Porto Alegre. A heterogeneidade dos alunos que a frequentam: jovens, adultos, idosos e, entre eles, deficientes, sempre me chamou atenção, fazendo-me refletir sobre seu modo de organização e funcionamento e sobre sua política de inclusão. O principal objetivo foi o de compreender os fatores que levaram à instituição da política de inclusão na escola analisada. As políticas públicas inclusivas em todas as esferas administrativas foram revistas, bem como a contribuição de estudiosos do tema, dentre eles: Cury (2002), Meksenas (2002), Mazzotta (2003), Carvalho (2004), Baptista (2004), entre outros. Como procedimento metodológico, adotou-se o estudo de caso com o uso de entrevistas semiestruturadas junto à equipe diretiva, professores e alunos portadores de necessidades especiais. Utilizou-se, também, outras fontes, como o diário de campo do estágio curricular, observação de eventos e da movimentação da escola. Dentre os resultados, destaca-se a constatação de que nessa escola não houve um processo clássico de tomada de decisão para o atendimento e inclusão de portadores de necessidades especiais, e sim a contribuição de múltiplos fatores baseados na aceitação das diferenças e na garantia de direitos, em um contexto político favorável à mudança social.
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