A política de inclusão em um contexto de educação de jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/19013 |
Resumo: | Este estudo problematiza a Política de Inclusão no contexto da Educação de Jovens e Adultos, em uma escola pública da rede de ensino do município de Porto Alegre. A heterogeneidade dos alunos que a frequentam: jovens, adultos, idosos e, entre eles, deficientes, sempre me chamou atenção, fazendo-me refletir sobre seu modo de organização e funcionamento e sobre sua política de inclusão. O principal objetivo foi o de compreender os fatores que levaram à instituição da política de inclusão na escola analisada. As políticas públicas inclusivas em todas as esferas administrativas foram revistas, bem como a contribuição de estudiosos do tema, dentre eles: Cury (2002), Meksenas (2002), Mazzotta (2003), Carvalho (2004), Baptista (2004), entre outros. Como procedimento metodológico, adotou-se o estudo de caso com o uso de entrevistas semiestruturadas junto à equipe diretiva, professores e alunos portadores de necessidades especiais. Utilizou-se, também, outras fontes, como o diário de campo do estágio curricular, observação de eventos e da movimentação da escola. Dentre os resultados, destaca-se a constatação de que nessa escola não houve um processo clássico de tomada de decisão para o atendimento e inclusão de portadores de necessidades especiais, e sim a contribuição de múltiplos fatores baseados na aceitação das diferenças e na garantia de direitos, em um contexto político favorável à mudança social. |
id |
UFRGS-2_50d1005c19aa70e08b4d58dc4aeab9ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19013 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Esposito, Graciette LamasSilva, Maria Beatriz Gomes da2010-03-31T04:15:34Z2009http://hdl.handle.net/10183/19013000731694Este estudo problematiza a Política de Inclusão no contexto da Educação de Jovens e Adultos, em uma escola pública da rede de ensino do município de Porto Alegre. A heterogeneidade dos alunos que a frequentam: jovens, adultos, idosos e, entre eles, deficientes, sempre me chamou atenção, fazendo-me refletir sobre seu modo de organização e funcionamento e sobre sua política de inclusão. O principal objetivo foi o de compreender os fatores que levaram à instituição da política de inclusão na escola analisada. As políticas públicas inclusivas em todas as esferas administrativas foram revistas, bem como a contribuição de estudiosos do tema, dentre eles: Cury (2002), Meksenas (2002), Mazzotta (2003), Carvalho (2004), Baptista (2004), entre outros. Como procedimento metodológico, adotou-se o estudo de caso com o uso de entrevistas semiestruturadas junto à equipe diretiva, professores e alunos portadores de necessidades especiais. Utilizou-se, também, outras fontes, como o diário de campo do estágio curricular, observação de eventos e da movimentação da escola. Dentre os resultados, destaca-se a constatação de que nessa escola não houve um processo clássico de tomada de decisão para o atendimento e inclusão de portadores de necessidades especiais, e sim a contribuição de múltiplos fatores baseados na aceitação das diferenças e na garantia de direitos, em um contexto político favorável à mudança social.application/pdfporInclusão socialEducação de jovens e adultosDeficienteA política de inclusão em um contexto de educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009Pedagogiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000731694.pdf000731694.pdfTexto completoapplication/pdf446066http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19013/1/000731694.pdf68bc52afa411139a7ecbf0a52bf0955aMD51TEXT000731694.pdf.txt000731694.pdf.txtExtracted Texttext/plain152607http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19013/2/000731694.pdf.txtf05332c349a1c38f93d9d9e86adef29eMD52THUMBNAIL000731694.pdf.jpg000731694.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19013/3/000731694.pdf.jpge0209541a4587fbc6a68bffa1ece3c68MD5310183/190132018-10-17 09:36:51.962oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19013Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-17T12:36:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A política de inclusão em um contexto de educação de jovens e adultos |
title |
A política de inclusão em um contexto de educação de jovens e adultos |
spellingShingle |
A política de inclusão em um contexto de educação de jovens e adultos Esposito, Graciette Lamas Inclusão social Educação de jovens e adultos Deficiente |
title_short |
A política de inclusão em um contexto de educação de jovens e adultos |
title_full |
A política de inclusão em um contexto de educação de jovens e adultos |
title_fullStr |
A política de inclusão em um contexto de educação de jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
A política de inclusão em um contexto de educação de jovens e adultos |
title_sort |
A política de inclusão em um contexto de educação de jovens e adultos |
author |
Esposito, Graciette Lamas |
author_facet |
Esposito, Graciette Lamas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esposito, Graciette Lamas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Maria Beatriz Gomes da |
contributor_str_mv |
Silva, Maria Beatriz Gomes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão social Educação de jovens e adultos Deficiente |
topic |
Inclusão social Educação de jovens e adultos Deficiente |
description |
Este estudo problematiza a Política de Inclusão no contexto da Educação de Jovens e Adultos, em uma escola pública da rede de ensino do município de Porto Alegre. A heterogeneidade dos alunos que a frequentam: jovens, adultos, idosos e, entre eles, deficientes, sempre me chamou atenção, fazendo-me refletir sobre seu modo de organização e funcionamento e sobre sua política de inclusão. O principal objetivo foi o de compreender os fatores que levaram à instituição da política de inclusão na escola analisada. As políticas públicas inclusivas em todas as esferas administrativas foram revistas, bem como a contribuição de estudiosos do tema, dentre eles: Cury (2002), Meksenas (2002), Mazzotta (2003), Carvalho (2004), Baptista (2004), entre outros. Como procedimento metodológico, adotou-se o estudo de caso com o uso de entrevistas semiestruturadas junto à equipe diretiva, professores e alunos portadores de necessidades especiais. Utilizou-se, também, outras fontes, como o diário de campo do estágio curricular, observação de eventos e da movimentação da escola. Dentre os resultados, destaca-se a constatação de que nessa escola não houve um processo clássico de tomada de decisão para o atendimento e inclusão de portadores de necessidades especiais, e sim a contribuição de múltiplos fatores baseados na aceitação das diferenças e na garantia de direitos, em um contexto político favorável à mudança social. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-03-31T04:15:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/19013 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000731694 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/19013 |
identifier_str_mv |
000731694 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19013/1/000731694.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19013/2/000731694.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19013/3/000731694.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
68bc52afa411139a7ecbf0a52bf0955a f05332c349a1c38f93d9d9e86adef29e e0209541a4587fbc6a68bffa1ece3c68 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724491894095872 |