Recursos digitais : elaborando estratégias pedagógicas para a sua aplicação em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ludvig, Elis Adriana
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141477
Resumo: Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a aplicação dos recursos digitais utilizados pelos alunos no dia a dia (mp3, máquina digital, celular, entre outros) na realização de tarefas escolares. Desse modo, este trabalho aborda uma pesquisa bibliográfica sobre a aplicação dos recursos digitais na educação, além do perfil da geração digital e suas implicações na educação. Contempla ainda, uma pesquisa qualitativa sobre o uso da máquina fotográfica digital na realização de tarefas escolares, através da análise dos dados coletados em duas escolas públicas da cidade de São José do Hortêncio. Foi possível verificar que a maioria dos alunos, normalmente, não imagina que os mesmos recursos digitais que utilizam diariamente em momentos de entretenimento, possam apoiar o seu estudo. No entanto, uma vez orientados por professores, através de novas práticas pedagógicas, demonstram-se motivados, instigados e engajados na realização de suas tarefas escolares, descobrindo novas aplicações para os seus recursos digitais. Com isso, foi possível visualizar que a integração desses recursos ao uso educacional possibilitou uma atuação mais autônoma e consciente dos alunos sobre o conteúdo estudado, apoiando a construção de conhecimentos e a sua contextualização na sociedade. O intuito é, a partir deste trabalho, gerar uma reflexão sobre o papel da escola e dos educadores em preparar os cidadãos para o uso produtivo dos recursos digitais.
id UFRGS-2_539c6139fbafa1fd937a34d9811a1e64
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141477
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ludvig, Elis AdrianaTorrezzan, Cristina Alba Wildt2016-05-21T02:08:13Z2010http://hdl.handle.net/10183/141477000988957Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a aplicação dos recursos digitais utilizados pelos alunos no dia a dia (mp3, máquina digital, celular, entre outros) na realização de tarefas escolares. Desse modo, este trabalho aborda uma pesquisa bibliográfica sobre a aplicação dos recursos digitais na educação, além do perfil da geração digital e suas implicações na educação. Contempla ainda, uma pesquisa qualitativa sobre o uso da máquina fotográfica digital na realização de tarefas escolares, através da análise dos dados coletados em duas escolas públicas da cidade de São José do Hortêncio. Foi possível verificar que a maioria dos alunos, normalmente, não imagina que os mesmos recursos digitais que utilizam diariamente em momentos de entretenimento, possam apoiar o seu estudo. No entanto, uma vez orientados por professores, através de novas práticas pedagógicas, demonstram-se motivados, instigados e engajados na realização de suas tarefas escolares, descobrindo novas aplicações para os seus recursos digitais. Com isso, foi possível visualizar que a integração desses recursos ao uso educacional possibilitou uma atuação mais autônoma e consciente dos alunos sobre o conteúdo estudado, apoiando a construção de conhecimentos e a sua contextualização na sociedade. O intuito é, a partir deste trabalho, gerar uma reflexão sobre o papel da escola e dos educadores em preparar os cidadãos para o uso produtivo dos recursos digitais.application/pdfporTecnologia educacionalAlunoConstrução do conhecimentoRecursos digitais : elaborando estratégias pedagógicas para a sua aplicação em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000988957.pdf000988957.pdfTexto completoapplication/pdf8855849http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141477/1/000988957.pdf36bbc64965064013a70fc486f6d5ee94MD51TEXT000988957.pdf.txt000988957.pdf.txtExtracted Texttext/plain92767http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141477/2/000988957.pdf.txt9b8e20df7728a5ca8dc20cba8d1f9424MD52THUMBNAIL000988957.pdf.jpg000988957.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141477/3/000988957.pdf.jpg098521cbd2c3592b85c8bd762e36fd4dMD5310183/1414772018-10-25 10:06:51.3oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141477Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:06:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Recursos digitais : elaborando estratégias pedagógicas para a sua aplicação em sala de aula
title Recursos digitais : elaborando estratégias pedagógicas para a sua aplicação em sala de aula
spellingShingle Recursos digitais : elaborando estratégias pedagógicas para a sua aplicação em sala de aula
Ludvig, Elis Adriana
Tecnologia educacional
Aluno
Construção do conhecimento
title_short Recursos digitais : elaborando estratégias pedagógicas para a sua aplicação em sala de aula
title_full Recursos digitais : elaborando estratégias pedagógicas para a sua aplicação em sala de aula
title_fullStr Recursos digitais : elaborando estratégias pedagógicas para a sua aplicação em sala de aula
title_full_unstemmed Recursos digitais : elaborando estratégias pedagógicas para a sua aplicação em sala de aula
title_sort Recursos digitais : elaborando estratégias pedagógicas para a sua aplicação em sala de aula
author Ludvig, Elis Adriana
author_facet Ludvig, Elis Adriana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ludvig, Elis Adriana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Torrezzan, Cristina Alba Wildt
contributor_str_mv Torrezzan, Cristina Alba Wildt
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Aluno
Construção do conhecimento
topic Tecnologia educacional
Aluno
Construção do conhecimento
description Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a aplicação dos recursos digitais utilizados pelos alunos no dia a dia (mp3, máquina digital, celular, entre outros) na realização de tarefas escolares. Desse modo, este trabalho aborda uma pesquisa bibliográfica sobre a aplicação dos recursos digitais na educação, além do perfil da geração digital e suas implicações na educação. Contempla ainda, uma pesquisa qualitativa sobre o uso da máquina fotográfica digital na realização de tarefas escolares, através da análise dos dados coletados em duas escolas públicas da cidade de São José do Hortêncio. Foi possível verificar que a maioria dos alunos, normalmente, não imagina que os mesmos recursos digitais que utilizam diariamente em momentos de entretenimento, possam apoiar o seu estudo. No entanto, uma vez orientados por professores, através de novas práticas pedagógicas, demonstram-se motivados, instigados e engajados na realização de suas tarefas escolares, descobrindo novas aplicações para os seus recursos digitais. Com isso, foi possível visualizar que a integração desses recursos ao uso educacional possibilitou uma atuação mais autônoma e consciente dos alunos sobre o conteúdo estudado, apoiando a construção de conhecimentos e a sua contextualização na sociedade. O intuito é, a partir deste trabalho, gerar uma reflexão sobre o papel da escola e dos educadores em preparar os cidadãos para o uso produtivo dos recursos digitais.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-21T02:08:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141477
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000988957
url http://hdl.handle.net/10183/141477
identifier_str_mv 000988957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141477/1/000988957.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141477/2/000988957.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141477/3/000988957.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 36bbc64965064013a70fc486f6d5ee94
9b8e20df7728a5ca8dc20cba8d1f9424
098521cbd2c3592b85c8bd762e36fd4d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224509928243200