Recursos digitais : elaborando estratégias pedagógicas para a sua aplicação em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141477 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a aplicação dos recursos digitais utilizados pelos alunos no dia a dia (mp3, máquina digital, celular, entre outros) na realização de tarefas escolares. Desse modo, este trabalho aborda uma pesquisa bibliográfica sobre a aplicação dos recursos digitais na educação, além do perfil da geração digital e suas implicações na educação. Contempla ainda, uma pesquisa qualitativa sobre o uso da máquina fotográfica digital na realização de tarefas escolares, através da análise dos dados coletados em duas escolas públicas da cidade de São José do Hortêncio. Foi possível verificar que a maioria dos alunos, normalmente, não imagina que os mesmos recursos digitais que utilizam diariamente em momentos de entretenimento, possam apoiar o seu estudo. No entanto, uma vez orientados por professores, através de novas práticas pedagógicas, demonstram-se motivados, instigados e engajados na realização de suas tarefas escolares, descobrindo novas aplicações para os seus recursos digitais. Com isso, foi possível visualizar que a integração desses recursos ao uso educacional possibilitou uma atuação mais autônoma e consciente dos alunos sobre o conteúdo estudado, apoiando a construção de conhecimentos e a sua contextualização na sociedade. O intuito é, a partir deste trabalho, gerar uma reflexão sobre o papel da escola e dos educadores em preparar os cidadãos para o uso produtivo dos recursos digitais. |
id |
UFRGS-2_539c6139fbafa1fd937a34d9811a1e64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141477 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ludvig, Elis AdrianaTorrezzan, Cristina Alba Wildt2016-05-21T02:08:13Z2010http://hdl.handle.net/10183/141477000988957Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a aplicação dos recursos digitais utilizados pelos alunos no dia a dia (mp3, máquina digital, celular, entre outros) na realização de tarefas escolares. Desse modo, este trabalho aborda uma pesquisa bibliográfica sobre a aplicação dos recursos digitais na educação, além do perfil da geração digital e suas implicações na educação. Contempla ainda, uma pesquisa qualitativa sobre o uso da máquina fotográfica digital na realização de tarefas escolares, através da análise dos dados coletados em duas escolas públicas da cidade de São José do Hortêncio. Foi possível verificar que a maioria dos alunos, normalmente, não imagina que os mesmos recursos digitais que utilizam diariamente em momentos de entretenimento, possam apoiar o seu estudo. No entanto, uma vez orientados por professores, através de novas práticas pedagógicas, demonstram-se motivados, instigados e engajados na realização de suas tarefas escolares, descobrindo novas aplicações para os seus recursos digitais. Com isso, foi possível visualizar que a integração desses recursos ao uso educacional possibilitou uma atuação mais autônoma e consciente dos alunos sobre o conteúdo estudado, apoiando a construção de conhecimentos e a sua contextualização na sociedade. O intuito é, a partir deste trabalho, gerar uma reflexão sobre o papel da escola e dos educadores em preparar os cidadãos para o uso produtivo dos recursos digitais.application/pdfporTecnologia educacionalAlunoConstrução do conhecimentoRecursos digitais : elaborando estratégias pedagógicas para a sua aplicação em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000988957.pdf000988957.pdfTexto completoapplication/pdf8855849http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141477/1/000988957.pdf36bbc64965064013a70fc486f6d5ee94MD51TEXT000988957.pdf.txt000988957.pdf.txtExtracted Texttext/plain92767http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141477/2/000988957.pdf.txt9b8e20df7728a5ca8dc20cba8d1f9424MD52THUMBNAIL000988957.pdf.jpg000988957.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141477/3/000988957.pdf.jpg098521cbd2c3592b85c8bd762e36fd4dMD5310183/1414772018-10-25 10:06:51.3oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141477Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:06:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Recursos digitais : elaborando estratégias pedagógicas para a sua aplicação em sala de aula |
title |
Recursos digitais : elaborando estratégias pedagógicas para a sua aplicação em sala de aula |
spellingShingle |
Recursos digitais : elaborando estratégias pedagógicas para a sua aplicação em sala de aula Ludvig, Elis Adriana Tecnologia educacional Aluno Construção do conhecimento |
title_short |
Recursos digitais : elaborando estratégias pedagógicas para a sua aplicação em sala de aula |
title_full |
Recursos digitais : elaborando estratégias pedagógicas para a sua aplicação em sala de aula |
title_fullStr |
Recursos digitais : elaborando estratégias pedagógicas para a sua aplicação em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Recursos digitais : elaborando estratégias pedagógicas para a sua aplicação em sala de aula |
title_sort |
Recursos digitais : elaborando estratégias pedagógicas para a sua aplicação em sala de aula |
author |
Ludvig, Elis Adriana |
author_facet |
Ludvig, Elis Adriana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ludvig, Elis Adriana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Torrezzan, Cristina Alba Wildt |
contributor_str_mv |
Torrezzan, Cristina Alba Wildt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Aluno Construção do conhecimento |
topic |
Tecnologia educacional Aluno Construção do conhecimento |
description |
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a aplicação dos recursos digitais utilizados pelos alunos no dia a dia (mp3, máquina digital, celular, entre outros) na realização de tarefas escolares. Desse modo, este trabalho aborda uma pesquisa bibliográfica sobre a aplicação dos recursos digitais na educação, além do perfil da geração digital e suas implicações na educação. Contempla ainda, uma pesquisa qualitativa sobre o uso da máquina fotográfica digital na realização de tarefas escolares, através da análise dos dados coletados em duas escolas públicas da cidade de São José do Hortêncio. Foi possível verificar que a maioria dos alunos, normalmente, não imagina que os mesmos recursos digitais que utilizam diariamente em momentos de entretenimento, possam apoiar o seu estudo. No entanto, uma vez orientados por professores, através de novas práticas pedagógicas, demonstram-se motivados, instigados e engajados na realização de suas tarefas escolares, descobrindo novas aplicações para os seus recursos digitais. Com isso, foi possível visualizar que a integração desses recursos ao uso educacional possibilitou uma atuação mais autônoma e consciente dos alunos sobre o conteúdo estudado, apoiando a construção de conhecimentos e a sua contextualização na sociedade. O intuito é, a partir deste trabalho, gerar uma reflexão sobre o papel da escola e dos educadores em preparar os cidadãos para o uso produtivo dos recursos digitais. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-21T02:08:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141477 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000988957 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141477 |
identifier_str_mv |
000988957 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141477/1/000988957.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141477/2/000988957.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141477/3/000988957.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
36bbc64965064013a70fc486f6d5ee94 9b8e20df7728a5ca8dc20cba8d1f9424 098521cbd2c3592b85c8bd762e36fd4d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224509928243200 |