Projeto de aprendizagem : uma metodologia que visa à autonomia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/71989 |
Resumo: | Este trabalho é resultado da análise da experiência de estágio realizada no último semestre do curso de Pedagogia. Tem como objetivo explorar práticas pedagógicas que podem levar a uma aprendizagem significativa e refletir sobre a possibilidade de desenvolvimento da autonomia dos alunos por meio da metodologia de Projetos de Aprendizagem (PA). Neste estudo, a prática é descrita e fundamentada teoricamente por autores como Paulo Freire e Fernando Becker que serviram de apoio e inspiração para as reflexões apresentadas. O presente estudo foi realizado com uma turma de terceiro ano das séries iniciais do Ensino Fundamental na Rede Municipal da cidade de Novo Hamburgo – RS. |
id |
UFRGS-2_544b3190fd691cb87184abc9bf4b8239 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71989 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Michelli, BremmGenro, Maria Elly Herz2013-05-28T01:45:07Z2010http://hdl.handle.net/10183/71989000880469Este trabalho é resultado da análise da experiência de estágio realizada no último semestre do curso de Pedagogia. Tem como objetivo explorar práticas pedagógicas que podem levar a uma aprendizagem significativa e refletir sobre a possibilidade de desenvolvimento da autonomia dos alunos por meio da metodologia de Projetos de Aprendizagem (PA). Neste estudo, a prática é descrita e fundamentada teoricamente por autores como Paulo Freire e Fernando Becker que serviram de apoio e inspiração para as reflexões apresentadas. O presente estudo foi realizado com uma turma de terceiro ano das séries iniciais do Ensino Fundamental na Rede Municipal da cidade de Novo Hamburgo – RS.This work is outcome of the internship experience held last semester of Pedagogy. Aims to explore teaching practices that can lead to significant learning and reflect on the possibility of autonomy development of students through the methodology of Learning Projects (BP). In this study, the practice is described and theoretically justified by authors such as Paulo Freire and Fernando Becker served as support and inspiration for the reflections presented. This study was conducted with a group of third year of the first grades of elementary school in the Municipal town of Novo Hamburgo - RS.application/pdfporMetodologiaAutonomiaLearning projectsEducationBuilding autonomyProjeto de aprendizagem : uma metodologia que visa à autonomiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880469.pdf000880469.pdfTexto completoapplication/pdf240488http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71989/1/000880469.pdf0740395234ba6ea24af189bb966f4e46MD51TEXT000880469.pdf.txt000880469.pdf.txtExtracted Texttext/plain56048http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71989/2/000880469.pdf.txt966ef6a47050b92322c7702e2cfe5571MD52THUMBNAIL000880469.pdf.jpg000880469.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1047http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71989/3/000880469.pdf.jpg0066a3aeb6d8c428dd18a0f9d9274af0MD5310183/719892018-10-09 09:11:41.879oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71989Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:11:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Projeto de aprendizagem : uma metodologia que visa à autonomia |
title |
Projeto de aprendizagem : uma metodologia que visa à autonomia |
spellingShingle |
Projeto de aprendizagem : uma metodologia que visa à autonomia Michelli, Bremm Metodologia Autonomia Learning projects Education Building autonomy |
title_short |
Projeto de aprendizagem : uma metodologia que visa à autonomia |
title_full |
Projeto de aprendizagem : uma metodologia que visa à autonomia |
title_fullStr |
Projeto de aprendizagem : uma metodologia que visa à autonomia |
title_full_unstemmed |
Projeto de aprendizagem : uma metodologia que visa à autonomia |
title_sort |
Projeto de aprendizagem : uma metodologia que visa à autonomia |
author |
Michelli, Bremm |
author_facet |
Michelli, Bremm |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Michelli, Bremm |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Genro, Maria Elly Herz |
contributor_str_mv |
Genro, Maria Elly Herz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia Autonomia |
topic |
Metodologia Autonomia Learning projects Education Building autonomy |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning projects Education Building autonomy |
description |
Este trabalho é resultado da análise da experiência de estágio realizada no último semestre do curso de Pedagogia. Tem como objetivo explorar práticas pedagógicas que podem levar a uma aprendizagem significativa e refletir sobre a possibilidade de desenvolvimento da autonomia dos alunos por meio da metodologia de Projetos de Aprendizagem (PA). Neste estudo, a prática é descrita e fundamentada teoricamente por autores como Paulo Freire e Fernando Becker que serviram de apoio e inspiração para as reflexões apresentadas. O presente estudo foi realizado com uma turma de terceiro ano das séries iniciais do Ensino Fundamental na Rede Municipal da cidade de Novo Hamburgo – RS. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-28T01:45:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/71989 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000880469 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/71989 |
identifier_str_mv |
000880469 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71989/1/000880469.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71989/2/000880469.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71989/3/000880469.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0740395234ba6ea24af189bb966f4e46 966ef6a47050b92322c7702e2cfe5571 0066a3aeb6d8c428dd18a0f9d9274af0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447108090593280 |