Ensino remoto e anos iniciais do ensino fundamental : reflexões em torno da docência e de algumas escolhas didático-pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/218210 |
Resumo: | Este texto apresenta uma reflexão em torno da prática pedagógica voltada aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com crianças, especialmente com foco na Leitura e na Escrita, no contexto do Ensino Remoto. Recuperamos princípios docentes que reforçam o papel da professora como profissional da educação, embasando-nos em autores como Narodowski (2020), Perrenoud (2001) e Larrosa (2018). Assim, elencamos algumas propostas pedagógicas que têm como motivação experiências do cotidiano familiar e doméstico envolvendo diferentes gêneros textuais, discutindo sua potencialidade e sua possibilidade no ensino remoto. Ao final, tecemos considerações sobre as dificuldades do ensino remoto com os sujeitos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e sobre o currículo desta etapa |
id |
UFRGS-2_57bca62f1923b066a2923dd15a8e6fb3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218210 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nunes, Marilia dos SantosSperrhake, Renata2021-02-25T04:18:18Z20211982-2014http://hdl.handle.net/10183/218210001121899Este texto apresenta uma reflexão em torno da prática pedagógica voltada aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com crianças, especialmente com foco na Leitura e na Escrita, no contexto do Ensino Remoto. Recuperamos princípios docentes que reforçam o papel da professora como profissional da educação, embasando-nos em autores como Narodowski (2020), Perrenoud (2001) e Larrosa (2018). Assim, elencamos algumas propostas pedagógicas que têm como motivação experiências do cotidiano familiar e doméstico envolvendo diferentes gêneros textuais, discutindo sua potencialidade e sua possibilidade no ensino remoto. Ao final, tecemos considerações sobre as dificuldades do ensino remoto com os sujeitos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e sobre o currículo desta etapaThis text presents a reflection on the pedagogical practice at Elementary School with a focus on Reading and Writing, in the context of Remote Education. We recovered teaching principles that reinforce the teacher's role as a professional who deals with education, based on authors such as Narodowski (2020), Perrenoud (2001) and Larrosa (2018). Thus, we list some pedagogical proposals that are motivated by everyday family and domestic experiences involving different textual genres, discussing their potential and their possibility in remote education. At the end, we make considerations about the difficulties of remote education considering the students at Elementary School and the curriculum of this level.application/pdfporRevista signo. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 46, n. 85 (jan./abr. 2021), p. 26-34Ensino fundamentalLeituraEscritaElementary schoolRemote teachingTeachingReadingWritingEnsino remoto e anos iniciais do ensino fundamental : reflexões em torno da docência e de algumas escolhas didático-pedagógicas para o ensino da leitura e da escritaRemote education and elementary school : reflections around teaching and some educational pedagogical choices for teaching reading and writinginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121899.pdf.txt001121899.pdf.txtExtracted Texttext/plain34278http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218210/2/001121899.pdf.txtade2dc589de657def7cc99664ed38962MD52ORIGINAL001121899.pdfTexto completoapplication/pdf381872http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218210/1/001121899.pdf6a1b1ed27f18697afdff903d7e66b681MD5110183/2182102021-10-04 04:23:31.931834oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218210Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-10-04T07:23:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino remoto e anos iniciais do ensino fundamental : reflexões em torno da docência e de algumas escolhas didático-pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Remote education and elementary school : reflections around teaching and some educational pedagogical choices for teaching reading and writing |
title |
Ensino remoto e anos iniciais do ensino fundamental : reflexões em torno da docência e de algumas escolhas didático-pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita |
spellingShingle |
Ensino remoto e anos iniciais do ensino fundamental : reflexões em torno da docência e de algumas escolhas didático-pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita Nunes, Marilia dos Santos Ensino fundamental Leitura Escrita Elementary school Remote teaching Teaching Reading Writing |
title_short |
Ensino remoto e anos iniciais do ensino fundamental : reflexões em torno da docência e de algumas escolhas didático-pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita |
title_full |
Ensino remoto e anos iniciais do ensino fundamental : reflexões em torno da docência e de algumas escolhas didático-pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita |
title_fullStr |
Ensino remoto e anos iniciais do ensino fundamental : reflexões em torno da docência e de algumas escolhas didático-pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita |
title_full_unstemmed |
Ensino remoto e anos iniciais do ensino fundamental : reflexões em torno da docência e de algumas escolhas didático-pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita |
title_sort |
Ensino remoto e anos iniciais do ensino fundamental : reflexões em torno da docência e de algumas escolhas didático-pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita |
author |
Nunes, Marilia dos Santos |
author_facet |
Nunes, Marilia dos Santos Sperrhake, Renata |
author_role |
author |
author2 |
Sperrhake, Renata |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Marilia dos Santos Sperrhake, Renata |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino fundamental Leitura Escrita |
topic |
Ensino fundamental Leitura Escrita Elementary school Remote teaching Teaching Reading Writing |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Elementary school Remote teaching Teaching Reading Writing |
description |
Este texto apresenta uma reflexão em torno da prática pedagógica voltada aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com crianças, especialmente com foco na Leitura e na Escrita, no contexto do Ensino Remoto. Recuperamos princípios docentes que reforçam o papel da professora como profissional da educação, embasando-nos em autores como Narodowski (2020), Perrenoud (2001) e Larrosa (2018). Assim, elencamos algumas propostas pedagógicas que têm como motivação experiências do cotidiano familiar e doméstico envolvendo diferentes gêneros textuais, discutindo sua potencialidade e sua possibilidade no ensino remoto. Ao final, tecemos considerações sobre as dificuldades do ensino remoto com os sujeitos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e sobre o currículo desta etapa |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-02-25T04:18:18Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/218210 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-2014 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001121899 |
identifier_str_mv |
1982-2014 001121899 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/218210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista signo. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 46, n. 85 (jan./abr. 2021), p. 26-34 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218210/2/001121899.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218210/1/001121899.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ade2dc589de657def7cc99664ed38962 6a1b1ed27f18697afdff903d7e66b681 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447732556398593 |