Documentação pedagógica : o que as crianças dizem sobre isto?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, Ester da Silva Venâncio
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/56381
Resumo: Este estudo parte da compreensão de uma criança competente e produtora de cultura, e tem como objetivo central, explicitar o modo como as crianças interpretam e descrevem a documentação pedagógica no contexto de uma instituição pública de Educação Infantil, tendo em vista que as crianças fazem parte do processo de construção da documentação pedagógica. Nesta perspectiva, estudos de Sarmento (2007; 2009;2010), Corsaro (2009), Azevedo e Oliveira-Formosinho (2008), bem como pesquisas recentes com crianças como Carvalho e Muller (2010) são referenciais importantes que fundamentam este trabalho, bem como Malaguzzi (1999), Fortunati (2009;2012), Moss e Pence (2003), Barbosa e Horn (2008) e, Barbosa e Fernandes (2012) que discutem a documentação pedagógica no contexto da educação infantil. A pesquisa realizada possui caráter qualitativo e a metodologia se constitui de entrevistas semiestruturadas que foram organizadas com diferentes intervenções que facilitaram o acesso às crianças. O estudo aponta para a necessidade de escuta das crianças, bem como de considerá-las sujeitos em todos os processos educativos que envolvem o cotidiano da escola de educação infantil, tornando-as protagonistas dos processos vividos na complexidade das relações no contexto de uma escola que se deseja com e para as crianças.
id UFRGS-2_5cb4cf744815da3fc2fa1b9159370dc6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56381
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Saraiva, Ester da Silva VenâncioAlbuquerque, Simone Santos de2012-10-12T01:35:25Z2012http://hdl.handle.net/10183/56381000859433Este estudo parte da compreensão de uma criança competente e produtora de cultura, e tem como objetivo central, explicitar o modo como as crianças interpretam e descrevem a documentação pedagógica no contexto de uma instituição pública de Educação Infantil, tendo em vista que as crianças fazem parte do processo de construção da documentação pedagógica. Nesta perspectiva, estudos de Sarmento (2007; 2009;2010), Corsaro (2009), Azevedo e Oliveira-Formosinho (2008), bem como pesquisas recentes com crianças como Carvalho e Muller (2010) são referenciais importantes que fundamentam este trabalho, bem como Malaguzzi (1999), Fortunati (2009;2012), Moss e Pence (2003), Barbosa e Horn (2008) e, Barbosa e Fernandes (2012) que discutem a documentação pedagógica no contexto da educação infantil. A pesquisa realizada possui caráter qualitativo e a metodologia se constitui de entrevistas semiestruturadas que foram organizadas com diferentes intervenções que facilitaram o acesso às crianças. O estudo aponta para a necessidade de escuta das crianças, bem como de considerá-las sujeitos em todos os processos educativos que envolvem o cotidiano da escola de educação infantil, tornando-as protagonistas dos processos vividos na complexidade das relações no contexto de uma escola que se deseja com e para as crianças.This research comprehends a child as a competent being and a cultural maker. It aims to explicit the way that children interpret and describe pedagogical documentation in a public institution of education, taking into account that they are part of the pedagogical documentation construction process. In this perspective, studies of Sarmento (2007; 2009;2010), Corsaro (2009), Azevedo & Oliveira-Formosinho (2008), and also recent researches on children such as Carvalho & Muller (2010) are very important references that support this assignment, so is Malaguzzi (1999), Fortunati (2009;2012), Dalberg, Moss & Pence (2003), Barbosa & Horn (2008), and Barbosa & Fernandes (2012). They discuss the pedagogical documentation in an early childhood context. This is a qualitative research and semi-structured interviews were carried out, these were organised with different interventions to approach the children. This study focus on the children’s needs of being listened, and it also considers them part of all educational processes concerning the daily activities in an early childhood education centre, treating them as the main protagonists of the processes in a complexity of the relationships in a school with, and to children.application/pdfporPesquisaCriançaPedagogical documentationChildhood studiesResearch with childrenDocumentação pedagógica : o que as crianças dizem sobre isto?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000859433.pdf000859433.pdfTexto completoapplication/pdf778339http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56381/1/000859433.pdf79611ddb758cc0ddbb4e76cedfed9f89MD51TEXT000859433.pdf.txt000859433.pdf.txtExtracted Texttext/plain77203http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56381/2/000859433.pdf.txt57667ceb39176544aa95a29a8617d3b8MD52THUMBNAIL000859433.pdf.jpg000859433.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg979http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56381/3/000859433.pdf.jpgbb09916f3a76b4ee87e2a02fb8c63b87MD5310183/563812018-10-08 08:15:43.015oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56381Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:15:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Documentação pedagógica : o que as crianças dizem sobre isto?
title Documentação pedagógica : o que as crianças dizem sobre isto?
spellingShingle Documentação pedagógica : o que as crianças dizem sobre isto?
Saraiva, Ester da Silva Venâncio
Pesquisa
Criança
Pedagogical documentation
Childhood studies
Research with children
title_short Documentação pedagógica : o que as crianças dizem sobre isto?
title_full Documentação pedagógica : o que as crianças dizem sobre isto?
title_fullStr Documentação pedagógica : o que as crianças dizem sobre isto?
title_full_unstemmed Documentação pedagógica : o que as crianças dizem sobre isto?
title_sort Documentação pedagógica : o que as crianças dizem sobre isto?
author Saraiva, Ester da Silva Venâncio
author_facet Saraiva, Ester da Silva Venâncio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saraiva, Ester da Silva Venâncio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Albuquerque, Simone Santos de
contributor_str_mv Albuquerque, Simone Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa
Criança
topic Pesquisa
Criança
Pedagogical documentation
Childhood studies
Research with children
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogical documentation
Childhood studies
Research with children
description Este estudo parte da compreensão de uma criança competente e produtora de cultura, e tem como objetivo central, explicitar o modo como as crianças interpretam e descrevem a documentação pedagógica no contexto de uma instituição pública de Educação Infantil, tendo em vista que as crianças fazem parte do processo de construção da documentação pedagógica. Nesta perspectiva, estudos de Sarmento (2007; 2009;2010), Corsaro (2009), Azevedo e Oliveira-Formosinho (2008), bem como pesquisas recentes com crianças como Carvalho e Muller (2010) são referenciais importantes que fundamentam este trabalho, bem como Malaguzzi (1999), Fortunati (2009;2012), Moss e Pence (2003), Barbosa e Horn (2008) e, Barbosa e Fernandes (2012) que discutem a documentação pedagógica no contexto da educação infantil. A pesquisa realizada possui caráter qualitativo e a metodologia se constitui de entrevistas semiestruturadas que foram organizadas com diferentes intervenções que facilitaram o acesso às crianças. O estudo aponta para a necessidade de escuta das crianças, bem como de considerá-las sujeitos em todos os processos educativos que envolvem o cotidiano da escola de educação infantil, tornando-as protagonistas dos processos vividos na complexidade das relações no contexto de uma escola que se deseja com e para as crianças.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-12T01:35:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/56381
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000859433
url http://hdl.handle.net/10183/56381
identifier_str_mv 000859433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56381/1/000859433.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56381/2/000859433.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56381/3/000859433.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 79611ddb758cc0ddbb4e76cedfed9f89
57667ceb39176544aa95a29a8617d3b8
bb09916f3a76b4ee87e2a02fb8c63b87
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224433945280512