Análise de acessibilidade no âmbito da plataforma de MOOCs Lúmina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/210504 |
Resumo: | A acessibilidade em plataformas de MOOCs é abordada na literatura em diferentes categorias temáticas que incluem a formação em acessibilidade, orientações para tornar os MOOCs acessíveis, design e implementação de MOOCs acessíveis e avaliação da acessibilidade. Os estudos das diferentes dimensões de acessibilidade em ambientes MOOCs têm sido motivados por questionamentos inerentes à característica aberta que não tem sido suficiente para que os cursos sejam acessíveis para todos, especialmente para pessoas com deficiência. Considerando essa problemática, essa pesquisa teve duplo objetivo: (i) abordar o atual cenário da acessibilidade em contextos de MOOCs; (ii) conduzir a avaliação de acessibilidade de um curso hospedado na plataforma Lúmina com o uso de uma ferramenta Web. |
id |
UFRGS-2_5e0d3d2af2ffcdeed17e54b36a157aa7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210504 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Napoliana Silva deCardoso, EduardoPerry, Gabriela Trindade2020-06-23T03:39:04Z2019http://hdl.handle.net/10183/210504001115218A acessibilidade em plataformas de MOOCs é abordada na literatura em diferentes categorias temáticas que incluem a formação em acessibilidade, orientações para tornar os MOOCs acessíveis, design e implementação de MOOCs acessíveis e avaliação da acessibilidade. Os estudos das diferentes dimensões de acessibilidade em ambientes MOOCs têm sido motivados por questionamentos inerentes à característica aberta que não tem sido suficiente para que os cursos sejam acessíveis para todos, especialmente para pessoas com deficiência. Considerando essa problemática, essa pesquisa teve duplo objetivo: (i) abordar o atual cenário da acessibilidade em contextos de MOOCs; (ii) conduzir a avaliação de acessibilidade de um curso hospedado na plataforma Lúmina com o uso de uma ferramenta Web.Accessibility in MOOCs platforms is addressed in the literature in different thematic categories including accessibility training, guidelines for making MOOCs accessible, design and implementation of accessible MOOCs, and accessibility assessment. The studies of the different dimensions of accessibility in MOOC environments have been motivated by questions inherent to the open characteristic that has not been sufficient for the courses to be accessible to all, especially for people with disabilities. Considering this problem, this research had two objectives: (i) to address the current scenario of accessibility in contexts of MOOCs; (ii) conduct the accessibility assessment of a course hosted on the Lúmina platform with the use of a Web tool.application/pdfporPerry, Gabriela Trindade; Cardoso, Eduardo; Kulpa, Cínthia Costa (Orgs.). Informática na educação : recursos de acessibilidade da comunicação. Porto Alegre : Editora da UFRGS, 2019. p. 13-33AcessibilidadeEducação a distânciaAmbiente virtual de aprendizagemWeb accessibilityMOOCDistance EducationPerson with disabilityAnálise de acessibilidade no âmbito da plataforma de MOOCs Lúminainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115218.pdf.txt001115218.pdf.txtExtracted Texttext/plain33750http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210504/2/001115218.pdf.txt4418651129c6dc413c4fd3fbc50bf4a4MD52ORIGINAL001115218.pdfCapítuloapplication/pdf564135http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210504/1/001115218.pdf3ca0c037d875e9ab371f0fe2f97cb8c1MD5110183/2105042023-01-05 06:07:37.304275oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210504Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-05T08:07:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise de acessibilidade no âmbito da plataforma de MOOCs Lúmina |
title |
Análise de acessibilidade no âmbito da plataforma de MOOCs Lúmina |
spellingShingle |
Análise de acessibilidade no âmbito da plataforma de MOOCs Lúmina Souza, Napoliana Silva de Acessibilidade Educação a distância Ambiente virtual de aprendizagem Web accessibility MOOC Distance Education Person with disability |
title_short |
Análise de acessibilidade no âmbito da plataforma de MOOCs Lúmina |
title_full |
Análise de acessibilidade no âmbito da plataforma de MOOCs Lúmina |
title_fullStr |
Análise de acessibilidade no âmbito da plataforma de MOOCs Lúmina |
title_full_unstemmed |
Análise de acessibilidade no âmbito da plataforma de MOOCs Lúmina |
title_sort |
Análise de acessibilidade no âmbito da plataforma de MOOCs Lúmina |
author |
Souza, Napoliana Silva de |
author_facet |
Souza, Napoliana Silva de Cardoso, Eduardo Perry, Gabriela Trindade |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Eduardo Perry, Gabriela Trindade |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Napoliana Silva de Cardoso, Eduardo Perry, Gabriela Trindade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acessibilidade Educação a distância Ambiente virtual de aprendizagem |
topic |
Acessibilidade Educação a distância Ambiente virtual de aprendizagem Web accessibility MOOC Distance Education Person with disability |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Web accessibility MOOC Distance Education Person with disability |
description |
A acessibilidade em plataformas de MOOCs é abordada na literatura em diferentes categorias temáticas que incluem a formação em acessibilidade, orientações para tornar os MOOCs acessíveis, design e implementação de MOOCs acessíveis e avaliação da acessibilidade. Os estudos das diferentes dimensões de acessibilidade em ambientes MOOCs têm sido motivados por questionamentos inerentes à característica aberta que não tem sido suficiente para que os cursos sejam acessíveis para todos, especialmente para pessoas com deficiência. Considerando essa problemática, essa pesquisa teve duplo objetivo: (i) abordar o atual cenário da acessibilidade em contextos de MOOCs; (ii) conduzir a avaliação de acessibilidade de um curso hospedado na plataforma Lúmina com o uso de uma ferramenta Web. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-23T03:39:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/210504 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001115218 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/210504 |
identifier_str_mv |
001115218 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Perry, Gabriela Trindade; Cardoso, Eduardo; Kulpa, Cínthia Costa (Orgs.). Informática na educação : recursos de acessibilidade da comunicação. Porto Alegre : Editora da UFRGS, 2019. p. 13-33 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210504/2/001115218.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210504/1/001115218.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4418651129c6dc413c4fd3fbc50bf4a4 3ca0c037d875e9ab371f0fe2f97cb8c1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224992653836288 |