Análise de acessibilidade no âmbito da plataforma de MOOCs Lúmina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Napoliana Silva de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cardoso, Eduardo, Perry, Gabriela Trindade
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/210504
Resumo: A acessibilidade em plataformas de MOOCs é abordada na literatura em diferentes categorias temáticas que incluem a formação em acessibilidade, orientações para tornar os MOOCs acessíveis, design e implementação de MOOCs acessíveis e avaliação da acessibilidade. Os estudos das diferentes dimensões de acessibilidade em ambientes MOOCs têm sido motivados por questionamentos inerentes à característica aberta que não tem sido suficiente para que os cursos sejam acessíveis para todos, especialmente para pessoas com deficiência. Considerando essa problemática, essa pesquisa teve duplo objetivo: (i) abordar o atual cenário da acessibilidade em contextos de MOOCs; (ii) conduzir a avaliação de acessibilidade de um curso hospedado na plataforma Lúmina com o uso de uma ferramenta Web.
id UFRGS-2_5e0d3d2af2ffcdeed17e54b36a157aa7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210504
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Napoliana Silva deCardoso, EduardoPerry, Gabriela Trindade2020-06-23T03:39:04Z2019http://hdl.handle.net/10183/210504001115218A acessibilidade em plataformas de MOOCs é abordada na literatura em diferentes categorias temáticas que incluem a formação em acessibilidade, orientações para tornar os MOOCs acessíveis, design e implementação de MOOCs acessíveis e avaliação da acessibilidade. Os estudos das diferentes dimensões de acessibilidade em ambientes MOOCs têm sido motivados por questionamentos inerentes à característica aberta que não tem sido suficiente para que os cursos sejam acessíveis para todos, especialmente para pessoas com deficiência. Considerando essa problemática, essa pesquisa teve duplo objetivo: (i) abordar o atual cenário da acessibilidade em contextos de MOOCs; (ii) conduzir a avaliação de acessibilidade de um curso hospedado na plataforma Lúmina com o uso de uma ferramenta Web.Accessibility in MOOCs platforms is addressed in the literature in different thematic categories including accessibility training, guidelines for making MOOCs accessible, design and implementation of accessible MOOCs, and accessibility assessment. The studies of the different dimensions of accessibility in MOOC environments have been motivated by questions inherent to the open characteristic that has not been sufficient for the courses to be accessible to all, especially for people with disabilities. Considering this problem, this research had two objectives: (i) to address the current scenario of accessibility in contexts of MOOCs; (ii) conduct the accessibility assessment of a course hosted on the Lúmina platform with the use of a Web tool.application/pdfporPerry, Gabriela Trindade; Cardoso, Eduardo; Kulpa, Cínthia Costa (Orgs.). Informática na educação : recursos de acessibilidade da comunicação. Porto Alegre : Editora da UFRGS, 2019. p. 13-33AcessibilidadeEducação a distânciaAmbiente virtual de aprendizagemWeb accessibilityMOOCDistance EducationPerson with disabilityAnálise de acessibilidade no âmbito da plataforma de MOOCs Lúminainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115218.pdf.txt001115218.pdf.txtExtracted Texttext/plain33750http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210504/2/001115218.pdf.txt4418651129c6dc413c4fd3fbc50bf4a4MD52ORIGINAL001115218.pdfCapítuloapplication/pdf564135http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210504/1/001115218.pdf3ca0c037d875e9ab371f0fe2f97cb8c1MD5110183/2105042023-01-05 06:07:37.304275oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210504Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-05T08:07:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de acessibilidade no âmbito da plataforma de MOOCs Lúmina
title Análise de acessibilidade no âmbito da plataforma de MOOCs Lúmina
spellingShingle Análise de acessibilidade no âmbito da plataforma de MOOCs Lúmina
Souza, Napoliana Silva de
Acessibilidade
Educação a distância
Ambiente virtual de aprendizagem
Web accessibility
MOOC
Distance Education
Person with disability
title_short Análise de acessibilidade no âmbito da plataforma de MOOCs Lúmina
title_full Análise de acessibilidade no âmbito da plataforma de MOOCs Lúmina
title_fullStr Análise de acessibilidade no âmbito da plataforma de MOOCs Lúmina
title_full_unstemmed Análise de acessibilidade no âmbito da plataforma de MOOCs Lúmina
title_sort Análise de acessibilidade no âmbito da plataforma de MOOCs Lúmina
author Souza, Napoliana Silva de
author_facet Souza, Napoliana Silva de
Cardoso, Eduardo
Perry, Gabriela Trindade
author_role author
author2 Cardoso, Eduardo
Perry, Gabriela Trindade
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Napoliana Silva de
Cardoso, Eduardo
Perry, Gabriela Trindade
dc.subject.por.fl_str_mv Acessibilidade
Educação a distância
Ambiente virtual de aprendizagem
topic Acessibilidade
Educação a distância
Ambiente virtual de aprendizagem
Web accessibility
MOOC
Distance Education
Person with disability
dc.subject.eng.fl_str_mv Web accessibility
MOOC
Distance Education
Person with disability
description A acessibilidade em plataformas de MOOCs é abordada na literatura em diferentes categorias temáticas que incluem a formação em acessibilidade, orientações para tornar os MOOCs acessíveis, design e implementação de MOOCs acessíveis e avaliação da acessibilidade. Os estudos das diferentes dimensões de acessibilidade em ambientes MOOCs têm sido motivados por questionamentos inerentes à característica aberta que não tem sido suficiente para que os cursos sejam acessíveis para todos, especialmente para pessoas com deficiência. Considerando essa problemática, essa pesquisa teve duplo objetivo: (i) abordar o atual cenário da acessibilidade em contextos de MOOCs; (ii) conduzir a avaliação de acessibilidade de um curso hospedado na plataforma Lúmina com o uso de uma ferramenta Web.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-23T03:39:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/210504
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001115218
url http://hdl.handle.net/10183/210504
identifier_str_mv 001115218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Perry, Gabriela Trindade; Cardoso, Eduardo; Kulpa, Cínthia Costa (Orgs.). Informática na educação : recursos de acessibilidade da comunicação. Porto Alegre : Editora da UFRGS, 2019. p. 13-33
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210504/2/001115218.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210504/1/001115218.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4418651129c6dc413c4fd3fbc50bf4a4
3ca0c037d875e9ab371f0fe2f97cb8c1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224992653836288