Pintura e formação de professores : refletindo sobre a experiência de estágio na educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/165922 |
Resumo: | Este trabalho consiste na análise da minha prática como Professora-Estagiária do Curso de Pedagogia, realizada no segundo semestre de 2016, junto a uma turma de Maternal 1 (crianças na faixa etária de 2 a 3 anos), em uma Escola de Educação Infantil da Rede Pública de Porto Alegre.Dentre as inúmeras vivências significativas ao longo desse período, escolhi recobrar e analisar o Projeto de Pintura, elaborado a partir dos princípios das Linguagens Geradoras (JUNQUEIRA FILHO,2011)e suas contribuições para a minha autoconstituição como professora da área de Educação Infantil. Trata-se, portanto, de um Estudo de Caso e teve como instrumentos de geração de dados o levantamento bibliográfico e a retomada, organização e análise de documentos produzidos durante o estágio obrigatório, como os planejamentos semanais, os projetos de parte cheia e de parte vazia do planejamento, parecer individual e caminhada de grupo, fotos, reflexões, anotações escritas sobre conversas com o meu supervisor, e lembranças do momento vivido. Quanto ao referencial teórico, busquei fundamentação em Cunha (2011,2014), Gomes (2001) e Richter (2004, 2011, 2014), em relação às artes gráfico-plásticas, e em Fontana (2005), em relação a minha autoconstituição como professora. Ao longo das análises e reflexões por escrito, esta pesquisa me fez perceber que não nos tornamos professoras pelo simples fato de estarmos praticando nosso trabalho em sala de aula, mas pela reflexão sobre nossa prática docente e pelos estudos que fizemos e faremos durante toda nossa formação profissional. |
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Farias, Marianne de AlmeidaJunqueira Filho, Gabriel de Andrade2017-08-30T02:34:13Z2017http://hdl.handle.net/10183/165922001046290Este trabalho consiste na análise da minha prática como Professora-Estagiária do Curso de Pedagogia, realizada no segundo semestre de 2016, junto a uma turma de Maternal 1 (crianças na faixa etária de 2 a 3 anos), em uma Escola de Educação Infantil da Rede Pública de Porto Alegre.Dentre as inúmeras vivências significativas ao longo desse período, escolhi recobrar e analisar o Projeto de Pintura, elaborado a partir dos princípios das Linguagens Geradoras (JUNQUEIRA FILHO,2011)e suas contribuições para a minha autoconstituição como professora da área de Educação Infantil. Trata-se, portanto, de um Estudo de Caso e teve como instrumentos de geração de dados o levantamento bibliográfico e a retomada, organização e análise de documentos produzidos durante o estágio obrigatório, como os planejamentos semanais, os projetos de parte cheia e de parte vazia do planejamento, parecer individual e caminhada de grupo, fotos, reflexões, anotações escritas sobre conversas com o meu supervisor, e lembranças do momento vivido. Quanto ao referencial teórico, busquei fundamentação em Cunha (2011,2014), Gomes (2001) e Richter (2004, 2011, 2014), em relação às artes gráfico-plásticas, e em Fontana (2005), em relação a minha autoconstituição como professora. Ao longo das análises e reflexões por escrito, esta pesquisa me fez perceber que não nos tornamos professoras pelo simples fato de estarmos praticando nosso trabalho em sala de aula, mas pela reflexão sobre nossa prática docente e pelos estudos que fizemos e faremos durante toda nossa formação profissional.Este trabajo es un análisis de mi práctica como Maestra-pasante del Curso de Pedagogía, realizado en el segundo semestre de 2016, hecho en una clase de primer año del segundo ciclo (niños de 2 y 3 años), en una Escuela de Educación Infantil de la Red Pública de Porto Alegre. Dentre las incontables experiencias significativas al largo de ese periodo, elegi recordar y analizar el Proyecto de Pintura basado en la teoría de Lenguajes Generadora (JUNQUEIRA FILHO, 2011) y sus contribuiciones para mi auto constitución como maestra del área de Educación Infantil. Así que, este trabajo es Estudio de Caso y tuvo como instrumentos para generar datos el levantamiento bibliográfico y reanudación, organización y análisis de documentos producidos durante la pasantía obligatoria, como planeamiento semanal, guión de la parte llena, reflexiones, correos intercambiados con mi supervisor, caminada del grupo y fotos de los momento vividos. A lo que se refiere al referecial teorico, busque base en Cunha (2011,2014), Gomes (2001) e Richter (2004, 2011, 2014), em relación a las artes gráfico-plasticas, en Fontana (2005), en relación a mi auto constitución como maestra. Mientras hacía el análisis y reflexiones escritas, pude percibir que no nos tornamos maestras por el simple hecho de estarmos practicando nuestro trabajo en un aula, pero en la reflexión que hacemos sobre la práctica docente y en los estudios que hacemos durante toda nuestra formación profesional.application/pdfporFormação de professoresEducação infantilPinturaFormación de maestrosEducación InfantilPintura e formação de professores : refletindo sobre a experiência de estágio na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001046290.pdf001046290.pdfTexto completoapplication/pdf336183http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165922/1/001046290.pdf4f8fe046ab7fb30a9a822f870fe951f4MD51TEXT001046290.pdf.txt001046290.pdf.txtExtracted Texttext/plain95044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165922/2/001046290.pdf.txtb99fdeb818c8acba90a9ef87d5b29a64MD52THUMBNAIL001046290.pdf.jpg001046290.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1145http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165922/3/001046290.pdf.jpgaf2e0b289208398d77a25f12922266f6MD5310183/1659222018-10-23 08:41:14.222oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165922Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T11:41:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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