Pintura e formação de professores : refletindo sobre a experiência de estágio na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Marianne de Almeida
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/165922
Resumo: Este trabalho consiste na análise da minha prática como Professora-Estagiária do Curso de Pedagogia, realizada no segundo semestre de 2016, junto a uma turma de Maternal 1 (crianças na faixa etária de 2 a 3 anos), em uma Escola de Educação Infantil da Rede Pública de Porto Alegre.Dentre as inúmeras vivências significativas ao longo desse período, escolhi recobrar e analisar o Projeto de Pintura, elaborado a partir dos princípios das Linguagens Geradoras (JUNQUEIRA FILHO,2011)e suas contribuições para a minha autoconstituição como professora da área de Educação Infantil. Trata-se, portanto, de um Estudo de Caso e teve como instrumentos de geração de dados o levantamento bibliográfico e a retomada, organização e análise de documentos produzidos durante o estágio obrigatório, como os planejamentos semanais, os projetos de parte cheia e de parte vazia do planejamento, parecer individual e caminhada de grupo, fotos, reflexões, anotações escritas sobre conversas com o meu supervisor, e lembranças do momento vivido. Quanto ao referencial teórico, busquei fundamentação em Cunha (2011,2014), Gomes (2001) e Richter (2004, 2011, 2014), em relação às artes gráfico-plásticas, e em Fontana (2005), em relação a minha autoconstituição como professora. Ao longo das análises e reflexões por escrito, esta pesquisa me fez perceber que não nos tornamos professoras pelo simples fato de estarmos praticando nosso trabalho em sala de aula, mas pela reflexão sobre nossa prática docente e pelos estudos que fizemos e faremos durante toda nossa formação profissional.
id UFRGS-2_5f0f5251dec5fa006c6ca4a93810f4ff
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165922
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Farias, Marianne de AlmeidaJunqueira Filho, Gabriel de Andrade2017-08-30T02:34:13Z2017http://hdl.handle.net/10183/165922001046290Este trabalho consiste na análise da minha prática como Professora-Estagiária do Curso de Pedagogia, realizada no segundo semestre de 2016, junto a uma turma de Maternal 1 (crianças na faixa etária de 2 a 3 anos), em uma Escola de Educação Infantil da Rede Pública de Porto Alegre.Dentre as inúmeras vivências significativas ao longo desse período, escolhi recobrar e analisar o Projeto de Pintura, elaborado a partir dos princípios das Linguagens Geradoras (JUNQUEIRA FILHO,2011)e suas contribuições para a minha autoconstituição como professora da área de Educação Infantil. Trata-se, portanto, de um Estudo de Caso e teve como instrumentos de geração de dados o levantamento bibliográfico e a retomada, organização e análise de documentos produzidos durante o estágio obrigatório, como os planejamentos semanais, os projetos de parte cheia e de parte vazia do planejamento, parecer individual e caminhada de grupo, fotos, reflexões, anotações escritas sobre conversas com o meu supervisor, e lembranças do momento vivido. Quanto ao referencial teórico, busquei fundamentação em Cunha (2011,2014), Gomes (2001) e Richter (2004, 2011, 2014), em relação às artes gráfico-plásticas, e em Fontana (2005), em relação a minha autoconstituição como professora. Ao longo das análises e reflexões por escrito, esta pesquisa me fez perceber que não nos tornamos professoras pelo simples fato de estarmos praticando nosso trabalho em sala de aula, mas pela reflexão sobre nossa prática docente e pelos estudos que fizemos e faremos durante toda nossa formação profissional.Este trabajo es un análisis de mi práctica como Maestra-pasante del Curso de Pedagogía, realizado en el segundo semestre de 2016, hecho en una clase de primer año del segundo ciclo (niños de 2 y 3 años), en una Escuela de Educación Infantil de la Red Pública de Porto Alegre. Dentre las incontables experiencias significativas al largo de ese periodo, elegi recordar y analizar el Proyecto de Pintura basado en la teoría de Lenguajes Generadora (JUNQUEIRA FILHO, 2011) y sus contribuiciones para mi auto constitución como maestra del área de Educación Infantil. Así que, este trabajo es Estudio de Caso y tuvo como instrumentos para generar datos el levantamiento bibliográfico y reanudación, organización y análisis de documentos producidos durante la pasantía obligatoria, como planeamiento semanal, guión de la parte llena, reflexiones, correos intercambiados con mi supervisor, caminada del grupo y fotos de los momento vividos. A lo que se refiere al referecial teorico, busque base en Cunha (2011,2014), Gomes (2001) e Richter (2004, 2011, 2014), em relación a las artes gráfico-plasticas, en Fontana (2005), en relación a mi auto constitución como maestra. Mientras hacía el análisis y reflexiones escritas, pude percibir que no nos tornamos maestras por el simple hecho de estarmos practicando nuestro trabajo en un aula, pero en la reflexión que hacemos sobre la práctica docente y en los estudios que hacemos durante toda nuestra formación profesional.application/pdfporFormação de professoresEducação infantilPinturaFormación de maestrosEducación InfantilPintura e formação de professores : refletindo sobre a experiência de estágio na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001046290.pdf001046290.pdfTexto completoapplication/pdf336183http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165922/1/001046290.pdf4f8fe046ab7fb30a9a822f870fe951f4MD51TEXT001046290.pdf.txt001046290.pdf.txtExtracted Texttext/plain95044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165922/2/001046290.pdf.txtb99fdeb818c8acba90a9ef87d5b29a64MD52THUMBNAIL001046290.pdf.jpg001046290.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1145http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165922/3/001046290.pdf.jpgaf2e0b289208398d77a25f12922266f6MD5310183/1659222018-10-23 08:41:14.222oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165922Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T11:41:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pintura e formação de professores : refletindo sobre a experiência de estágio na educação infantil
title Pintura e formação de professores : refletindo sobre a experiência de estágio na educação infantil
spellingShingle Pintura e formação de professores : refletindo sobre a experiência de estágio na educação infantil
Farias, Marianne de Almeida
Formação de professores
Educação infantil
Pintura
Formación de maestros
Educación Infantil
title_short Pintura e formação de professores : refletindo sobre a experiência de estágio na educação infantil
title_full Pintura e formação de professores : refletindo sobre a experiência de estágio na educação infantil
title_fullStr Pintura e formação de professores : refletindo sobre a experiência de estágio na educação infantil
title_full_unstemmed Pintura e formação de professores : refletindo sobre a experiência de estágio na educação infantil
title_sort Pintura e formação de professores : refletindo sobre a experiência de estágio na educação infantil
author Farias, Marianne de Almeida
author_facet Farias, Marianne de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Marianne de Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Junqueira Filho, Gabriel de Andrade
contributor_str_mv Junqueira Filho, Gabriel de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação infantil
Pintura
topic Formação de professores
Educação infantil
Pintura
Formación de maestros
Educación Infantil
dc.subject.spa.fl_str_mv Formación de maestros
Educación Infantil
description Este trabalho consiste na análise da minha prática como Professora-Estagiária do Curso de Pedagogia, realizada no segundo semestre de 2016, junto a uma turma de Maternal 1 (crianças na faixa etária de 2 a 3 anos), em uma Escola de Educação Infantil da Rede Pública de Porto Alegre.Dentre as inúmeras vivências significativas ao longo desse período, escolhi recobrar e analisar o Projeto de Pintura, elaborado a partir dos princípios das Linguagens Geradoras (JUNQUEIRA FILHO,2011)e suas contribuições para a minha autoconstituição como professora da área de Educação Infantil. Trata-se, portanto, de um Estudo de Caso e teve como instrumentos de geração de dados o levantamento bibliográfico e a retomada, organização e análise de documentos produzidos durante o estágio obrigatório, como os planejamentos semanais, os projetos de parte cheia e de parte vazia do planejamento, parecer individual e caminhada de grupo, fotos, reflexões, anotações escritas sobre conversas com o meu supervisor, e lembranças do momento vivido. Quanto ao referencial teórico, busquei fundamentação em Cunha (2011,2014), Gomes (2001) e Richter (2004, 2011, 2014), em relação às artes gráfico-plásticas, e em Fontana (2005), em relação a minha autoconstituição como professora. Ao longo das análises e reflexões por escrito, esta pesquisa me fez perceber que não nos tornamos professoras pelo simples fato de estarmos praticando nosso trabalho em sala de aula, mas pela reflexão sobre nossa prática docente e pelos estudos que fizemos e faremos durante toda nossa formação profissional.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-30T02:34:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/165922
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001046290
url http://hdl.handle.net/10183/165922
identifier_str_mv 001046290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165922/1/001046290.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165922/2/001046290.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165922/3/001046290.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4f8fe046ab7fb30a9a822f870fe951f4
b99fdeb818c8acba90a9ef87d5b29a64
af2e0b289208398d77a25f12922266f6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224535469457408