Indutores do consumo de pizzas em restaurantes ou por entrega em domicílio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nulle, Andressa Lopes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/158660
Resumo: Este estudo destina-se a compreender o comportamento do consumidor acerca do consumo de pizzas por delivery e na pizzaria, de forma a identificar os influenciadores desse comportamento, a motivação do consumo e os atributos do produto e do serviço que são avaliados nas duas situações. Desse modo, a revisão da literatura aborda conceitos sobre o comportamento do consumidor, etapas do processo de tomada de decisão e os fatores que influenciam o comportamento ao longo desse processo. A metodologia empregada foi um estudo exploratório qualitativo a partir da realização de dez entrevistas em profundidade, tendo como guia um roteiro elaborado com base no referencial teórico. Os resultados mostram que existem diversos influenciadores do consumo de pizza; porém, a decisão de consumo entre uma pizzaria ou delivery depende tanto das influências situacionais como dos motivos que levam ao consumo de pizza. Além das motivações específicas, têm-se as motivações gerais do consumo: sabor, praticidade e social. Entre os atributos apontados, há um em comum entre as duas formas de consumo que é a qualidade, mensurada principalmente pelo sabor da pizza. Os resultados identificados poderão subsidiar e contribuir para o aprimoramento de futuras pesquisas no âmbito acadêmico, além de trazer subsídios para o desenvolvimento de um novo negócio.
id UFRGS-2_5f4a68780db20947cd81539efe94d213
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158660
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nulle, Andressa LopesMuller Neto, Hugo Fridolino2017-05-26T02:33:21Z2014http://hdl.handle.net/10183/158660000965098Este estudo destina-se a compreender o comportamento do consumidor acerca do consumo de pizzas por delivery e na pizzaria, de forma a identificar os influenciadores desse comportamento, a motivação do consumo e os atributos do produto e do serviço que são avaliados nas duas situações. Desse modo, a revisão da literatura aborda conceitos sobre o comportamento do consumidor, etapas do processo de tomada de decisão e os fatores que influenciam o comportamento ao longo desse processo. A metodologia empregada foi um estudo exploratório qualitativo a partir da realização de dez entrevistas em profundidade, tendo como guia um roteiro elaborado com base no referencial teórico. Os resultados mostram que existem diversos influenciadores do consumo de pizza; porém, a decisão de consumo entre uma pizzaria ou delivery depende tanto das influências situacionais como dos motivos que levam ao consumo de pizza. Além das motivações específicas, têm-se as motivações gerais do consumo: sabor, praticidade e social. Entre os atributos apontados, há um em comum entre as duas formas de consumo que é a qualidade, mensurada principalmente pelo sabor da pizza. Os resultados identificados poderão subsidiar e contribuir para o aprimoramento de futuras pesquisas no âmbito acadêmico, além de trazer subsídios para o desenvolvimento de um novo negócio.This study aims to understand consumer behavior regarding the consumption of pizzas for delivery and pizzeria, in order to identify the influencers of behavior, motivation consumption and attributes of the product and service are assessed in both situations. Thus, the literature review addresses concepts on consumer behavior, stages of the decision-making process and the factors that influence behavior throughout this process.The methodology used was a qualitative exploratory study from the making ten interviews depth, guided an elaborate script based on theoretical Framework. The results show that there are many influencers of pizza consumption. In addition to the specific motivations, there are the general motivations of consumption: taste, convenience and social. Among the attributes pointed out, there is a commonality between both forms of consumption that is quality, mainly measured by pizza flavor. The identified results may support and contribute to the improvement of future research in the academic scope, as well as provide support for the development of a new business.application/pdfporComportamento do consumidorMotivação do consumidorConsumoConsumer behaviorInfluencing consumptionConsumption motivationAttributesIndutores do consumo de pizzas em restaurantes ou por entrega em domicílioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2014/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000965098.pdf000965098.pdfTexto completoapplication/pdf766834http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158660/1/000965098.pdfe8d807d81cafe91f626394267e1be4b9MD51TEXT000965098.pdf.txt000965098.pdf.txtExtracted Texttext/plain212753http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158660/2/000965098.pdf.txt300e5ec3bdb22600872336a5c3f7b71cMD5210183/1586602017-05-27 02:32:48.891712oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158660Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-05-27T05:32:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Indutores do consumo de pizzas em restaurantes ou por entrega em domicílio
title Indutores do consumo de pizzas em restaurantes ou por entrega em domicílio
spellingShingle Indutores do consumo de pizzas em restaurantes ou por entrega em domicílio
Nulle, Andressa Lopes
Comportamento do consumidor
Motivação do consumidor
Consumo
Consumer behavior
Influencing consumption
Consumption motivation
Attributes
title_short Indutores do consumo de pizzas em restaurantes ou por entrega em domicílio
title_full Indutores do consumo de pizzas em restaurantes ou por entrega em domicílio
title_fullStr Indutores do consumo de pizzas em restaurantes ou por entrega em domicílio
title_full_unstemmed Indutores do consumo de pizzas em restaurantes ou por entrega em domicílio
title_sort Indutores do consumo de pizzas em restaurantes ou por entrega em domicílio
author Nulle, Andressa Lopes
author_facet Nulle, Andressa Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nulle, Andressa Lopes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Muller Neto, Hugo Fridolino
contributor_str_mv Muller Neto, Hugo Fridolino
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Motivação do consumidor
Consumo
topic Comportamento do consumidor
Motivação do consumidor
Consumo
Consumer behavior
Influencing consumption
Consumption motivation
Attributes
dc.subject.eng.fl_str_mv Consumer behavior
Influencing consumption
Consumption motivation
Attributes
description Este estudo destina-se a compreender o comportamento do consumidor acerca do consumo de pizzas por delivery e na pizzaria, de forma a identificar os influenciadores desse comportamento, a motivação do consumo e os atributos do produto e do serviço que são avaliados nas duas situações. Desse modo, a revisão da literatura aborda conceitos sobre o comportamento do consumidor, etapas do processo de tomada de decisão e os fatores que influenciam o comportamento ao longo desse processo. A metodologia empregada foi um estudo exploratório qualitativo a partir da realização de dez entrevistas em profundidade, tendo como guia um roteiro elaborado com base no referencial teórico. Os resultados mostram que existem diversos influenciadores do consumo de pizza; porém, a decisão de consumo entre uma pizzaria ou delivery depende tanto das influências situacionais como dos motivos que levam ao consumo de pizza. Além das motivações específicas, têm-se as motivações gerais do consumo: sabor, praticidade e social. Entre os atributos apontados, há um em comum entre as duas formas de consumo que é a qualidade, mensurada principalmente pelo sabor da pizza. Os resultados identificados poderão subsidiar e contribuir para o aprimoramento de futuras pesquisas no âmbito acadêmico, além de trazer subsídios para o desenvolvimento de um novo negócio.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-26T02:33:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/158660
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000965098
url http://hdl.handle.net/10183/158660
identifier_str_mv 000965098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158660/1/000965098.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158660/2/000965098.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e8d807d81cafe91f626394267e1be4b9
300e5ec3bdb22600872336a5c3f7b71c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224532531347456