Liga matemática (uma história em quadrinhos interativa)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Igor Guilherme da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/23718
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar os efeitos da utilização do objeto de aprendizagem Liga Matemática, no que diz respeito à problematização de conceitos de matemática. Quero com este trabalho mostrar que podemos criar uma nova proposta de abordagem de problemas matemáticos, norteado pelo objetivo de usar novas tecnologias no ensino que favoreçam o aprendizado do estudante. Para tanto, criei um objeto de aprendizagem, produzido com software Flash, chamado Liga Matemática, que se constitui em uma história em quadrinhos interativa onde, em certos momentos da história, são abordados desafios de matemática. Este trabalho analisa a partir da dialética ferramenta-objeto, de minhas observações e de depoimentos escritos pelos estudantes, durante a aplicação do objeto, o efeito dessa nova proposta de abordagem de problemas matemáticos. Uma análise prévia dos resultados demonstra que o objeto de aprendizagem Liga Matemática pode contribuir para o ensino de matemática, uma vez que os estudantes se mostraram entusiasmados durante a leitura da história e, durante a resolução dos problemas, precisaram fazer uso de seus conhecimentos matemáticos. Além disso, o ambiente construído durante a aplicação do trabalho favoreceu a comunicação entre professor e aluno.
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