Liga matemática (uma história em quadrinhos interativa)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/23718 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar os efeitos da utilização do objeto de aprendizagem Liga Matemática, no que diz respeito à problematização de conceitos de matemática. Quero com este trabalho mostrar que podemos criar uma nova proposta de abordagem de problemas matemáticos, norteado pelo objetivo de usar novas tecnologias no ensino que favoreçam o aprendizado do estudante. Para tanto, criei um objeto de aprendizagem, produzido com software Flash, chamado Liga Matemática, que se constitui em uma história em quadrinhos interativa onde, em certos momentos da história, são abordados desafios de matemática. Este trabalho analisa a partir da dialética ferramenta-objeto, de minhas observações e de depoimentos escritos pelos estudantes, durante a aplicação do objeto, o efeito dessa nova proposta de abordagem de problemas matemáticos. Uma análise prévia dos resultados demonstra que o objeto de aprendizagem Liga Matemática pode contribuir para o ensino de matemática, uma vez que os estudantes se mostraram entusiasmados durante a leitura da história e, durante a resolução dos problemas, precisaram fazer uso de seus conhecimentos matemáticos. Além disso, o ambiente construído durante a aplicação do trabalho favoreceu a comunicação entre professor e aluno. |
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Cunha, Igor Guilherme daBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2010-06-11T04:18:42Z2009http://hdl.handle.net/10183/23718000743291O objetivo deste trabalho é analisar os efeitos da utilização do objeto de aprendizagem Liga Matemática, no que diz respeito à problematização de conceitos de matemática. Quero com este trabalho mostrar que podemos criar uma nova proposta de abordagem de problemas matemáticos, norteado pelo objetivo de usar novas tecnologias no ensino que favoreçam o aprendizado do estudante. Para tanto, criei um objeto de aprendizagem, produzido com software Flash, chamado Liga Matemática, que se constitui em uma história em quadrinhos interativa onde, em certos momentos da história, são abordados desafios de matemática. Este trabalho analisa a partir da dialética ferramenta-objeto, de minhas observações e de depoimentos escritos pelos estudantes, durante a aplicação do objeto, o efeito dessa nova proposta de abordagem de problemas matemáticos. Uma análise prévia dos resultados demonstra que o objeto de aprendizagem Liga Matemática pode contribuir para o ensino de matemática, uma vez que os estudantes se mostraram entusiasmados durante a leitura da história e, durante a resolução dos problemas, precisaram fazer uso de seus conhecimentos matemáticos. Além disso, o ambiente construído durante a aplicação do trabalho favoreceu a comunicação entre professor e aluno.This paper analyzes the effects of using “Liga Matemática” learning object, including it’s influences in mathematical concepts’ problematization. I want to show that is possible to create a new approach to mathematical problems, guided by the objective of using new technologies at teaching, which may support student’s learning. Therefore, I have created a learning object, produced with software Flash, called Liga Matemática. It is an interactive comic book, where, during the story, mathematical challenges are proposed. This paper analyzes, from the tool-object point of view, my observations and the students’ written testimonials during the application of the object, the effect of this new approach proposal of mathematical problems. A previous analysis of the results demonstrates that the learning object “Liga Matemática” can contribute to the mathematics teaching, once the students have shown to be full of enthusiasm during the story reading and the problems’ solving, while using their mathematical knowledge. Besides, the environment created during the application made easier the communication between teacher and student.application/pdfporHistorias em quadrinhosEnsino da matematicaInformática na educaçãoObjeto de aprendizagemMathematicsICT on educationLearning objectsSolving of problemsLiga matemática (uma história em quadrinhos interativa)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2009Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000743291.pdf.txt000743291.pdf.txtExtracted Texttext/plain66257http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23718/2/000743291.pdf.txt41517c87040760f217d4af608db99bf8MD52ORIGINAL000743291.pdf000743291.pdfTexto completoapplication/pdf4980231http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23718/1/000743291.pdfba262eb545937e8eb80ae02d056ff8e4MD51THUMBNAIL000743291.pdf.jpg000743291.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23718/3/000743291.pdf.jpgdd0cd28143a13ba45cc896215bbe0a71MD5310183/237182018-10-17 08:15:43.782oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23718Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:15:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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