Liga matemática (uma história em quadrinhos interativa)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Igor Guilherme da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/23718
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar os efeitos da utilização do objeto de aprendizagem Liga Matemática, no que diz respeito à problematização de conceitos de matemática. Quero com este trabalho mostrar que podemos criar uma nova proposta de abordagem de problemas matemáticos, norteado pelo objetivo de usar novas tecnologias no ensino que favoreçam o aprendizado do estudante. Para tanto, criei um objeto de aprendizagem, produzido com software Flash, chamado Liga Matemática, que se constitui em uma história em quadrinhos interativa onde, em certos momentos da história, são abordados desafios de matemática. Este trabalho analisa a partir da dialética ferramenta-objeto, de minhas observações e de depoimentos escritos pelos estudantes, durante a aplicação do objeto, o efeito dessa nova proposta de abordagem de problemas matemáticos. Uma análise prévia dos resultados demonstra que o objeto de aprendizagem Liga Matemática pode contribuir para o ensino de matemática, uma vez que os estudantes se mostraram entusiasmados durante a leitura da história e, durante a resolução dos problemas, precisaram fazer uso de seus conhecimentos matemáticos. Além disso, o ambiente construído durante a aplicação do trabalho favoreceu a comunicação entre professor e aluno.
id UFRGS-2_61a26b63eb6b0ae2e17ffac270d8a3fd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23718
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cunha, Igor Guilherme daBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2010-06-11T04:18:42Z2009http://hdl.handle.net/10183/23718000743291O objetivo deste trabalho é analisar os efeitos da utilização do objeto de aprendizagem Liga Matemática, no que diz respeito à problematização de conceitos de matemática. Quero com este trabalho mostrar que podemos criar uma nova proposta de abordagem de problemas matemáticos, norteado pelo objetivo de usar novas tecnologias no ensino que favoreçam o aprendizado do estudante. Para tanto, criei um objeto de aprendizagem, produzido com software Flash, chamado Liga Matemática, que se constitui em uma história em quadrinhos interativa onde, em certos momentos da história, são abordados desafios de matemática. Este trabalho analisa a partir da dialética ferramenta-objeto, de minhas observações e de depoimentos escritos pelos estudantes, durante a aplicação do objeto, o efeito dessa nova proposta de abordagem de problemas matemáticos. Uma análise prévia dos resultados demonstra que o objeto de aprendizagem Liga Matemática pode contribuir para o ensino de matemática, uma vez que os estudantes se mostraram entusiasmados durante a leitura da história e, durante a resolução dos problemas, precisaram fazer uso de seus conhecimentos matemáticos. Além disso, o ambiente construído durante a aplicação do trabalho favoreceu a comunicação entre professor e aluno.This paper analyzes the effects of using “Liga Matemática” learning object, including it’s influences in mathematical concepts’ problematization. I want to show that is possible to create a new approach to mathematical problems, guided by the objective of using new technologies at teaching, which may support student’s learning. Therefore, I have created a learning object, produced with software Flash, called Liga Matemática. It is an interactive comic book, where, during the story, mathematical challenges are proposed. This paper analyzes, from the tool-object point of view, my observations and the students’ written testimonials during the application of the object, the effect of this new approach proposal of mathematical problems. A previous analysis of the results demonstrates that the learning object “Liga Matemática” can contribute to the mathematics teaching, once the students have shown to be full of enthusiasm during the story reading and the problems’ solving, while using their mathematical knowledge. Besides, the environment created during the application made easier the communication between teacher and student.application/pdfporHistorias em quadrinhosEnsino da matematicaInformática na educaçãoObjeto de aprendizagemMathematicsICT on educationLearning objectsSolving of problemsLiga matemática (uma história em quadrinhos interativa)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2009Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000743291.pdf.txt000743291.pdf.txtExtracted Texttext/plain66257http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23718/2/000743291.pdf.txt41517c87040760f217d4af608db99bf8MD52ORIGINAL000743291.pdf000743291.pdfTexto completoapplication/pdf4980231http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23718/1/000743291.pdfba262eb545937e8eb80ae02d056ff8e4MD51THUMBNAIL000743291.pdf.jpg000743291.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23718/3/000743291.pdf.jpgdd0cd28143a13ba45cc896215bbe0a71MD5310183/237182018-10-17 08:15:43.782oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23718Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:15:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Liga matemática (uma história em quadrinhos interativa)
title Liga matemática (uma história em quadrinhos interativa)
spellingShingle Liga matemática (uma história em quadrinhos interativa)
Cunha, Igor Guilherme da
Historias em quadrinhos
Ensino da matematica
Informática na educação
Objeto de aprendizagem
Mathematics
ICT on education
Learning objects
Solving of problems
title_short Liga matemática (uma história em quadrinhos interativa)
title_full Liga matemática (uma história em quadrinhos interativa)
title_fullStr Liga matemática (uma história em quadrinhos interativa)
title_full_unstemmed Liga matemática (uma história em quadrinhos interativa)
title_sort Liga matemática (uma história em quadrinhos interativa)
author Cunha, Igor Guilherme da
author_facet Cunha, Igor Guilherme da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Igor Guilherme da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Historias em quadrinhos
Ensino da matematica
Informática na educação
Objeto de aprendizagem
topic Historias em quadrinhos
Ensino da matematica
Informática na educação
Objeto de aprendizagem
Mathematics
ICT on education
Learning objects
Solving of problems
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics
ICT on education
Learning objects
Solving of problems
description O objetivo deste trabalho é analisar os efeitos da utilização do objeto de aprendizagem Liga Matemática, no que diz respeito à problematização de conceitos de matemática. Quero com este trabalho mostrar que podemos criar uma nova proposta de abordagem de problemas matemáticos, norteado pelo objetivo de usar novas tecnologias no ensino que favoreçam o aprendizado do estudante. Para tanto, criei um objeto de aprendizagem, produzido com software Flash, chamado Liga Matemática, que se constitui em uma história em quadrinhos interativa onde, em certos momentos da história, são abordados desafios de matemática. Este trabalho analisa a partir da dialética ferramenta-objeto, de minhas observações e de depoimentos escritos pelos estudantes, durante a aplicação do objeto, o efeito dessa nova proposta de abordagem de problemas matemáticos. Uma análise prévia dos resultados demonstra que o objeto de aprendizagem Liga Matemática pode contribuir para o ensino de matemática, uma vez que os estudantes se mostraram entusiasmados durante a leitura da história e, durante a resolução dos problemas, precisaram fazer uso de seus conhecimentos matemáticos. Além disso, o ambiente construído durante a aplicação do trabalho favoreceu a comunicação entre professor e aluno.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-06-11T04:18:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/23718
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000743291
url http://hdl.handle.net/10183/23718
identifier_str_mv 000743291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23718/2/000743291.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23718/1/000743291.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23718/3/000743291.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 41517c87040760f217d4af608db99bf8
ba262eb545937e8eb80ae02d056ff8e4
dd0cd28143a13ba45cc896215bbe0a71
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224394963419136