Contando e recontando histórias : tecendo significados na educação de surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88164 |
Resumo: | Objetiva-se, com este estudo, analisar os usos e funções que a literatura assume nas práticas pedagógicas para o ensino bilíngue de alunos surdos. Ainda, pretende-se investigar como o ato de contar e recontar histórias contribui para a construção de significados pelos alunos e desenvolvimento de suas narrativas. Essa temática justifica-se pelas potencialidades do uso da literatura no âmbito da produção cultural, aquisição da língua brasileira de sinais (Libras) e da escrita do português. Trata-se de uma pesquisa documental, envolvendo a análise de narrativas em Libras, produzidas pelos alunos de uma turma de terceiro ano do primeiro ciclo, de uma escola municipal em Porto Alegre/RS. Os dados foram coletados durante o estágio obrigatório do curso de Pedagogia, no primeiro semestre de 2013, e através do Diário de Classe. Fundamentado na perspectiva dos Estudos Culturais em Educação e dos Estudos Surdos, este estudo inspira-se em Skliar (1998), Karnopp (2004), Fernandes (1998) e Pereira (2005). Após a análise do material coletado, foram elencados três eixos analíticos: leitura de imagens; construção da narrativa pelo aluno; e articulações entre os saberes, envolvendo as tessituras de conhecimentos e a interdisciplinaridade. A partir dessa investigação, é possível depreender que a literatura, enquanto prática cultural utilizada como proposta de ensino escolar, possui múltiplos usos e funções e contribui significativamente para a aquisição da leitura e da escrita do aluno surdo. |
id |
UFRGS-2_63da419f97bda43a588c6e22502d88d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88164 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gurgel, Lia GonçalvesKarnopp, Lodenir Becker2014-03-06T01:49:54Z2013http://hdl.handle.net/10183/88164000911348Objetiva-se, com este estudo, analisar os usos e funções que a literatura assume nas práticas pedagógicas para o ensino bilíngue de alunos surdos. Ainda, pretende-se investigar como o ato de contar e recontar histórias contribui para a construção de significados pelos alunos e desenvolvimento de suas narrativas. Essa temática justifica-se pelas potencialidades do uso da literatura no âmbito da produção cultural, aquisição da língua brasileira de sinais (Libras) e da escrita do português. Trata-se de uma pesquisa documental, envolvendo a análise de narrativas em Libras, produzidas pelos alunos de uma turma de terceiro ano do primeiro ciclo, de uma escola municipal em Porto Alegre/RS. Os dados foram coletados durante o estágio obrigatório do curso de Pedagogia, no primeiro semestre de 2013, e através do Diário de Classe. Fundamentado na perspectiva dos Estudos Culturais em Educação e dos Estudos Surdos, este estudo inspira-se em Skliar (1998), Karnopp (2004), Fernandes (1998) e Pereira (2005). Após a análise do material coletado, foram elencados três eixos analíticos: leitura de imagens; construção da narrativa pelo aluno; e articulações entre os saberes, envolvendo as tessituras de conhecimentos e a interdisciplinaridade. A partir dessa investigação, é possível depreender que a literatura, enquanto prática cultural utilizada como proposta de ensino escolar, possui múltiplos usos e funções e contribui significativamente para a aquisição da leitura e da escrita do aluno surdo.application/pdfporEducação de surdosLiteraturaContando e recontando histórias : tecendo significados na educação de surdosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911348.pdf000911348.pdfTexto completoapplication/pdf1051735http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88164/1/000911348.pdfbbb1d318fab75c78af3da32ceaeac30cMD51TEXT000911348.pdf.txt000911348.pdf.txtExtracted Texttext/plain112767http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88164/2/000911348.pdf.txtf7626221534d19293e2a7b9ac2939af4MD52THUMBNAIL000911348.pdf.jpg000911348.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg997http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88164/3/000911348.pdf.jpga4de518629acbed99cdc75830ecc23acMD5310183/881642018-10-18 08:13:47.264oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88164Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:13:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contando e recontando histórias : tecendo significados na educação de surdos |
title |
Contando e recontando histórias : tecendo significados na educação de surdos |
spellingShingle |
Contando e recontando histórias : tecendo significados na educação de surdos Gurgel, Lia Gonçalves Educação de surdos Literatura |
title_short |
Contando e recontando histórias : tecendo significados na educação de surdos |
title_full |
Contando e recontando histórias : tecendo significados na educação de surdos |
title_fullStr |
Contando e recontando histórias : tecendo significados na educação de surdos |
title_full_unstemmed |
Contando e recontando histórias : tecendo significados na educação de surdos |
title_sort |
Contando e recontando histórias : tecendo significados na educação de surdos |
author |
Gurgel, Lia Gonçalves |
author_facet |
Gurgel, Lia Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gurgel, Lia Gonçalves |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Karnopp, Lodenir Becker |
contributor_str_mv |
Karnopp, Lodenir Becker |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de surdos Literatura |
topic |
Educação de surdos Literatura |
description |
Objetiva-se, com este estudo, analisar os usos e funções que a literatura assume nas práticas pedagógicas para o ensino bilíngue de alunos surdos. Ainda, pretende-se investigar como o ato de contar e recontar histórias contribui para a construção de significados pelos alunos e desenvolvimento de suas narrativas. Essa temática justifica-se pelas potencialidades do uso da literatura no âmbito da produção cultural, aquisição da língua brasileira de sinais (Libras) e da escrita do português. Trata-se de uma pesquisa documental, envolvendo a análise de narrativas em Libras, produzidas pelos alunos de uma turma de terceiro ano do primeiro ciclo, de uma escola municipal em Porto Alegre/RS. Os dados foram coletados durante o estágio obrigatório do curso de Pedagogia, no primeiro semestre de 2013, e através do Diário de Classe. Fundamentado na perspectiva dos Estudos Culturais em Educação e dos Estudos Surdos, este estudo inspira-se em Skliar (1998), Karnopp (2004), Fernandes (1998) e Pereira (2005). Após a análise do material coletado, foram elencados três eixos analíticos: leitura de imagens; construção da narrativa pelo aluno; e articulações entre os saberes, envolvendo as tessituras de conhecimentos e a interdisciplinaridade. A partir dessa investigação, é possível depreender que a literatura, enquanto prática cultural utilizada como proposta de ensino escolar, possui múltiplos usos e funções e contribui significativamente para a aquisição da leitura e da escrita do aluno surdo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-03-06T01:49:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/88164 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000911348 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/88164 |
identifier_str_mv |
000911348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88164/1/000911348.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88164/2/000911348.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88164/3/000911348.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bbb1d318fab75c78af3da32ceaeac30c f7626221534d19293e2a7b9ac2939af4 a4de518629acbed99cdc75830ecc23ac |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224461271171072 |