Contando e recontando histórias : tecendo significados na educação de surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gurgel, Lia Gonçalves
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88164
Resumo: Objetiva-se, com este estudo, analisar os usos e funções que a literatura assume nas práticas pedagógicas para o ensino bilíngue de alunos surdos. Ainda, pretende-se investigar como o ato de contar e recontar histórias contribui para a construção de significados pelos alunos e desenvolvimento de suas narrativas. Essa temática justifica-se pelas potencialidades do uso da literatura no âmbito da produção cultural, aquisição da língua brasileira de sinais (Libras) e da escrita do português. Trata-se de uma pesquisa documental, envolvendo a análise de narrativas em Libras, produzidas pelos alunos de uma turma de terceiro ano do primeiro ciclo, de uma escola municipal em Porto Alegre/RS. Os dados foram coletados durante o estágio obrigatório do curso de Pedagogia, no primeiro semestre de 2013, e através do Diário de Classe. Fundamentado na perspectiva dos Estudos Culturais em Educação e dos Estudos Surdos, este estudo inspira-se em Skliar (1998), Karnopp (2004), Fernandes (1998) e Pereira (2005). Após a análise do material coletado, foram elencados três eixos analíticos: leitura de imagens; construção da narrativa pelo aluno; e articulações entre os saberes, envolvendo as tessituras de conhecimentos e a interdisciplinaridade. A partir dessa investigação, é possível depreender que a literatura, enquanto prática cultural utilizada como proposta de ensino escolar, possui múltiplos usos e funções e contribui significativamente para a aquisição da leitura e da escrita do aluno surdo.
id UFRGS-2_63da419f97bda43a588c6e22502d88d8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88164
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gurgel, Lia GonçalvesKarnopp, Lodenir Becker2014-03-06T01:49:54Z2013http://hdl.handle.net/10183/88164000911348Objetiva-se, com este estudo, analisar os usos e funções que a literatura assume nas práticas pedagógicas para o ensino bilíngue de alunos surdos. Ainda, pretende-se investigar como o ato de contar e recontar histórias contribui para a construção de significados pelos alunos e desenvolvimento de suas narrativas. Essa temática justifica-se pelas potencialidades do uso da literatura no âmbito da produção cultural, aquisição da língua brasileira de sinais (Libras) e da escrita do português. Trata-se de uma pesquisa documental, envolvendo a análise de narrativas em Libras, produzidas pelos alunos de uma turma de terceiro ano do primeiro ciclo, de uma escola municipal em Porto Alegre/RS. Os dados foram coletados durante o estágio obrigatório do curso de Pedagogia, no primeiro semestre de 2013, e através do Diário de Classe. Fundamentado na perspectiva dos Estudos Culturais em Educação e dos Estudos Surdos, este estudo inspira-se em Skliar (1998), Karnopp (2004), Fernandes (1998) e Pereira (2005). Após a análise do material coletado, foram elencados três eixos analíticos: leitura de imagens; construção da narrativa pelo aluno; e articulações entre os saberes, envolvendo as tessituras de conhecimentos e a interdisciplinaridade. A partir dessa investigação, é possível depreender que a literatura, enquanto prática cultural utilizada como proposta de ensino escolar, possui múltiplos usos e funções e contribui significativamente para a aquisição da leitura e da escrita do aluno surdo.application/pdfporEducação de surdosLiteraturaContando e recontando histórias : tecendo significados na educação de surdosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911348.pdf000911348.pdfTexto completoapplication/pdf1051735http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88164/1/000911348.pdfbbb1d318fab75c78af3da32ceaeac30cMD51TEXT000911348.pdf.txt000911348.pdf.txtExtracted Texttext/plain112767http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88164/2/000911348.pdf.txtf7626221534d19293e2a7b9ac2939af4MD52THUMBNAIL000911348.pdf.jpg000911348.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg997http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88164/3/000911348.pdf.jpga4de518629acbed99cdc75830ecc23acMD5310183/881642018-10-18 08:13:47.264oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88164Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:13:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contando e recontando histórias : tecendo significados na educação de surdos
title Contando e recontando histórias : tecendo significados na educação de surdos
spellingShingle Contando e recontando histórias : tecendo significados na educação de surdos
Gurgel, Lia Gonçalves
Educação de surdos
Literatura
title_short Contando e recontando histórias : tecendo significados na educação de surdos
title_full Contando e recontando histórias : tecendo significados na educação de surdos
title_fullStr Contando e recontando histórias : tecendo significados na educação de surdos
title_full_unstemmed Contando e recontando histórias : tecendo significados na educação de surdos
title_sort Contando e recontando histórias : tecendo significados na educação de surdos
author Gurgel, Lia Gonçalves
author_facet Gurgel, Lia Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gurgel, Lia Gonçalves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Karnopp, Lodenir Becker
contributor_str_mv Karnopp, Lodenir Becker
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de surdos
Literatura
topic Educação de surdos
Literatura
description Objetiva-se, com este estudo, analisar os usos e funções que a literatura assume nas práticas pedagógicas para o ensino bilíngue de alunos surdos. Ainda, pretende-se investigar como o ato de contar e recontar histórias contribui para a construção de significados pelos alunos e desenvolvimento de suas narrativas. Essa temática justifica-se pelas potencialidades do uso da literatura no âmbito da produção cultural, aquisição da língua brasileira de sinais (Libras) e da escrita do português. Trata-se de uma pesquisa documental, envolvendo a análise de narrativas em Libras, produzidas pelos alunos de uma turma de terceiro ano do primeiro ciclo, de uma escola municipal em Porto Alegre/RS. Os dados foram coletados durante o estágio obrigatório do curso de Pedagogia, no primeiro semestre de 2013, e através do Diário de Classe. Fundamentado na perspectiva dos Estudos Culturais em Educação e dos Estudos Surdos, este estudo inspira-se em Skliar (1998), Karnopp (2004), Fernandes (1998) e Pereira (2005). Após a análise do material coletado, foram elencados três eixos analíticos: leitura de imagens; construção da narrativa pelo aluno; e articulações entre os saberes, envolvendo as tessituras de conhecimentos e a interdisciplinaridade. A partir dessa investigação, é possível depreender que a literatura, enquanto prática cultural utilizada como proposta de ensino escolar, possui múltiplos usos e funções e contribui significativamente para a aquisição da leitura e da escrita do aluno surdo.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-06T01:49:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88164
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000911348
url http://hdl.handle.net/10183/88164
identifier_str_mv 000911348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88164/1/000911348.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88164/2/000911348.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88164/3/000911348.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bbb1d318fab75c78af3da32ceaeac30c
f7626221534d19293e2a7b9ac2939af4
a4de518629acbed99cdc75830ecc23ac
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224461271171072