Formação de conceitos científicos em interface tangível : ampliando formatos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cimadevila, Mely Paula Rabadan
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Passerino, Liliana Maria, Cardoso, Eduardo
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/210546
Resumo: A análise trazida neste capítulo aponta a importância de atividades pedagógicas planejadas em multiformato para interfaces tangíveis, considerando- se mediações que desenvolvam, principalmente, a aptidão para realizar generalizações, um processo psicológico superior desenvolvido a partir da capacidade de abstração e síntese de sujeitos com diferentes processos de comunicação. Nesse sentido, busca-se apresentar a tarefa de uma atividade educacional tangível (AET), denominada de “Aventuras em Itapeva” e construída a partir dos pressupostos de Vygotsky, Leontyev e Davydov para o Projeto Proposta Inovadora de Tecnologia Assistiva para Inclusão e Aprendizagem - PITAIA - em Ciências para alunos com deficiência na comunicação (CAAE: 66927417.6.00005347, 04/06/2018), que utiliza da sensorialidade do sujeito, primordialmente através do uso do tato e da visualização, de forma a favorecer seu processo de aprendizagem. Visa-se, portanto, com esse tipo de atividade potencializar a percepção do sujeito de forma imersiva e contextualizada em tarefas pedagógicas envolvendo a temática do ensino de ciências. Sobre a formação de conceitos científicos e dando significado à análise aqui proposta, traz-se o resultado da experimentação de uma das tarefas da AET. Essa tarefa foi testada, principalmente, por pós-graduandos pesquisadores do Grupo Teias (Núcleo de Pesquisa de Tecnologias em Educação para Inclusão e Aprendizagem em Sociedade). A AET utilizou de conteúdo curricular do Ensino Fundamental que diz respeito à Ecologia.
id UFRGS-2_64832e4e127d69b5f8065aee1f3d6b8c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210546
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cimadevila, Mely Paula RabadanPasserino, Liliana MariaCardoso, Eduardo2020-06-24T03:39:45Z2019http://hdl.handle.net/10183/210546001115231A análise trazida neste capítulo aponta a importância de atividades pedagógicas planejadas em multiformato para interfaces tangíveis, considerando- se mediações que desenvolvam, principalmente, a aptidão para realizar generalizações, um processo psicológico superior desenvolvido a partir da capacidade de abstração e síntese de sujeitos com diferentes processos de comunicação. Nesse sentido, busca-se apresentar a tarefa de uma atividade educacional tangível (AET), denominada de “Aventuras em Itapeva” e construída a partir dos pressupostos de Vygotsky, Leontyev e Davydov para o Projeto Proposta Inovadora de Tecnologia Assistiva para Inclusão e Aprendizagem - PITAIA - em Ciências para alunos com deficiência na comunicação (CAAE: 66927417.6.00005347, 04/06/2018), que utiliza da sensorialidade do sujeito, primordialmente através do uso do tato e da visualização, de forma a favorecer seu processo de aprendizagem. Visa-se, portanto, com esse tipo de atividade potencializar a percepção do sujeito de forma imersiva e contextualizada em tarefas pedagógicas envolvendo a temática do ensino de ciências. Sobre a formação de conceitos científicos e dando significado à análise aqui proposta, traz-se o resultado da experimentação de uma das tarefas da AET. Essa tarefa foi testada, principalmente, por pós-graduandos pesquisadores do Grupo Teias (Núcleo de Pesquisa de Tecnologias em Educação para Inclusão e Aprendizagem em Sociedade). A AET utilizou de conteúdo curricular do Ensino Fundamental que diz respeito à Ecologia.The analysis brought in this article points out the importance of pedagogical activities planned in multiformat for tangible interfaces, considering mediations that develop, mainly, the aptitude to realize generalizations, a superior psychological process developed from the capacity of abstraction and synthesis of subjects with different processes of communication. In this sense, the aim is to present the task of a tangible educational activity (AET), called “Adventures in Itapeva” and built from the assumptions of Vygotsky, Leontyev and Davydov for the Project Innovative Proposal of Assistive Technology for Inclusion and Learning - PITAIA - in Sciences for students with disabilities in communication (CAAE: 66927417.6.00005347, 06/04/2018), which uses the sensorially of the subject, primarily through the use of touch and visualization, in order to favour their learning process. Therefore, it is aimed at this type of activity to potentialize the subject’s perception in an immersive and contextualized way in pedagogical tasks involving the theme of science teaching. On the formation of scientific concepts and giving meaning to the analysis proposed here, we present the result of an experimentation from one of the tasks of the AET. This task was tested, mainly, by postgraduate researchers from the Teias Group (Nucleus of Technology Research in Education for Inclusion and Learning in Society). The AET used curricular content of Elementary School that concerns Ecology.application/pdfporPerry, Gabriela Trindade; Cardoso, Eduardo; Kulpa, Cínthia Costa (Orgs.). Informática na educação : recursos de acessibilidade da comunicação. Porto Alegre : Editora da UFRGS, 2019. p. 163-190AcessibilidadeDesignFormation of scientific conceptsTangible interfaceMultiformat designFormação de conceitos científicos em interface tangível : ampliando formatosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115231.pdf.txt001115231.pdf.txtExtracted Texttext/plain46308http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210546/2/001115231.pdf.txtc452e7e9729431f38312eaefc8321411MD52ORIGINAL001115231.pdfCapítuloapplication/pdf1116453http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210546/1/001115231.pdf7e8ece60992f1dacaea6f25c2bba0461MD5110183/2105462023-01-05 06:06:14.623959oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210546Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-05T08:06:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação de conceitos científicos em interface tangível : ampliando formatos
title Formação de conceitos científicos em interface tangível : ampliando formatos
spellingShingle Formação de conceitos científicos em interface tangível : ampliando formatos
Cimadevila, Mely Paula Rabadan
Acessibilidade
Design
Formation of scientific concepts
Tangible interface
Multiformat design
title_short Formação de conceitos científicos em interface tangível : ampliando formatos
title_full Formação de conceitos científicos em interface tangível : ampliando formatos
title_fullStr Formação de conceitos científicos em interface tangível : ampliando formatos
title_full_unstemmed Formação de conceitos científicos em interface tangível : ampliando formatos
title_sort Formação de conceitos científicos em interface tangível : ampliando formatos
author Cimadevila, Mely Paula Rabadan
author_facet Cimadevila, Mely Paula Rabadan
Passerino, Liliana Maria
Cardoso, Eduardo
author_role author
author2 Passerino, Liliana Maria
Cardoso, Eduardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cimadevila, Mely Paula Rabadan
Passerino, Liliana Maria
Cardoso, Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Acessibilidade
Design
topic Acessibilidade
Design
Formation of scientific concepts
Tangible interface
Multiformat design
dc.subject.eng.fl_str_mv Formation of scientific concepts
Tangible interface
Multiformat design
description A análise trazida neste capítulo aponta a importância de atividades pedagógicas planejadas em multiformato para interfaces tangíveis, considerando- se mediações que desenvolvam, principalmente, a aptidão para realizar generalizações, um processo psicológico superior desenvolvido a partir da capacidade de abstração e síntese de sujeitos com diferentes processos de comunicação. Nesse sentido, busca-se apresentar a tarefa de uma atividade educacional tangível (AET), denominada de “Aventuras em Itapeva” e construída a partir dos pressupostos de Vygotsky, Leontyev e Davydov para o Projeto Proposta Inovadora de Tecnologia Assistiva para Inclusão e Aprendizagem - PITAIA - em Ciências para alunos com deficiência na comunicação (CAAE: 66927417.6.00005347, 04/06/2018), que utiliza da sensorialidade do sujeito, primordialmente através do uso do tato e da visualização, de forma a favorecer seu processo de aprendizagem. Visa-se, portanto, com esse tipo de atividade potencializar a percepção do sujeito de forma imersiva e contextualizada em tarefas pedagógicas envolvendo a temática do ensino de ciências. Sobre a formação de conceitos científicos e dando significado à análise aqui proposta, traz-se o resultado da experimentação de uma das tarefas da AET. Essa tarefa foi testada, principalmente, por pós-graduandos pesquisadores do Grupo Teias (Núcleo de Pesquisa de Tecnologias em Educação para Inclusão e Aprendizagem em Sociedade). A AET utilizou de conteúdo curricular do Ensino Fundamental que diz respeito à Ecologia.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-24T03:39:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/210546
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001115231
url http://hdl.handle.net/10183/210546
identifier_str_mv 001115231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Perry, Gabriela Trindade; Cardoso, Eduardo; Kulpa, Cínthia Costa (Orgs.). Informática na educação : recursos de acessibilidade da comunicação. Porto Alegre : Editora da UFRGS, 2019. p. 163-190
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210546/2/001115231.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210546/1/001115231.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c452e7e9729431f38312eaefc8321411
7e8ece60992f1dacaea6f25c2bba0461
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447714331099136