Entre riscos e rabiscos : a visão dos crianças sobre o desenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Volkmer, Daiane Carine
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/103313
Resumo: O desenho faz parte do cotidiano escolar da Educação Infantil, criado pelas crianças nos vários meios que encontram para deixar suas marcas, como papéis, paredes, painéis, mesas e até mesmo no chão. Nesta pesquisa busca-se entender o que as crianças pensam sobre o desenho e o ato de desenhar. Com esse propósito, foram realizados oito encontros onde foi desenvolvido um conjunto de propostas pedagógicas e conversas com crianças, em uma turma com 22 alunos, de faixa etária entre quatro anos e seis meses a seis anos de idade, de uma escola de Educação Infantil da rede privada da cidade de Porto Alegre. Para aprofundar as reflexões sobre conceitos de desenho como linguagem e cultura foram utilizados os estudos de autores como Cunha, Derdyk e Iavelberg. Em estudos anteriores sobre desenho infantil, entendia-o de forma desenvolvimentista, onde uma etapa sucedia a outra evolutivamente. Nesta pesquisa procura-se compreendê-lo de forma mais ampla, ficando evidenciado que as crianças produzem os seus desenhos e pensamentos sobre os mesmos influenciadas pelas experiências, modelos e normas culturais do grupo onde estão inseridas, ao mesmo tempo em que imprimem as suas marcas individuais e afirmam a sua identidade. Nesta perspectiva, amplia-se as formas de ver o desenho das crianças e as suas produções de expressão visual, além de contribuir para modificar as experiências e práticas que, como docente, venho realizando com as crianças acerca dos desenhos.
id UFRGS-2_6807aac87953ca8bec9891a44d9a0c5b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103313
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Volkmer, Daiane CarineCunha, Susana Rangel Vieira da2014-09-17T02:11:46Z2014http://hdl.handle.net/10183/103313000936215O desenho faz parte do cotidiano escolar da Educação Infantil, criado pelas crianças nos vários meios que encontram para deixar suas marcas, como papéis, paredes, painéis, mesas e até mesmo no chão. Nesta pesquisa busca-se entender o que as crianças pensam sobre o desenho e o ato de desenhar. Com esse propósito, foram realizados oito encontros onde foi desenvolvido um conjunto de propostas pedagógicas e conversas com crianças, em uma turma com 22 alunos, de faixa etária entre quatro anos e seis meses a seis anos de idade, de uma escola de Educação Infantil da rede privada da cidade de Porto Alegre. Para aprofundar as reflexões sobre conceitos de desenho como linguagem e cultura foram utilizados os estudos de autores como Cunha, Derdyk e Iavelberg. Em estudos anteriores sobre desenho infantil, entendia-o de forma desenvolvimentista, onde uma etapa sucedia a outra evolutivamente. Nesta pesquisa procura-se compreendê-lo de forma mais ampla, ficando evidenciado que as crianças produzem os seus desenhos e pensamentos sobre os mesmos influenciadas pelas experiências, modelos e normas culturais do grupo onde estão inseridas, ao mesmo tempo em que imprimem as suas marcas individuais e afirmam a sua identidade. Nesta perspectiva, amplia-se as formas de ver o desenho das crianças e as suas produções de expressão visual, além de contribuir para modificar as experiências e práticas que, como docente, venho realizando com as crianças acerca dos desenhos.application/pdfporLeituraDesenhoEducação infantilPrática pedagógicaLinguagemCriançaEntre riscos e rabiscos : a visão dos crianças sobre o desenhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000936215.pdf000936215.pdfTexto completoapplication/pdf1093981http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103313/1/000936215.pdf5bcaef7d30a12e206f07c77093cd0685MD51TEXT000936215.pdf.txt000936215.pdf.txtExtracted Texttext/plain70820http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103313/2/000936215.pdf.txt11341515e0fd18979e2acca5b1891640MD52THUMBNAIL000936215.pdf.jpg000936215.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg965http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103313/3/000936215.pdf.jpg03f9e6052354632549c4dd8ab74e8c93MD5310183/1033132018-10-24 08:52:24.301oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103313Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T11:52:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre riscos e rabiscos : a visão dos crianças sobre o desenho
title Entre riscos e rabiscos : a visão dos crianças sobre o desenho
spellingShingle Entre riscos e rabiscos : a visão dos crianças sobre o desenho
Volkmer, Daiane Carine
Leitura
Desenho
Educação infantil
Prática pedagógica
Linguagem
Criança
title_short Entre riscos e rabiscos : a visão dos crianças sobre o desenho
title_full Entre riscos e rabiscos : a visão dos crianças sobre o desenho
title_fullStr Entre riscos e rabiscos : a visão dos crianças sobre o desenho
title_full_unstemmed Entre riscos e rabiscos : a visão dos crianças sobre o desenho
title_sort Entre riscos e rabiscos : a visão dos crianças sobre o desenho
author Volkmer, Daiane Carine
author_facet Volkmer, Daiane Carine
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Volkmer, Daiane Carine
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Susana Rangel Vieira da
contributor_str_mv Cunha, Susana Rangel Vieira da
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Desenho
Educação infantil
Prática pedagógica
Linguagem
Criança
topic Leitura
Desenho
Educação infantil
Prática pedagógica
Linguagem
Criança
description O desenho faz parte do cotidiano escolar da Educação Infantil, criado pelas crianças nos vários meios que encontram para deixar suas marcas, como papéis, paredes, painéis, mesas e até mesmo no chão. Nesta pesquisa busca-se entender o que as crianças pensam sobre o desenho e o ato de desenhar. Com esse propósito, foram realizados oito encontros onde foi desenvolvido um conjunto de propostas pedagógicas e conversas com crianças, em uma turma com 22 alunos, de faixa etária entre quatro anos e seis meses a seis anos de idade, de uma escola de Educação Infantil da rede privada da cidade de Porto Alegre. Para aprofundar as reflexões sobre conceitos de desenho como linguagem e cultura foram utilizados os estudos de autores como Cunha, Derdyk e Iavelberg. Em estudos anteriores sobre desenho infantil, entendia-o de forma desenvolvimentista, onde uma etapa sucedia a outra evolutivamente. Nesta pesquisa procura-se compreendê-lo de forma mais ampla, ficando evidenciado que as crianças produzem os seus desenhos e pensamentos sobre os mesmos influenciadas pelas experiências, modelos e normas culturais do grupo onde estão inseridas, ao mesmo tempo em que imprimem as suas marcas individuais e afirmam a sua identidade. Nesta perspectiva, amplia-se as formas de ver o desenho das crianças e as suas produções de expressão visual, além de contribuir para modificar as experiências e práticas que, como docente, venho realizando com as crianças acerca dos desenhos.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-17T02:11:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/103313
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000936215
url http://hdl.handle.net/10183/103313
identifier_str_mv 000936215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103313/1/000936215.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103313/2/000936215.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103313/3/000936215.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5bcaef7d30a12e206f07c77093cd0685
11341515e0fd18979e2acca5b1891640
03f9e6052354632549c4dd8ab74e8c93
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224472584257536