Entre riscos e rabiscos : a visão dos crianças sobre o desenho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/103313 |
Resumo: | O desenho faz parte do cotidiano escolar da Educação Infantil, criado pelas crianças nos vários meios que encontram para deixar suas marcas, como papéis, paredes, painéis, mesas e até mesmo no chão. Nesta pesquisa busca-se entender o que as crianças pensam sobre o desenho e o ato de desenhar. Com esse propósito, foram realizados oito encontros onde foi desenvolvido um conjunto de propostas pedagógicas e conversas com crianças, em uma turma com 22 alunos, de faixa etária entre quatro anos e seis meses a seis anos de idade, de uma escola de Educação Infantil da rede privada da cidade de Porto Alegre. Para aprofundar as reflexões sobre conceitos de desenho como linguagem e cultura foram utilizados os estudos de autores como Cunha, Derdyk e Iavelberg. Em estudos anteriores sobre desenho infantil, entendia-o de forma desenvolvimentista, onde uma etapa sucedia a outra evolutivamente. Nesta pesquisa procura-se compreendê-lo de forma mais ampla, ficando evidenciado que as crianças produzem os seus desenhos e pensamentos sobre os mesmos influenciadas pelas experiências, modelos e normas culturais do grupo onde estão inseridas, ao mesmo tempo em que imprimem as suas marcas individuais e afirmam a sua identidade. Nesta perspectiva, amplia-se as formas de ver o desenho das crianças e as suas produções de expressão visual, além de contribuir para modificar as experiências e práticas que, como docente, venho realizando com as crianças acerca dos desenhos. |
id |
UFRGS-2_6807aac87953ca8bec9891a44d9a0c5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103313 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Volkmer, Daiane CarineCunha, Susana Rangel Vieira da2014-09-17T02:11:46Z2014http://hdl.handle.net/10183/103313000936215O desenho faz parte do cotidiano escolar da Educação Infantil, criado pelas crianças nos vários meios que encontram para deixar suas marcas, como papéis, paredes, painéis, mesas e até mesmo no chão. Nesta pesquisa busca-se entender o que as crianças pensam sobre o desenho e o ato de desenhar. Com esse propósito, foram realizados oito encontros onde foi desenvolvido um conjunto de propostas pedagógicas e conversas com crianças, em uma turma com 22 alunos, de faixa etária entre quatro anos e seis meses a seis anos de idade, de uma escola de Educação Infantil da rede privada da cidade de Porto Alegre. Para aprofundar as reflexões sobre conceitos de desenho como linguagem e cultura foram utilizados os estudos de autores como Cunha, Derdyk e Iavelberg. Em estudos anteriores sobre desenho infantil, entendia-o de forma desenvolvimentista, onde uma etapa sucedia a outra evolutivamente. Nesta pesquisa procura-se compreendê-lo de forma mais ampla, ficando evidenciado que as crianças produzem os seus desenhos e pensamentos sobre os mesmos influenciadas pelas experiências, modelos e normas culturais do grupo onde estão inseridas, ao mesmo tempo em que imprimem as suas marcas individuais e afirmam a sua identidade. Nesta perspectiva, amplia-se as formas de ver o desenho das crianças e as suas produções de expressão visual, além de contribuir para modificar as experiências e práticas que, como docente, venho realizando com as crianças acerca dos desenhos.application/pdfporLeituraDesenhoEducação infantilPrática pedagógicaLinguagemCriançaEntre riscos e rabiscos : a visão dos crianças sobre o desenhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000936215.pdf000936215.pdfTexto completoapplication/pdf1093981http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103313/1/000936215.pdf5bcaef7d30a12e206f07c77093cd0685MD51TEXT000936215.pdf.txt000936215.pdf.txtExtracted Texttext/plain70820http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103313/2/000936215.pdf.txt11341515e0fd18979e2acca5b1891640MD52THUMBNAIL000936215.pdf.jpg000936215.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg965http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103313/3/000936215.pdf.jpg03f9e6052354632549c4dd8ab74e8c93MD5310183/1033132018-10-24 08:52:24.301oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103313Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T11:52:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Entre riscos e rabiscos : a visão dos crianças sobre o desenho |
title |
Entre riscos e rabiscos : a visão dos crianças sobre o desenho |
spellingShingle |
Entre riscos e rabiscos : a visão dos crianças sobre o desenho Volkmer, Daiane Carine Leitura Desenho Educação infantil Prática pedagógica Linguagem Criança |
title_short |
Entre riscos e rabiscos : a visão dos crianças sobre o desenho |
title_full |
Entre riscos e rabiscos : a visão dos crianças sobre o desenho |
title_fullStr |
Entre riscos e rabiscos : a visão dos crianças sobre o desenho |
title_full_unstemmed |
Entre riscos e rabiscos : a visão dos crianças sobre o desenho |
title_sort |
Entre riscos e rabiscos : a visão dos crianças sobre o desenho |
author |
Volkmer, Daiane Carine |
author_facet |
Volkmer, Daiane Carine |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Volkmer, Daiane Carine |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cunha, Susana Rangel Vieira da |
contributor_str_mv |
Cunha, Susana Rangel Vieira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Desenho Educação infantil Prática pedagógica Linguagem Criança |
topic |
Leitura Desenho Educação infantil Prática pedagógica Linguagem Criança |
description |
O desenho faz parte do cotidiano escolar da Educação Infantil, criado pelas crianças nos vários meios que encontram para deixar suas marcas, como papéis, paredes, painéis, mesas e até mesmo no chão. Nesta pesquisa busca-se entender o que as crianças pensam sobre o desenho e o ato de desenhar. Com esse propósito, foram realizados oito encontros onde foi desenvolvido um conjunto de propostas pedagógicas e conversas com crianças, em uma turma com 22 alunos, de faixa etária entre quatro anos e seis meses a seis anos de idade, de uma escola de Educação Infantil da rede privada da cidade de Porto Alegre. Para aprofundar as reflexões sobre conceitos de desenho como linguagem e cultura foram utilizados os estudos de autores como Cunha, Derdyk e Iavelberg. Em estudos anteriores sobre desenho infantil, entendia-o de forma desenvolvimentista, onde uma etapa sucedia a outra evolutivamente. Nesta pesquisa procura-se compreendê-lo de forma mais ampla, ficando evidenciado que as crianças produzem os seus desenhos e pensamentos sobre os mesmos influenciadas pelas experiências, modelos e normas culturais do grupo onde estão inseridas, ao mesmo tempo em que imprimem as suas marcas individuais e afirmam a sua identidade. Nesta perspectiva, amplia-se as formas de ver o desenho das crianças e as suas produções de expressão visual, além de contribuir para modificar as experiências e práticas que, como docente, venho realizando com as crianças acerca dos desenhos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-17T02:11:46Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/103313 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000936215 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/103313 |
identifier_str_mv |
000936215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103313/1/000936215.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103313/2/000936215.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103313/3/000936215.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5bcaef7d30a12e206f07c77093cd0685 11341515e0fd18979e2acca5b1891640 03f9e6052354632549c4dd8ab74e8c93 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224472584257536 |